O disco dos Beatles que Paul McCartney acha que ninguém vai superar; "Nunca vão conseguir"
Por Bruce William
Postado em 08 de julho de 2025
Ao longo da carreira dos Beatles, Paul McCartney sempre foi competitivo. Não apenas com o mundo externo, mas dentro da própria banda. A parceria com John Lennon era marcada por uma espécie de duelo criativo, em que um tentava superar o outro a cada nova composição. Mas, em certos momentos, McCartney reconhecia que haviam ultrapassado todos os concorrentes de forma incontestável. E, para ele, nenhum disco simbolizou isso melhor do que "Revolver".
Beatles - Mais Novidades
Lançado em 1966, o álbum surgiu no momento em que os Beatles deixavam os palcos e passavam a ver o estúdio como um campo de experimentação. O processo de gravação passou a ser mais livre, e ideias que antes pareceriam impraticáveis viraram realidade. Para Paul, esse novo ambiente resultou em um salto sem precedentes, de acordo com fala publicada na Far Out. "Dessa vez, tínhamos todas as nossas composições, incluindo três do George, e tivemos que trabalhar tudo. Não tínhamos uma base, só uma melodia de guitarra e alguns acordes, então tivemos que realmente trabalhar nelas. Acho que será nosso melhor álbum até agora. Nunca vão conseguir copiar isso!"
A afirmação de McCartney refletia não só confiança, mas uma percepção clara do que estavam fazendo de diferente. O uso de fitas invertidas, colagens sonoras, efeitos de estúdio e ideias rítmicas fora do padrão tornaram "Revolver" um disco difícil de decifrar, ainda mais para quem estava acostumado com a estrutura tradicional das músicas pop. Faixas como "Tomorrow Never Knows" apontavam para o futuro da música popular, muito além do rock de guitarras e versos com refrão.
Mesmo diante de competidores como os Rolling Stones ou os Beach Boys, que lançaram o elogiado "Pet Sounds" no mesmo ano, McCartney sabia que estavam jogando em outro campo. Enquanto Brian Wilson explorava harmonias sofisticadas com músicos de estúdio, os Beatles criavam universos sonoros novos com recursos técnicos quase experimentais. A banda deixava para trás o formato clássico do rock e mergulhava numa liberdade criativa até então inédita no mainstream.
Para McCartney, "Revolver" foi o momento em que os Beatles passaram à frente de todos. Não havia conceito amarrado como em "Sgt. Pepper's", mas cada faixa trazia um caminho novo a ser explorado. "Eleanor Rigby" rompeu com o padrão ao ser gravada apenas com um octeto de cordas. "Taxman" revelou George Harrison como força criativa. "I'm Only Sleeping" mostrou um uso inusitado de reversos e timbres suaves. Era um disco sem fórmulas.
Anos depois, "Revolver" ainda é citado como um dos marcos da discografia dos Beatles. E, para McCartney, essa ousadia continua inalcançável. O tempo passou, os recursos mudaram, mas ele segue firme na convicção: ninguém jamais conseguiu, e talvez nunca consiga fazer algo parecido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A morte misteriosa por trás de uma das músicas mais famosas do Nirvana
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
O livro dos anos 1970 que inspirou "Silent Lucidity", do Queensryche
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"



5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O clássico dos anos sessenta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
O clássico dos Beatles que precisou de 5 pessoas em 4 instrumentos para gravar um acorde


