A música lado b que o Metallica "desenterrou" no último show do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de julho de 2025
O Metallica foi uma das atrações do "Back to the Beginning", festival realizado no último sábado (5), em Birmingham, Inglaterra. O evento histórico marcou as despedidas de duas lendas do heavy metal: o Black Sabbath, criador do gênero, e seu vocalista original, o icônico Ozzy Osbourne.
Durante a performance, o Metallica tocou duas músicas do Sabbath: "Hole in the Sky" e "Johnny Blade". A primeira, lançada no clássico Sabotage (1975), figura entre os clássicos da banda liderada por Tony Iommi. Já a segunda representa uma escolha bem menos óbvia.


"Johnny Blade" é a segunda música de "Never Say Die!" (1978), oitavo álbum de estúdio do grupo e o último gravado pela formação original. Por conta do repertório irregular, o disco não tem o mesmo prestígio dos anteriores, embora contenha momentos interessantes — como a própria faixa-título.
A decisão do Metallica surpreendeu por algumas razões. Além de se tratar de uma faixa pouco lembrada, o quarteto já havia homenageado o Sabbath com uma versão de "Sabbra Cadabra", lançada em "Garage Inc." (1998). Curiosamente, nem mesmo o Black Sabbath chegou a executar "Johnny Blade" ao vivo, segundo dados do Setlist.FM.

Com pouco mais de seis minutos, a música apresenta a história de um personagem marginalizado e violento. O clima sombrio e urbano da letra aparece logo nos primeiros versos:
"Torturado e distorcido, ele anda sozinho pelas ruas
As pessoas o evitam, sabem que a rua é só dele
Lâmina fria de prata, seus olhos ardem selvagens
Cruel como um tigre, filho da própria sociedade
Vai, tigre, queime em ódio
Você sabe que tem que ir, Johnny Blade
Ele é o cara mais temido da cidade
Um olhar e ele te derruba
Johnny Blade, Johnny Blade
A vida não tem sentido, e a morte é sua única amiga
Será que o destino vai surpreendê-lo? Onde será o seu fim?
Ele sente muito amargor, está cheio de ódio
Morrer na sarjeta, acho que esse é o destino de Johnny"

Geezer Butler revelou que a letra foi inspirada no irmão de Bill Ward, baterista do Sabbath. A declaração foi dada em 2005, durante entrevista ao Classic Metal Show (via Metal Hammer).
"‘Johnny Blade’ era sobre o irmão de Bill. Estávamos no Canadá escrevendo para o último álbum com a formação original, ‘Never Say Die!’. E o irmão de Bill fazia parte de uma gangue, e ele era como o cara da faca na gangue. Bill sugeriu que escrevêssemos uma música sobre ele, e assim fizemos."
Pois bem, agora que você sabe um pouco mais a respeito de "Johnny Blade", que tal curtir esse som esquecido? Aperte o play e confira a música lado b que o Metallica "desenterrou" no último show do Black Sabbath.


O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps