O artista que "será lembrado daqui a centenas de anos", segundo Neil Young
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de agosto de 2025
Neil Young sempre foi conhecido por seguir sua própria visão artística, sem se curvar às regras da indústria. Desde os tempos de Buffalo Springfield até sua longa carreira solo, ele construiu uma trajetória marcada pela autenticidade e pela reinvenção constante. Mas, mesmo sendo um dos maiores compositores de sua geração, Young não hesita em reconhecer a grandeza de um de seus heróis de infância: Paul McCartney.
Paul McCartney - Mais Novidades

Ao introduzir o ex-Beatle no Rock and Roll Hall of Fame, Young declarou: "Tenho muito respeito por Paul. Ele é simplesmente um grande compositor. Um dos maiores, talvez de todos os tempos. Acho que ele será lembrado daqui a centenas de anos pelo trabalho que fez, começando com ‘Yesterday’ e continuando até hoje e, espero, amanhã." A transcrição é da Far Out.
Neil Young e Paul McCartney
Young lembrou ainda de como a música dos Beatles impactou sua própria carreira, recordando que sua primeira ovação de pé em um show aconteceu justamente quando tocou "It Won’t Be Long", depois de uma versão de "Money (That’s What I Want)".

Para o canadense, McCartney representa a essência da melodia atemporal, capaz de atravessar gerações. De clássicos como "Eleanor Rigby" e "Penny Lane" até experimentos ousados em sua carreira solo, o ex-Beatle expandiu os limites do rock e compôs músicas que, segundo Young, têm peso para serem lembradas lado a lado com Bach e Beethoven na história da música.
Mas qual seria a opinião de McCartney sobre Young? Em entrevista resgatada pela Rock And Roll Garage, o beatle destacou- ao lado de nomes como Bob Dylan, Paul Simon e os Beach Boys: "Neil Young criou alguns clássicos. Há músicas que eu até poderia dizer que gostaria de ter escrito, mas já escrevi o suficiente. Ele é um dos meus favoritos."

Dois anos antes, em conversa com Adam Buxton, Paul foi ainda mais direto: "Eu amo o Neil. Ele é muito intransigente, sabe? É tão… Neil Young. Influenciou muita gente. Muitas vezes ouço algo no rádio e penso: ‘É o novo do Neil?’. Mas não, é outra banda. Ele é um cara incrível. Conheço-o desde os anos 60. É um grande sujeito."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps