A banda que recusou e precisou ser convencida a tocar no show final do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de junho de 2025
O guitarrista Adam Jones revelou que o Tool quase ficou de fora do show de despedida do Black Sabbath. Em entrevista à revista Guitar World (via Ultimate Guitar), o músico contou que a decisão de participar do evento histórico só foi tomada após muita hesitação por parte dos integrantes da banda.
Black Sabbath - Mais Novidades


Segundo Jones, a primeira reação do grupo ao convite foi de desinteresse. "Estávamos no telefone ou trocando mensagens, não lembro bem. Um disse, ‘Acho que não posso fazer.’ Outro falou, ‘Acho que vou fazer outra coisa.’ E eu mesmo cheguei a dizer, ‘É, melhor não fazermos’", contou o guitarrista. "Mas foi realmente uma honra sermos convidados."
O convite partiu de Tom Morello, ex-Rage Against the Machine e diretor musical do tributo. Sem desistir, Morello insistiu meses depois. "Ele me ligou e disse: ‘Topa tocar algo comigo?’ Eu respondi: ‘Pode ser divertido.’ Ele explicou que seria apenas eu, ele e o Billy Corgan. Aceitei, mas disse: ‘Se mudarem de ideia, tudo bem. Mas vamos nessa.’"

Mais tarde, Jones teve uma surpresa ao conversar novamente com Morello. "Falei que sentia pelo Tool não ter aceitado. E ele disse: ‘O Dan [baterista] vai tocar com esses caras, e o Maynard [vocalista] com aqueles ali…’ Eu não sabia disso."
Percebendo que todos os integrantes estariam no evento por outros compromissos, Jones propôs reunir o grupo: "Voltei para o nosso pessoal e falei: ‘Por que a gente simplesmente não faz isso? Todos estaremos lá.’ Foi assim que aconteceu — e por isso o anúncio veio depois."

O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps