O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2025
Maior nome da história do metal progressivo, o Dream Theater possui vários clássicos em sua discografia - e um dos mais lembrados é o terceiro álbum, "Awake" (1994). Sucessor de "Images and Words" (1992), o registro apresenta uma sonoridade pesada, intensa e complexa, evidenciada em faixas como "Caught in a Web", "The Mirror", "Lie" e a melancólica "Space-Dye Vest".
Angra - Mais Novidades
"Awake" marcou profundamente a trajetória de Felipe Andreoli, baixista do Angra. Em depoimento ao site Chaoszine, o músico revelou ter uma ligação especial com o disco, que acabou se tornando parte fundamental de sua formação musical.
Felipe descobriu "Awake" durante a adolescência e rapidamente se encantou pelo trabalho. Gostava tanto do álbum que o levava para ouvir até mesmo na escola, enquanto os colegas se dedicavam a outras atividades.
"Lembro-me de ter 14 anos, ou talvez 15, quando comprei este disco. Eu já tinha ouvido falar um pouco sobre o Dream Theater naquela época, mas não muito. E esse álbum foi realmente a minha introdução ao Dream Theater, e eu o ouvi muitas, muitas vezes.
Quer dizer, era só isso que eu ouvia. Eu me lembro de levar meu aparelho de CD [provavelmente, um discman] para a escola e ficar ouvindo enquanto todo mundo estava fazendo coisas durante o intervalo. E eu ficava lá ouvindo e tocando bateria imaginária ao som das músicas.
Esse disco foi muito importante em minha carreira musical. Eu aprendi muitas músicas. Aprendi muito musicalmente com esse disco também, praticando as músicas e tudo o mais. com certeza, é um daqueles álbuns para se levar para uma ilha deserta."
Uma das músicas presentes em "Awake" que Felipe aprendeu a tocar é "Voices". Clique no player abaixo e confira o baixista performando esse clássico do Dream Theater.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Cinco curiosidades sobre "Awake", o terceiro disco de estúdio do Dream Theater
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
De surpresa: Rafael Bittencourt convida fã e vocalista Ian Gonçalves para cantar Rebirth do Angra
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Massacration: quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para eles
A reação de Milton Nascimento que tranquilizou o Angra após tensão durante gravação


