Como o saudoso Mussum contribuiu para o título de um clássico do rock brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de julho de 2025
O inesquecível Antônio Carlos Bernardes Gomes é um dos grandes nomes do humor nacional. Mais conhecido como Mussum, ele integrou o quarteto "Os Trapalhões" e marcou época com seu carisma e irreverência.
Antes de se tornar um ícone do humor televisivo, Mussum teve uma sólida trajetória como músico. Foi um dos fundadores do grupo Os Originais do Samba, criado em 1960, com o qual permaneceu por 14 anos e gravou 13 álbuns de estúdio (wikipedia).
Raimundos - Mais Novidades

Sua contribuição para a música brasileira não se limita ao samba. O título de um dos discos mais marcantes do rock nacional também tem relação com o humorista carioca: "Só No Forévis", quinto disco de estúdio da banda brasiliense Raimundos, lançado em maio de 1999.
Mussum popularizou diversas expressões, como "mé" (cachaça) e "forévis" (nádegas). Ele também imortalizou a divertida interjeição "Cacildis", uma variação de "Cacilda", usada para expressar surpresa.
Pois bem, "Só No Forévis" é uma homenagem a Mussum, como aponta matéria publicada pela revista Bizz em junho de 1999. A reportagem especial sobre o álbum traz um breve depoimento de Canisso, ex-baixista da banda. Veja abaixo o que disse o músico.

"O Mussum era um cara ‘ducaralho’, ultra-brasileiro e que sacaneava tudo, como a gente. Por isso, quisemos homenageá-lo."

Infelizmente, nem Mussum nem Canisso estão mais entre nós. O eterno "Trapalhão" faleceu em 29 de julho de 1994, enquanto o baixista original dos Raimundos nos deixou em março de 2023.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps