O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Por Bruce William
Postado em 20 de junho de 2026
The Edge construiu sua carreira sem tentar vencer a velha corrida do guitarrista mais rápido, mais técnico ou mais exibicionista. No U2, sua marca veio de outro lugar: poucas notas, muito espaço, delay, textura e uma preocupação constante em fazer a guitarra soar maior do que parecia possível.
U2 - Mais Novidades
Por isso, sua admiração por Jimi Hendrix não passa pela simples vontade de tocar igual. The Edge nunca se apresentou como herdeiro direto daquele blues elétrico incendiado, cheio de feedback, distorção e improvisos em estado de combustão. O que o impressiona é algo anterior à técnica: a capacidade de fazer o instrumento parecer uma extensão emocional do corpo.
Hendrix mudou a forma como a guitarra elétrica era ouvida. Em músicas como "Purple Haze", "Little Wing", "Voodoo Child (Slight Return)" e na releitura do hino americano em Woodstock, ele tratava ruído, bends, microfonia e volume como parte da linguagem. Não era apenas tocar notas. Era criar uma voz que às vezes cantava, gritava, gemia ou desmoronava.
Quando perguntado sobre quem gostaria de encontrar no céu, The Edge escolheu Hendrix. "Espero que Jimi Hendrix", disse, em fala publicada na Far Out. "Não toco nada como Jimi Hendrix, mas, para expressar algo emocionalmente por meio do instrumento, ele realmente fazia isso. Mais do que qualquer outro guitarrista, ele tinha essa capacidade."
A resposta ajuda a entender o próprio The Edge. Sua guitarra no U2 também não se apoia apenas no que está escrito na partitura. Em "Where the Streets Have No Name", "Bad", "With or Without You" e "The Fly", o som depende tanto da atmosfera quanto do acorde. O efeito não está ali para enfeitar; faz parte da composição.
Hendrix usava a guitarra como uma força física, muitas vezes parecendo prestes a perder o controle. The Edge foi para o lado oposto, construindo arquitetura, repetição e espaço. Ainda assim, os dois se encontram numa mesma ideia: a de que a guitarra pode expressar algo que a voz talvez não consiga dizer sozinha.
Talvez por isso a escolha de Hendrix soe tão natural. The Edge não queria perguntar apenas como ele fazia um riff ou regulava um amplificador. Queria encontrar o músico que, mais do que qualquer outro, mostrou que uma guitarra podia deixar de ser acompanhamento, solo ou demonstração - e virar linguagem emocional completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"


Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez
O som que Pete Townshend diz que criou e depois entregou para Queen, U2 e Springsteen
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que se autodestruiu por "conceito ridículo", segundo Bono do U2
Noel Gallagher relembra encontro com Paul McCartney e U2 em bar de São Paulo


