"Os Estados Unidos ainda são incrivelmente homofóbicos", diz Rob Halford
Por João Renato Alves
Postado em 23 de setembro de 2025
Rob Halford concedeu recente entrevista ao podcast Queer the Music. Durante a conversa, foi questionado sobre como vê a questão da homofobia quase três décadas após ter assumido sua homossexualidade publicamente. O vocalista do Judas Priest deixou claro que o cenário é diferente dependendo do local.
"Os Estados Unidos ainda são incrivelmente homofóbicos. Moro aqui há muito tempo e vi muita coisa acontecer desde os anos 80. Isso realmente me deixa bravo e chateado. Quando subo no palco, alguns caras dizem: 'Eu amo o Judas Priest, mas não sou gay'. Sabe aquela coisa - "Sou um grande fã do Priest, mas não sou gay" - que ainda vive comigo até certo ponto. Pode ser uma fração. Mas sei que todos foram lá para ver a banda, ouvir as músicas que fizemos e nos assistir tocar, certamente eles estão lá com total aceitação em seus corações."

Para o Metal God, sua preferência não deveria fazer diferença na aceitação do grupo, embora ele saiba que nem sempre é assim. "Todos ficam: 'Bem, nós não nos importamos' - como não deveriam. Eles não deveriam se importar. Essa rotulação não deveria fazer parte de nada. Eles não deveriam se importar. É sobre o que você está fazendo. É sobre a sua arte, o seu ofício e o seu trabalho. É tudo o que importa. Então, poder fazer isso neste momento da minha vida, olhar para trás e ver como superei tudo isso, é um verdadeiro milagre. Alguém me observa lá de cima, por cima do meu ombro, há tanto tempo. E estou ciente disso agora, pois sinto que adquiri uma compreensão um pouco melhor da vida por meio da sabedoria."


Refletindo sobre sua decisão de declarar publicamente sua homossexualidade, Rob disse: "Eu estava em uma banda chamada 2WO. Foi um projeto de curta duração em que Trent Reznor e eu estávamos envolvidos, assim como John 5. Estava em Nova York fazendo uma coletiva de imprensa, com meu delineador preto e um casaco de pele. Está na MTV, a cabeça careca e tudo. Estávamos falando sobre a banda. E eu disse: 'Bem, falando como um homem gay, isso é' blá, blá, blá, blá. E então eu ouvi a prancheta de alguém cair no chão, porque eu tinha literalmente anunciado ao mundo que sou um homem gay. Voltei para o hotel, sentei no quarto e pensei: 'O que fiz?' E concluí: 'Tudo bem, não importa'."

Questionado sobre como se sentiu naquele momento, Halford normalizou a questão. "Pareceu muito natural porque não foi premeditado. Eu não tinha acordado naquela manhã e dito a mim mesmo: 'Vou me assumir'. Foi apenas o jeito que estou falando com você agora. Um fluxo puro de consciência que simplesmente entrou na conversa e pronto. A internet já existia em 1998? Provavelmente estava na infância, mas se espalhou pelo mundo, não é? 'Rob Halford se assume'."
Apesar do medo inicial, o cantor reconhece que o feedback dos fãs foi positivo em sua maioria. "Em poucos dias, minha caixa de correio estava lotada de pessoas do mundo todo dizendo: 'Não acredito no que você fez. É uma coisa tão linda e poderosa, e por você ter feito isso, eu pude dizer à minha mãe e ao meu pai que sou gay.' O bem que veio daquele dia, não apenas dessa coisa de se libertar da prisão autoimposta, mas de ir além disso, para o cenário maior de alcançar pessoas que você provavelmente nunca conhecerá na vida, para receber cartas tão incrivelmente íntimas, pessoais e emocionais, foi tão profundo. Alguns disseram: 'Bem, nós sabíamos de qualquer maneira.' 'Como você sabia?' 'Bem, nós sabíamos de qualquer maneira.' Se sabiam ou não, eu não sei. Se isso foi apenas um abandono, eu não sei."

À época, Rob não estava no Judas Priest. Quando retornou, alguns anos mais tarde, nada mudou na relação com os colegas. "Voltei a este mundo ultramachista e alfa do heavy metal como um homem gay totalmente assumido. Todo mundo na banda sabia que eu era gay. Mesmo assim, os caras me receberem de volta e nem mencionarem foi um puro ato de amor. Então, é uma ótima história do dia em que me assumi. E depois, 'O que eu fiz?' para 'Nós não nos importamos'. De novo, é tudo sobre a música."
Atualmente, o Judas Priest está em turnê pela América do Norte com Alice Cooper e Corrosion of Conformity. Os shows promovem o álbum "Invincible Shield" (2024) e celebram 35 anos de "Painkiller" (1990). Para o ano que vem, a ideia é celebrar "Sad Wings of Destiny" (1976) e "Turbo" (1986), como Rob Halford declarou em entrevista que pode ser conferida no link abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps