O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de agosto de 2025
Ritchie Blackmore, guitarrista do Deep Purple e conhecido por sua admiração pela música clássica, nunca economizou palavras afiadas ao longo da carreira. Mas quando o assunto é Paul McCartney, sua postura sempre foi de reverência. Para ele, o ex-Beatle não é apenas um ícone do rock: é simplesmente "o melhor compositor dos últimos 100 anos". As entrevistas foram resgatadas pela Far Out.


Em entrevista à revista Metal Hammer, em 1987, Blackmore saiu em defesa de McCartney, que vivia um período de críticas pesadas por parte da imprensa. "Eu estava lendo o Melody Maker outro dia e havia coisas crucificando Paul McCartney. E pensei: ‘estão falando do melhor compositor que tivemos nos últimos cem anos’", afirmou. O guitarrista prosseguiu: "Eles diziam que ele tinha muito dinheiro, que estava gordo e que tinha uma esposa horrível. Imagino que dissessem coisas parecidas sobre Beethoven em sua época".

Ritchie Blackmore e Paul McCartney
A admiração de Blackmore se explica por sua relação com a música erudita. Desde jovem, o guitarrista oscilava entre rejeitar e se fascinar pelo universo clássico. Em 1979, ele comentou à revista Sounds: "Aos 16 anos, eu não queria saber de música clássica, porque tinham enfiado aquilo goela abaixo. Mas agora sinto a obrigação de dizer aos jovens: ‘deem uma chance à música clássica’. A única música que realmente me emociona é a clássica muito disciplinada, que eu mesmo não sei tocar".
Essa lente moldada pelo apreço à disciplina e à estrutura da música erudita fez Blackmore enxergar em McCartney um compositor diferenciado. O ex-Beatle, embora visto por muitos apenas como um gênio da música pop, sempre deixou escapar sua influência clássica. Em 2024, por exemplo, McCartney revelou em seu site oficial que se inspirou em Bach para compor "Blackbird" e comentou sua paixão por Mozart: "Com Mozart, lembro sempre de uma frase atribuída a ele: ‘uso as notas que se amam’. Eu concordo. Num grande acorde, certas notas se amam. Essa é minha principal inspiração de Mozart".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps