"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de fevereiro de 2026
O baterista Carl Palmer voltou no tempo ao relembrar os primórdios do Emerson, Lake & Palmer em entrevista à revista Rolling Stone. Às vésperas de uma nova turnê norte-americana celebrando o legado do trio, o músico de 75 anos comentou como foram as primeiras apresentações da banda em 1970 - e revelou um detalhe curioso sobre o público da estreia.
Emerson Lake And Palmer - Mais...
A turnê An Evening with Emerson, Lake & Palmer contará com Palmer tocando ao vivo enquanto imagens de Keith Emerson e Greg Lake são exibidas, registradas nos shows do Royal Albert Hall em 1992. Sobre rever os antigos companheiros diariamente durante a preparação, Palmer admitiu: "As primeiras três semanas revendo todo o material foram muito difíceis. Mas depois pensei: 'Eles iriam querer isso. Não iriam querer hologramas'. Depois disso, ficou reconfortante vê-los todos os dias."
Ao falar do primeiro show oficial do grupo, realizado em 23 de agosto de 1970 no Plymouth Guildhall, o baterista destacou o clima peculiar da plateia. "Tinha cerca de 380 pessoas no salão, lotado. Não havia uma mulher à vista. Nenhuma. Eram todos caras de barba e cachimbo, lendo jornal e essas coisas", contou. "E pensamos: 'Isso é estranho'. Não podia acreditar que era música só para homens. Mas, de certa forma, era - pelo menos no começo."
Poucos dias depois, o trio já estava escalado para um palco muito maior: o lendário Isle of Wight Festival, ao lado de nomes como The Who, The Doors e Jimi Hendrix. Palmer relembrou a logística caótica do evento: "Nosso slot era de 45 minutos. O festival era mal organizado, era 1970, ninguém sabia nada sobre segurança ou essas coisas. A gente chegou de helicóptero, já vestido para tocar. O equipamento estava pronto. Pousamos atrás do palco, corremos, tocamos tudo o que tínhamos e voltamos direto para o helicóptero."
Ele ainda revelou que mal teve tempo de aproveitar o festival. "Voltamos para o hotel e estávamos no restaurante escolhendo o que comer. Não vimos o The Who, não vimos Janis Joplin, não vimos Hendrix. Não era esse o combinado. A gente entrou e saiu. E foi sensacional."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"

Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
Jimi Hendrix quase entrou numa banda que viraria o Emerson, Lake & Palmer?
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta


