A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2025
O Yahoo ganhou destaque no cenário musical brasileiro no final dos anos 1980 e início dos 1990, marcando presença em trilhas de novelas como Bebê a Bordo ("Mordida de Amor"), O Salvador da Pátria, A Viagem e Deus Nos Acuda. Com versões de hits internacionais cantadas em português, a banda alcançou enorme sucesso com canções que se tornaram hinos nas paradas de rádio e na televisão.

Em entrevista ao canal Corredor 5, Marcelão, baterista e vocal do Yahoo, lembrou com orgulho o passo que, segundo ele, os lançou a um novo patamar: a criação de um estúdio caseiro para fazer demos. Segundo ele, o investimento pagou expressão criativa e financeira.
"Quando a gente tava ganhando um bom dinheiro, a gente resolveu pensar um pouco à frente do tempo e montar um estúdio caseiro para fazer nossas demos dos nossos discos. Ninguém fazia isso na época — a gente foi meio pioneiro nisso."
O processo, reforça Marcelão, foi determinante para a autonomia musical do grupo: "Isso começou a nos dar uma liberdade criativa... é como um cara que sabe fazer pão; ele faz a sua padaria e aí tem como experimentar. A gente se viu também como produtor, porque acaba se produzindo — letras, música, som — a gente começa a saber tirar som das coisas, a futucar…"
Para a banda, ser referência em produção própria significava mais do que criar música: simbolizava controle total sobre o processo. Marcelão explica: "Não vou dizer que fomos pioneiros, mas a gente traçou um caminho que achava interessante e que iria nos ajudar profissionalmente sobre todos os aspectos. Era estúdio para autoprodução da gente."
A estratégia surtiu efeito no mercado musical: "Naturalmente, as coisas foram acontecendo — ‘vocês têm estúdio?’, ‘quem fez isso?’ — a coisa foi crescendo, crescendo... e aí a propaganda boca a boca chega nas gravadoras."
Apesar da ascensão, a jornada da banda no universo da produção artística nem sempre foi rápida — foi, segundo Marcelão, gradual: "Foi um processo que levou mais de uma década até a gente se fortalecer mesmo."
O primeiro estúdio da banda, segundo ele, era um espaço modesto, mas significativo: "Nosso primeiro estúdio era num quartinho de sócia do Zé, na Barra. Ela saía de manhã, voltava à noite. A gente alugou um quarto e começou nosso estúdio ali. Começamos a gravar demos, já com o Sullivan, tínhamos parcerias ali."
A iniciativa trouxe ganhos artísticos e econômicos. Marcelão finaliza a entrevista destacando a combinação entre criatividade e lucro: "Ganhamos uma boa grana com isso. Dessa autonomia, nasceu a oportunidade de improvisar, criar, produzir e mostrar que banda de rock nacional pode, sim, investir em si mesma — e lucrar com verdade."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar

A melhor banda de rock nacional para cada letra do alfabeto
A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"
O dilema que levou Renato Russo a recusar parceria com banda dos anos 1980


