Kiss: Bruce Kullick comenta os 10 guitarristas que moldaram seu som
Por André Garcia
Postado em 12 de julho de 2023
Bruce Kullick pode não ter sido o primeiro e nem o mais longevo guitarrista solo do Kiss, mas foi um dos principais. Especialmente no que se refere à fase desmascarada da banda.
Kiss - Mais Novidades
Embora tenha se juntado a Paul Stanley e Gene Simmons em sua fase mais farofeira, Bruce sempre deu um toque especial às músicas com seus solos. No "Revenge" (1992) e no "Kiss Unplugged" (1996), em especial, ele brilha com sua eficiência e versatilidade.
Em entrevista para a Guitar World, ele listou e comentou os 10 guitarristas que mais contribuíram para a moldagem de seu som.
Jimi Hendrix
"O rei dos guitarristas. Sua forma inovadora de tocar, tão agressiva quanto doce, criou os sons mais incríveis para mim. Esse mago das seis cordas conseguia criar tons coloridos maravilhosos com sua Fender Stratocaster. Ele a distorcia e gerava uma baita microfonia, criando uma massa sonora sem precedente. Sua guitarra era uma extensão emocional de sua mente brilhante. Seus sons espaciais e seu estilo blues fora da casinha ultrapassaram os limites das cordas sob suas mãos grandes. Ele mudou para sempre a forma de tocar guitarra. Ele sempre será o rei da guitarra para mim."
Eric Clapton
"'Clapton é Deus', como foi grafitado nas paredes do Reino Unido, e o que causou isso? A emoção bruta que esse homem criou com maestria um tom cantante em sua guitarra. Esse era o vibrato que eu estudava, esse era o tom pelo qual eu me esforçava. Cream era seu playground, e sua contribuição para a guitarra nessa banda me fez estudar seus riffs e desejar alcançar o controle e a emoção que ele tinha."
Jeff Beck
"Jeff elevou a guitarra a outro nível. Seu uso da alavanca de tremolo era único. Sua habilidade sensível de fazer amor com a guitarra e, em seguida, destruí-la com abandono selvagem era notável. 'Blow by Blow' ocupou minha mente por meses. Eu ouvia cada nota, cada escolha de captador, cada mudança de volume e ganho, enquanto ele expressava a essência de cada nota perfeitamente. Único e corajoso, seu lendário estilo de tocar nunca será esquecido."
Jimmy Page
"Como um guitarrista de estúdio se tornou um feiticeiro, criando álbuns inesquecíveis puxados pela guitarra? Jimmy explodiu minha mente com o 'Led Zeppelin', depois com o 'Led Zeppelin II', e assim por diante [risos]. Sua genialidade não estava apenas em seus solos perfeitamente construídos, mas em criar essa banda com talento para entregar sua maestria. Quanto mais eu estudava seus riffs, mais eu o respeitava. Um gigante cerebral da guitarra."
Brian May
"Ouvir Brian com o Queen me fez pensar 'O guitarrista dessa banda está tocando um instrumento orquestral.' Ele sola no violino, violoncelo e seção de cordas — tudo em um só! Suas escolhas brilhantes de notas, assim como o incrível timbre de seus amplificadores Vox, despertaram em mim o interesse em como meus heróis usavam equipamentos diferentes para se destacar dos demais. A forma como Brian toca é tão elegante. Esse mestre britânico do rock é a realeza para mim."
Leslie West
"O Mountain foi a resposta americana ao Cream. Leslie tinha o timbre mais perfeito e um vibrato que lembrava a voz, com escolhas de notas requintadas. Eu sinto cada ataque de palheta, cada movimento de pulso, seus solos são emocionantes e inesquecíveis. Trabalhei duro para emular esse gigante. Encontrá-lo anos depois do Mountain e ele saber quem eu era foi uma honra tão grande para mim. Esse nova-iorquino colocou a Les Paul Junior no mapa, e o timbre que ele criou com ela ressoa tão verdadeiro quanto aquele grande instrumento vintage.
Eddie Van Halen
"Eddie Van Halen é o carro esportivo turbinado que mudou para sempre o solo de guitarra. Sua técnica poderosa, usando velocidade e controle, é o que fazia amar seu estilo de tocar. Ele reinventou o solo de guitarra com a técnica de tapping com os dedos. Foi algo que eu estudei e, de forma primitiva, tornei meu. Seu vibrato nunca perde o controle, é perfeito! Sua forma de tocar o tornou um campeão de corridas com a alma de um grande músico de blues."
Steve Howe
"Steve Howe toca uma Gibson ES-175 — minha caixa de jazz favorita — e usa um timbre muito mais limpo do que qualquer um dos meus outros heróis. Seu uso inovador de escalas e técnicas de fingerpicking criou riffs únicos, me obrigando a praticar intensamente. Eu peguei emprestado ideias do Steve, e ele influenciou alguns riffs icônicos do Kiss que eu contribuí para a banda. Sou grato pelo seu talento visionário, que me fez pensar fora da caixa."
Les Paul
"Eu sempre fui fascinado por Les, e encontrá-lo provou para mim o quão lendário ele era. Sentado na mesa ao lado no clube em Nova York estava Jimmy Page, também lá para prestar seus respeitos a esse gênio. Les fazia música sem limites, empurrando os limites das técnicas de gravação e construção de guitarras. Ele mudou a forma como a música era feita e gravada. Ele usou tudo isso na música que criou, e minha mente sempre foi explodida ao ouvir seus discos. Combinar jazz e pop com todas as técnicas pioneiras que ele desenvolveu me deixou fascinado por gravar em casa e brincar com meus gravadores de quatro canais. Sua influência em mim foi menos sobre técnicas de guitarra; foi mais sobre me motivar a experimentar coisas novas e aprender tudo o que eu tinha curiosidade. Minhas Les Paul autografadas por ele são tesouros, e estão orgulhosamente penduradas na parede da minha casa."
David Gilmour
"Eu sempre escutei atentamente cada nuance da forma de tocar de David Gilmour. Seus solos levavam a música para o próximo nível, o que é muito importante para mim. O vibrato e a escolha de notas de David são inconfundivelmente brilhantes, e a emoção que ele cria adiciona aquele elemento mágico especial à música. Seu solo em 'Comfortably Numb' é um exemplo primoroso de perfeição. As linhas melódicas que surgem não são chamativas ou bombásticas; em vez disso, seu timbre grandioso e habilidade musical são usados para criar melodias em seus solos, o que segue me inspirando."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor

A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
Peter Criss, baterista original do Kiss, anuncia detalhes de novo álbum solo
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal
Cinco músicas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Youtube e no Spotify - Parte I


