O trabalho dos Titãs que Nando Reis odiava; "Nenhuma ideia minha foi aceita"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de agosto de 2025
Nando Reis fez parte dos Titãs entre 1982 e 2002, período em que acumulou as funções de baixista, cantor e compositor. Como integrante da lendária banda paulistana, participou da criação de álbuns fundamentais e gravou clássicos do rock brasileiro, como "Homem Primata", "Sonífera Ilha", "Os Cegos do Castelo", "Marvin" e "Flores".
Titãs - Mais Novidades
Apesar das boas lembranças de sua trajetória no grupo, há um capítulo que lhe traz recordações amargas: o álbum "Titanomaquia", lançado em 1993. O disco foi o primeiro trabalho gravado pela banda após a saída de Arnaldo Antunes e traz uma sonoridade mais pesada, perceptível em faixas como "Será Que É Isso Que Eu Necessito?", "Agonizando" e "Estados Alterados da Mente".
Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, Nando explicou que o processo de produção de "Titanomaquia" foi turbulento. Segundo ele, os desentendimentos internos se refletiram diretamente nas composições.
"Os ensaios foram bem tensos. Havia essa saída do Arnaldo [...]. A tensão se dava e é curioso, porque eu vejo que ela tá um pouco presente, a raiva, talvez melhor dizendo, na própria sonoridade, sabe? No discurso, nas letras.
Fica nítido, que havia da minha parte, não exatamente uma ruptura [...], mas uma falta de sintonia musical. Esse é o disco aonde eu não me… não gosto."
O músico voltou a tratar do tema em entrevista a Clê Figueiredo, reforçando que não participou do processo criativo do álbum. Ele contou que nenhuma de suas ideias foi aproveitada e que, por um período, chegou a odiar a obra.
"Eu também não [me conectei]. Nenhuma ideia minha foi aceita. Nenhuma ideia minha para o disco. Eu não canto nada (...), eu não tenho nenhuma música. A única música que eu tentei colocar, que é ‘Meu Aniversário’ (...), não foi aceita. Ainda assim, a única música que eu cantei no disco, que acho que é ‘Obrigado’ [nota: na verdade, a música é "Hereditário", quando eu terminei de cantar a música, entraram o [Sérgio] Britto e o Branco [Mello] no estúdio e falaram: ‘Tá muito melódico’ [Risos].
E nada do que eu fazia, não tem nada, nada, nem uma linha de baixo, nem uma composição. Eu tive a maior dificuldade, durante muito tempo eu odiava esse disco, porque eu odiava o que aconteceu comigo, certo? Nada do que eu faço pra minha banda eles gostam. Então, me senti muito mal."
No player abaixo, é possível conferir a entrevista completa. Nando e Clê falam sobre "Titanomaquia" por volta dos 44 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Titãs - a frase atual de 40 anos atrás em "Desordem"
O disco dos Titãs que Nando Reis considera "irrelevante"


