O álbum do Megadeth que fez "zigue" e o mundo fez "zague", segundo David Ellefson
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de dezembro de 2025
David Ellefson voltou a comentar um dos períodos mais controversos da história do Megadeth: o lançamento do álbum "Risk" (1999). Em entrevista ao podcast 100 Songs That Define Heavy Metal (via Ultimate Guitar), o baixista afirmou que a banda realmente "perdeu o rumo" ao tentar se adequar ao mercado no fim dos anos 1990.
Segundo Ellefson, a guinada sonora de "Risk" - muito mais melódica e voltada ao mainstream - foi resultado direto da pressão da indústria e do momento musical da época.

"Nós jogamos o jogo. Porque é um jogo. Quando se está no show business, é um jogo. E então você joga o jogo", afirmou. Para ele, sobreviver como banda grande exigia certa flexibilidade comercial: "Você quer estar na estrada no ano que vem, pagando sua hipoteca? Então temos que jogar o jogo."
Ellefson explicou que, naquele contexto, decisões estratégicas muitas vezes não estavam nas mãos do grupo: "Às vezes você fica refém das algemas de ouro do contracheque. Faça o que o chefe manda. E às vezes o chefe não é ninguém da banda; o chefe é o público."
Megadeth, David Ellefson e "Risk"
O ex-baixista também atribuiu parte da mudança ao impacto do grunge e do rock alternativo ao longo dos anos 1990, que alterou profundamente o mercado para bandas de metal tradicional.
"A popularidade do grunge foi o ponto de virada", disse. Embora "Cryptic Writings" (1997) ainda tenha encontrado um equilíbrio entre acessibilidade e identidade, "Risk" acabou ultrapassando a linha. Ellefson lembrou uma frase do ex-empresário Larry Mazer que, segundo ele, resume perfeitamente o momento: "Nós fizemos zique e o resto do mundo fez zague".
Ele acrescenta: "Pegamos mais leve, enquanto o rock moderno e o metal moderno ficaram mais pesados e agressivos. E levou alguns anos para corrigir o rumo a partir daquele disco."
Apesar de reconhecer os erros, o baixista reforça que a banda estava apenas tentando sobreviver a um período turbulento da indústria: "Quando você está no show business, é um jogo… e nós jogamos o jogo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra

O erro cometido por Dave Mustaine no "Risk" e que colocou tudo a perder
David Ellefson acha que "Risk" é um dos grandes álbuns do Megadeth
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "Peace Sells… But Who's Buying?", do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira
"In My Darkest Hour", novo livro de Dave Mustaine, será lançado em setembro
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
Astros do rock: o patrimônio líquido de cada um
Kiko Loureiro se diverte ensinando Electra Mustaine a fazer brigadeiro


