O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2025
Maior nome da história do metal progressivo, o Dream Theater possui vários clássicos em sua discografia - e um dos mais lembrados é o terceiro álbum, "Awake" (1994). Sucessor de "Images and Words" (1992), o registro apresenta uma sonoridade pesada, intensa e complexa, evidenciada em faixas como "Caught in a Web", "The Mirror", "Lie" e a melancólica "Space-Dye Vest".
Angra - Mais Novidades
"Awake" marcou profundamente a trajetória de Felipe Andreoli, baixista do Angra. Em depoimento ao site Chaoszine, o músico revelou ter uma ligação especial com o disco, que acabou se tornando parte fundamental de sua formação musical.
Felipe descobriu "Awake" durante a adolescência e rapidamente se encantou pelo trabalho. Gostava tanto do álbum que o levava para ouvir até mesmo na escola, enquanto os colegas se dedicavam a outras atividades.
"Lembro-me de ter 14 anos, ou talvez 15, quando comprei este disco. Eu já tinha ouvido falar um pouco sobre o Dream Theater naquela época, mas não muito. E esse álbum foi realmente a minha introdução ao Dream Theater, e eu o ouvi muitas, muitas vezes.
Quer dizer, era só isso que eu ouvia. Eu me lembro de levar meu aparelho de CD [provavelmente, um discman] para a escola e ficar ouvindo enquanto todo mundo estava fazendo coisas durante o intervalo. E eu ficava lá ouvindo e tocando bateria imaginária ao som das músicas.
Esse disco foi muito importante em minha carreira musical. Eu aprendi muitas músicas. Aprendi muito musicalmente com esse disco também, praticando as músicas e tudo o mais. com certeza, é um daqueles álbuns para se levar para uma ilha deserta."
Uma das músicas presentes em "Awake" que Felipe aprendeu a tocar é "Voices". Clique no player abaixo e confira o baixista performando esse clássico do Dream Theater.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Metallica libera vídeo de "The Day That Never Comes" gravado no Bahrein
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Cinco curiosidades sobre "Awake", o terceiro disco de estúdio do Dream Theater
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
De surpresa: Rafael Bittencourt convida fã e vocalista Ian Gonçalves para cantar Rebirth do Angra
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Massacration: quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para eles
A reação de Milton Nascimento que tranquilizou o Angra após tensão durante gravação


