A lenda da MPB que quase fez parceria com o Inocentes: "Vou perder credibilidade"
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de outubro de 2025
Em 1983, Gilberto Gil lançou o álbum "Extra", um dos registros mais experimentais de sua carreira. Entre as faixas, uma em especial causou estranhamento na cena punk paulista: "Punk da Periferia". A música, que trazia versos como "Sou um punk da periferia / Sou da Freguesia do Ó", pretendia ser uma homenagem bem-humorada ao movimento urbano - mas acabou sendo recebida com desconfiança por quem vivia aquele universo nas ruas e nos palcos.
Quarenta anos depois, Clemente Nascimento, vocalista do Inocentes e figura central do punk brasileiro, relembrou o episódio em entrevista ao canal de Andre Barcinski. O músico contou que, na época, o clima entre os punks não era de celebração. "Quando você é adolescente, você vê o mundo por outra perspectiva. Na época a gente era super radical, a gente ficou puto", recordou.

Clemente contou que a jornalista Regina Echeverria promoveu um encontro entre ele, outros punks e o próprio Gil, logo após um show do baiano no Palace, casa noturna badalada da elite paulistana. "Eu enchi a cara lá, e os punks cobrando do Gil que ele fizesse shows mais populares, porque a MPB tinha se elitizado", disse. Segundo o músico, Gil levou a crítica a sério e chegou a fazer uma apresentação no estádio do Corinthians, com ingressos a preços populares.
Mas o episódio mais curioso veio depois: "Ele falou pra eu ligar pra ele no outro dia e eu fui levar o compacto 'Miséria e Fome' pra ele. Só que ele falou que queria até ouvir uma música nossa, mas eu pensei: 'mano, o cara gravar uma música minha? Vou perder a credibilidade entre os punks'. Aí falei: 'não vou ligar mais'", confessou Clemente, rindo da própria rigidez juvenil.
Hoje, o músico enxerga a canção com outros olhos. "Pensando agora, é uma baita homenagem, né? O reconhecimento de que o movimento realmente era importante pra ser citado", afirmou. Ele também lembrou que, na época, quem mais se irritou com Gilberto Gil não foram exatamente os punks, mas o cartunista Angeli, criador do personagem Bob Cuspe. "O Angeli fez umas tiras sacaneando o Gil, tipo 'Punk da Periferia'. Engraçado, né? Quem mais se revoltou foi o Angeli."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
O que Gilberto Gil realmente pensa sobre o rock brasileiro dos anos 1980?
O filme que influenciou a cena das gangues punks de São Paulo, segundo João Gordo
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
A banda que Clemente subestimou no Musikaos: "Nunca ouvi falar e vendeu 400 em 10 minutos"


