O motivo de Robert Plant recusar reunião com Led Zeppelin, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de setembro de 2025
O lendário Robert Plant completou recentemente 77 anos e segue categórico ao rejeitar qualquer oferta para uma reunião do Led Zeppelin. Em vídeo publicado em seu canal, o crítico musical Regis Tadeu explicou os principais motivos que levam o vocalista a manter essa posição firme, mesmo diante de propostas bilionárias.
Segundo Regis, tudo começa em 1980, com a morte de John Bonham. Para Plant, a banda só existia como entidade formada por seus quatro integrantes originais, e sem o baterista não havia sentido em manter o Zeppelin ativo. Essa convicção ficou ainda mais forte após a fracassada reunião no Live Aid de 1985, que contou com Phil Collins e Tony Thompson na bateria. "O resultado foi tão caótico que até hoje Plant, Page e John Paul Jones falam daquele evento com constrangimento", lembrou o crítico.

Ao longo das décadas, Plant recebeu inúmeras propostas milionárias de gravadoras e promotores para retomar o grupo. Mesmo assim, preferiu apostar em sua carreira solo, explorando sonoridades que iam do folk ao world music. Um exemplo foi o projeto No Quarter, ao lado de Jimmy Page, em 1994, que reinterpretava músicas do Zeppelin com arranjos acústicos e orientais. Ainda assim, Plant recusou transformar a ideia em uma turnê nostálgica.
A última reunião oficial aconteceu em 2007, no O2 Arena de Londres, com Jason Bonham na bateria, durante um tributo a Ahmet Ertegün, fundador da Atlantic Records. O show, eternizado em Celebration Day, teve 20 milhões de pedidos de ingressos. Mesmo assim, Plant barrou qualquer turnê subsequente. "Para ele, aquilo foi uma exceção motivada pela homenagem, não pelo dinheiro ou pela nostalgia", explicou Regis.
Um dos episódios mais comentados veio em 2014, quando o magnata Richard Branson teria oferecido 800 milhões de dólares para uma turnê de 35 shows. Plant teria recusado sem pestanejar, chegando até a rasgar o contrato, conforme relatos da época. Em vez disso, dedicou-se a projetos como a parceria com Alison Krauss e a banda Saving Grace.
Para Regis Tadeu, as recusas de Plant não são capricho, mas uma filosofia artística. O vocalista não aceita ser visto como uma "relíquia do rock" e prefere manter-se em movimento. Ele inclusive já criticou bandas como o The Who, que seguem na ativa sem parte de sua formação clássica. "Plant não quer ser uma estátua viva do Led Zeppelin. Prefere proteger o legado da banda e se desafiar artisticamente em novos caminhos", concluiu o crítico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
A curiosa resposta do Led Zeppelin após proposta para tocar no Rock in Rio
A banda que levou o Led Zeppelin a fazer o show de reunião no 02 Arena de Londres em 2007
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Jason Bonham admite que não seria baterista se o pai não tivesse morrido cedo
Filmagem do Led Zeppelin em 1969 é descoberta em arquivo de universidade
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando roubaram mais de um milhão em dinheiro do Led Zeppelin que nunca mais foi recuperado
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A canção do Led Zeppelin que, 10 anos depois, "descobriram" ser satânica
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra


