O motivo que levou Lobão a recusar proposta comercial milionária
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
Lobão nunca foi conhecido por fazer concessões. Ícone do rock brasileiro e um dos nomes mais provocadores da cena dos anos 1980, o cantor e compositor já viveu altos e baixos - mas sempre fiel a um código de conduta próprio. E foi justamente essa convicção que o levou a recusar uma proposta de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões) para licenciar sua canção "Me Chama" em uma campanha publicitária.
O episódio foi relembrado pelo músico em entrevista ao Benja Me Mucho, onde contou que recebeu o convite de uma grande empresa para usar o hit em um comercial, mas não pensou duas vezes antes de dizer "não". "Eu lembro que pediram para eu liberar a 'Me Chama', mas eu recusei. Não vendo sabão em pó. Não sou prateleira de supermercado, sou? Não quero me envolver com isso. Era 1 milhão de dólares. Não me lembro qual era a companhia. Elas acabaram, faliram, e eu continuei."

Lobão e a proposta de milhões
Mais do que uma questão financeira, Lobão transformou a recusa em uma declaração de princípios sobre arte e integridade. "O problema é que sou um cara muito chique, entendeu? Acho feio e vulgar. Minha música não é feita para ser fruída como fundo musical. Não sou fundo de elevador, não sou outdoor. Imagina falarem: 'É aquela música da telefônica'. Que isso! Minha música vale ouro."
Mesmo afirmando ser ambicioso, ele explicou que prefere enriquecer dentro dos próprios termos: "Eu sou ávido por dinheiro, quero ganhar milhões de dólares, mas dentro daquilo que minha mira propicia. Não vou ficar jogando água para fora da bacia, pegando migalhas. Mesmo que essa migalha seja 1 milhão de dólares. Eu quero muito mais da minha vida." Décadas depois, o compositor ainda vê orgulho na decisão. A empresa que o procurou desapareceu, mas "Me Chama" segue viva - cantada, regravada e reconhecida como uma das músicas mais emblemáticas do rock nacional.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
O dia que Lobão rejeitou proposta que todo artista brasileiro daria tudo para vivenciar
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"


