Max Cavalera diz que sua integridade seria afetada se ele continuasse no Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de agosto de 2025
O Sepultura é, sem dúvida, o maior nome da história do metal brasileiro. Reconhecido pela sonoridade agressiva e original, o grupo colocou o Brasil no mapa da música pesada com discos que se tornaram clássicos absolutos, como "Arise" (1991) e "Roots" (1996).
Soulfly - Mais Novidades
A trajetória começou em 1984, quando os irmãos Max (guitarra/vocal) e Iggor Cavalera (bateria) fundaram a banda em Belo Horizonte. Nos doze anos seguintes, o Sepultura expandiu fronteiras e se consolidou como referência do metal mundial, conquistando fãs em diversos lugares do planeta.
Em dezembro de 1996, a banda enfrentou o momento mais turbulento de sua carreira. Max deixou o grupo em plena turnê de divulgação de "Roots", após sérios desentendimentos com os demais integrantes — incluindo seu próprio irmão.
Durante sua passagem pelo Sepultura, Max gravou seis álbuns de estúdio. Em recente entrevista à Metal Hammer, ele destacou o orgulho que sente por esse legado.
"Tenho orgulho das coisas que conquistamos no Sepultura, de termos feito discos tão incríveis que impactaram pessoas de tantas partes do mundo e de diferentes estilos de vida. Muitas pessoas adoram o catálogo da era Max, e eu tenho muito orgulho disso. Aprendi muito com tudo isso. Até mesmo com os momentos ruins."
Na mesma entrevista, Max reiterou que não se arrepende de ter deixado o Sepultura. Segundo ele, permanecer na banda teria colocado sua integridade em risco.
"Uma coisa da qual me orgulho ao ter deixado o Sepultura é que mantive minha postura. Se eu tivesse ficado com eles, teria sido errado para a minha integridade. Eu não conseguiria cantar aquelas músicas naquele ambiente. Estava me matando por dentro, então precisei tomar uma posição e fazer algo drástico. Nunca me arrependi dessa escolha."
Depois que saiu do Sepultura, Max fundou o Soulfly, que permanece até hoje como sua principal banda. O trabalho mais recente do grupo é "Totem", lançado em 2022.
Quanto ao Sepultura, o quarteto está fazendo sua turnê de despedida, intitulada "Celebrating Life Through Death". Embora a participação de Max Cavalera tenha sido especulada, a reunião parece uma possibilidade cada vez mais remota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
O dia que Marilyn Manson contou para Regis Tadeu a verdade sobre "Anos Incríveis"
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Max Cavalera aparentemente não está nem aí para o fim do Sepultura
Show do Soulfly no Summer Breeze 2026 é disponibilizado no YouTube
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
Disco de estreia do Soulfly é citado pela Louder como um dos trabalhos essenciais do nu metal
A instrumental do Soulfly que foi inspirada pelo Led Zeppelin
Edu Falaschi: os dez vocalistas brasileiros preferidos dele
Max Cavalera: "Os quatro Ramones ao lado no palco, olhando o nosso show"


