Os melhores álbuns nacionais da década de 1990, segundo a revista Bizz
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2025
Na edição de novembro de 1999, a revista Bizz publicou uma lista com os discos nacionais que marcaram a década de 1990. A seleção reúne trabalhos que ajudaram a transformar o cenário musical brasileiro em um período de experimentação, ousadia e diversidade.
Melhores e Maiores - Mais Listas
O rock irreverente dos Raimundos aparece com "Raimundos" (1994), estreia que uniu peso e humor nordestino em letras escrachadas, enquanto o Skank trouxe "Calango" (1994), álbum que consolidou a mistura de pop e reggae da banda mineira. No metal, o Sepultura ganhou reconhecimento mundial com "Roots" (1996), em que incorporou percussões indígenas e sonoridades brasileiras à agressividade do thrash.
O movimento manguebeat, surgido em Recife, foi representado por dois trabalhos de Chico Science & Nação Zumbi: "Da Lama ao Caos" (1994) e "Afrociberdelia" (1996), marcos de uma geração que misturava maracatu, rock e música eletrônica. Já os Racionais MC’s trouxeram o rap para o primeiro plano com "Sobrevivendo no Inferno" (1997), obra de impacto social que se tornou referência obrigatória.
Melhores álbuns da década de 1990
O período também abriu espaço para experimentações ousadas. O Planet Hemp, com "Usuário" (1995), levou o rap-rock às massas, enquanto Ed Motta transitou entre o pop e o soul em "Manual Prático" (1997). No mesmo espírito, o Skank ousou nas guitarras em "Samba Poconé" (1996).
Outros trabalhos lembrados pela Bizz incluem "Hey Na Na" (1997), dos Paralamas do Sucesso, o irônico e efêmero sucesso dos Mamonas Assassinas (1995), além de obras como "Preste Atenção" (1996), de Thaíde & DJ Hum, "Eu e Memê, Memê e Eu" (1994), de Lulu Santos, e "Sobre Todas as Forças" (1994), do Cidade Negra.
Entre os nomes de vanguarda, aparecem ainda "Samba Pra Burro" (1998), de Otto, "Na Calada da Noite" (1992), de Barao Vermelho, e "Rappa Mundi" (1996), do O Rappa. A diversidade é tamanha que até a música instrumental e acústica encontrou espaço com "Bebadosamba" (1996), de Paulinho da Viola.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Os 5 melhores álbuns internacionais da década de 1990, segundo a revista Bizz
Max Cavalera considerava "Roots" um disco "pretensioso" que "chegou na hora certa"
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire


