O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2026
O disco "Quadra", do Sepultura, tem uma origem conceitual pouco óbvia para um álbum de heavy metal: um compêndio medieval sobre as quatro ciências matemáticas clássicas. Andreas Kisser explicou o processo em entrevista ao podcast Tantos Tempos, apresentado pela psicóloga Candice Pom.
Sepultura - Mais Novidades
O ponto de partida foi uma inquietação contemporânea. "Por causa do algoritmo, dessas coisas que a gente vive hoje em dia - os números definindo o que a gente ouve, o que a gente escolhe, o caminho que a gente toma", contou o guitarrista. Foi essa constatação que o levou a pesquisar numerologia. "E o Quadrivium apareceu."
O termo designa o conjunto de quatro disciplinas que estruturavam o ensino superior na Idade Média: aritmética, geometria, música e astronomia. Foi ali que Kisser encontrou a definição que buscava. "O número quatro é o número de estabilidade, o número de estrutura, onde você monta e constrói a partir dali", explicou.
A partir dessa leitura, o conceito do álbum se organizou. "O 'Quadra' fala desse conceito de quadra mesmo, onde você tem uma linha delimitada, onde você joga um conjunto de regras, com uniforme e tudo - você pode fazer isso, não pode fazer aquilo", disse o guitarrista. Para ele, a metáfora se estende à existência: "E que é a vida. A vida é uma quadra, o Brasil é uma quadra."
Kisser desenvolve o raciocínio no campo das perspectivas culturais. "Porque a gente nasceu aqui e vê o mundo por esse ponto de vista. Não necessariamente o árabe está errado porque ele vê do ponto de vista dele. Então, o respeito às diferenças é onde a gente começa a união, onde a gente começa a aprender um com o outro."
A estrutura do disco reflete o conceito. O álbum é dividido em quatro blocos, cada um representando musicalmente uma fase distinta da trajetória do Sepultura. O número também acompanhou a banda no período seguinte ao lançamento, ocorrido em fevereiro de 2020, poucas semanas antes do início do lockdown da pandemia.
Foi nesse contexto que nasceu o "Sepulquarta" - programa realizado toda quarta-feira, às quatro da tarde, com quatro movimentos dentro do evento. "Quatro nos acompanhou dessa forma", contou o guitarrista. "Foi muito criativo, porque dava várias possibilidades dentro de um conceito só."
Sobre a obra que originou tudo, Kisser não esconde a dificuldade. "É um livro fantástico. É um livro muito complicado no sentido de ter muita informação, mas de acordo com o projeto que a gente tinha, essa parte da numerologia me ajudou muito."
"Quadra" é o último álbum de estúdio do Sepultura, que segue em turnê de despedida e prevê encerrar as atividades com um show em São Paulo em outubro de 2026.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado
O melhor álbum de rock de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O músico que foi demitido de uma banda por querer casar com uma serial killer
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada

Sepultura: os detalhes na criação de "Quadra" que o fizeram soar tão elaborado
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Os melhores álbuns de Thrash Metal de 1983 até 2023, um disco por ano
O hit do Sepultura que banda compôs na casa do saudoso Canisso do Raimundos


