A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2025
O Yahoo ganhou destaque no cenário musical brasileiro no final dos anos 1980 e início dos 1990, marcando presença em trilhas de novelas como Bebê a Bordo ("Mordida de Amor"), O Salvador da Pátria, A Viagem e Deus Nos Acuda. Com versões de hits internacionais cantadas em português, a banda alcançou enorme sucesso com canções que se tornaram hinos nas paradas de rádio e na televisão.

Em entrevista ao canal Corredor 5, Marcelão, baterista e vocal do Yahoo, lembrou com orgulho o passo que, segundo ele, os lançou a um novo patamar: a criação de um estúdio caseiro para fazer demos. Segundo ele, o investimento pagou expressão criativa e financeira.
"Quando a gente tava ganhando um bom dinheiro, a gente resolveu pensar um pouco à frente do tempo e montar um estúdio caseiro para fazer nossas demos dos nossos discos. Ninguém fazia isso na época — a gente foi meio pioneiro nisso."
O processo, reforça Marcelão, foi determinante para a autonomia musical do grupo: "Isso começou a nos dar uma liberdade criativa... é como um cara que sabe fazer pão; ele faz a sua padaria e aí tem como experimentar. A gente se viu também como produtor, porque acaba se produzindo — letras, música, som — a gente começa a saber tirar som das coisas, a futucar…"
Para a banda, ser referência em produção própria significava mais do que criar música: simbolizava controle total sobre o processo. Marcelão explica: "Não vou dizer que fomos pioneiros, mas a gente traçou um caminho que achava interessante e que iria nos ajudar profissionalmente sobre todos os aspectos. Era estúdio para autoprodução da gente."
A estratégia surtiu efeito no mercado musical: "Naturalmente, as coisas foram acontecendo — ‘vocês têm estúdio?’, ‘quem fez isso?’ — a coisa foi crescendo, crescendo... e aí a propaganda boca a boca chega nas gravadoras."
Apesar da ascensão, a jornada da banda no universo da produção artística nem sempre foi rápida — foi, segundo Marcelão, gradual: "Foi um processo que levou mais de uma década até a gente se fortalecer mesmo."
O primeiro estúdio da banda, segundo ele, era um espaço modesto, mas significativo: "Nosso primeiro estúdio era num quartinho de sócia do Zé, na Barra. Ela saía de manhã, voltava à noite. A gente alugou um quarto e começou nosso estúdio ali. Começamos a gravar demos, já com o Sullivan, tínhamos parcerias ali."
A iniciativa trouxe ganhos artísticos e econômicos. Marcelão finaliza a entrevista destacando a combinação entre criatividade e lucro: "Ganhamos uma boa grana com isso. Dessa autonomia, nasceu a oportunidade de improvisar, criar, produzir e mostrar que banda de rock nacional pode, sim, investir em si mesma — e lucrar com verdade."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
A briga violenta que fez com que Senadores tentassem proibir a entrada do Led nos Estados Unidos
A gravação dos anos sessenta que Flea, do Red Hot Chili Peppers, considera uma das maiores da hist
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
A melhor banda de rock nacional para cada letra do alfabeto
A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"
O dilema que levou Renato Russo a recusar parceria com banda dos anos 1980


