Cazuza pode ser considerado gênio da música? Lobão opina
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de outubro de 2025
Entre brigas, risadas e madrugadas regadas a excessos, Lobão e Cazuza viveram de perto o auge do rock brasileiro dos anos 1980. Mais do que colegas de geração, foram amigos. E talvez justamente por essa proximidade, Lobão não enxergue o amigo com o rótulo de "gênio", tão usado para definir grandes nomes da canção nacional.
Em entrevista recente ao podcast Benja Me Mucho, o cantor e compositor foi direto ao ponto ao ser questionado sobre o legado de Cazuza. "Ah, eu sou muito próximo do Cazuza. Ele era muito meu amigo. Eu dava esporro nele e ele em mim. Como vou chamar ele de gênio?", disse, com o tom sarcástico que lhe é característico. "A gente tinha brigas pelas coisas mais mesquinhas e sórdidas. Éramos muito íntimos, gênio é o cacete. Era meu amigo, meu irmão. Um cara supertalentoso."

Lobão e Cazuza
Lobão ponderou, no entanto, que o ex-vocalista do Barão Vermelho realmente tinha algo fora do comum. "Óbvio que ele era diferenciado, mas para saber se é gênio demora uns anos para saber. Claro que ele era um cara completamente diferente de todo mundo - como eu, Renato [Russo] e outros. Quem é ou não é? Não sei. Mas éramos os caras mais espertos."
O músico também lembrou em outras ocasiões como a amizade com Cazuza era marcada por cumplicidade e contraste. Em conversa com o Inteligência LTDA, ele descreveu o comportamento provocador que ambos adotavam na juventude: "O Cazuza fazia questão de ser escrachado. Ele mijava nos pratos dos restaurantes. Eu mijei na cabeça de uma camareira, porque estava maluco, se fosse hoje eu seria preso. A gente vestia o personagem do roqueiro fazendo loucura. Eu falava para o Cazuza que éramos garotos doces da burguesia, e era isso mesmo. Ele era muito educado, mas fazia coisas horrorosas. Éramos bons rapazes."
Mais do que um retrato de amizade, o relato de Lobão ajuda a entender o olhar ácido com que ele enxerga a própria geração. O rótulo de "gênio", para ele, não cabe quando há intimidade demais - talvez porque a admiração cede lugar à memória crua das imperfeições.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Lobão: "Eu dizia para o Cazuza que éramos garotos doces da burguesia"
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves


