Dia das Crianças: dicas para fazer a criançada se interessar por rock e heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de outubro de 2022
O rock and roll e o heavy metal são estilos musicais que podem ser ouvidos por pessoas de qualquer idade, inclusive por crianças. Porém, é necessário cuidado para apresentar música pesada para a criançada, afinal de contas, tudo tem a sua hora e não estamos falando de gêneros musicais que combinam muito com a infância.
O guia a seguir, preparado por Mateus Ribeiro, pode te ajudar a mostrar o rock e o metal para seus filhos, sobrinhos, netos ou qualquer criança que faça parte de seu círculo social. Confira algumas dicas importantes, que podem mudar para sempre a vida de Enzos e Valentinas espalhados pelo Brasil.
Vá com calma
Não adianta tentar empurrar muitas informações de uma vez. Vá com calma e não apresente músicas muito complexas.
Como qualquer tipo de aprendizado na vida, os níveis iniciais são mais tranquilos. Portanto, escolha músicas mais simples, sem muitas mudanças de tempo e com letras que não sejam tão complexas.
Sim, Ramones é uma opção pra lá de válida!
Fuja do extremismo
Caso você não saiba, nem mesmo Glen Benton começou sua caminhada no rock ouvindo Deicide. Portanto, deixe o metal extremo e suas ramificações para o "Módulo 3", disponível para pessoas com mais de 18 anos.
CUIDADO com as letras
Bom, como todos nós sabemos, qualquer criança mais ligeira é capaz de usar a Internet e achar a tradução de alguma canção. Portanto, tome cuidado com as letras das músicas que você vai mostrar. Tenha certeza que não é legal para uma criança ler histórias sobre assassinatos, violência e outros temas espinhosos.
Vídeos são uma boa saída
O Youtube quebrou um grande galho, pois na citada plataforma, podemos ver clipes de nossos artistas preferidos. E músicas com vídeos interessantes podem prender a atenção da molecada. Segue abaixo um exemplo bem legal.
Mostre músicas com refrões grudentos
Sabe aquela música que você ouve uma vez e o refrão gruda na sua cabeça? Pois bem, escolha essas músicas que o chute vai no ângulo.
Uma boa opção é a clássica "Epic", do Faith No More.
Escolha músicas com batidas marcantes
Não dá para ouvir "We Will Rock You", do Queen, e ficar parado. E isso serve para pessoas de todas as idades. Além de mostrar um dos grandes clássicos do rock para uma criança, você pode fazer o(a) pimpolho(a) em questão começar a se interessar por um instrumento musical, no caso, a bateria.
Destrua mitos
Seja por ignorância, seja por maldade, muitas pessoas gostam de ligar o rock and roll e o heavy metal a tudo que não presta. Faça o contrário e mostre que existe muita coisa além do famigerado tripé "sexo, drogas e rock and roll". Conte histórias interessantes sobre grandes ícones da música pesada e faça a "criança aprendiz" ver que nem tudo é sobre capeta, orgias e desgraça.
Não tente forçar nada
Por último e não menos importante, não obrigue uma criança a ouvir qualquer estilo musical. Embora o rock e o heavy metal sejam muitos legais, saiba que jovens catarrentos podem ser felizes ouvindo Kpop, salsa, samba, sertanejo, cumbia, merengue, country music ou qualquer outro gênero.
Agora que você já sabe o que fazer, é hora de colocar as dicas em prática. Espero ter ajudado. Um abraço e feliz Dia das Crianças!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps