Matérias Mais Lidas

Motley Crue: Vince Neil cai do palco durante show e sofre fraturas - veja vídeoMotley Crue: Vince Neil cai do palco durante show e sofre fraturas - veja vídeo

Lars Ulrich: dando rolê em San Francisco com esposa e casal Alissa White-Gluz e DoyleLars Ulrich: dando rolê em San Francisco com esposa e casal Alissa White-Gluz e Doyle

British Lion: banda de Steve Harris cancela turnê devido a protocolos inaceitáveisBritish Lion: banda de Steve Harris cancela turnê devido a "protocolos inaceitáveis"

Kerry King: guitarrista afirma que estreará novo projeto; vai ser bom pra c*r*lhoKerry King: guitarrista afirma que estreará novo projeto; "vai ser bom pra c*r*lho"

Rolling Stones: a gambiarra para resolver o problema na capa de álbum clássicoRolling Stones: a gambiarra para resolver o problema na capa de álbum clássico

Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980

Alice Cooper: o disco que deixou Frank Zappa intrigado; ninguém vai acreditar nissoAlice Cooper: o disco que deixou Frank Zappa intrigado; "ninguém vai acreditar nisso"

Kiko Loureiro: no Brasil, desvalorização da cultura ficou ainda pior com BolsonaroKiko Loureiro: no Brasil, desvalorização da cultura ficou ainda pior com Bolsonaro

Ozzy Osbourne: confira versão comemorativa de Down To Earth, lançada nesta sextaOzzy Osbourne: confira versão comemorativa de "Down To Earth", lançada nesta sexta

Dia dos Professores: relembre 20 discos que são verdadeiras aulas de metalDia dos Professores: relembre 20 discos que são verdadeiras aulas de metal

Anette Olzon: ex-Nightwish é vocalista de metal de noite e enfermeira durante o diaAnette Olzon: ex-Nightwish é vocalista de metal de noite e enfermeira durante o dia

Judas Priest: Halford não consegue assistir show em que Faulkner quase morreuJudas Priest: Halford não consegue assistir show em que Faulkner quase morreu

Prika Amaral: Eu sinto que a Nervosa cresceu muito depois dessa troca de formaçãoPrika Amaral: "Eu sinto que a Nervosa cresceu muito depois dessa troca de formação"

Kurt Cobain: homenageado pela Fender com guitarra que mistura Jaguar e MustangKurt Cobain: homenageado pela Fender com guitarra que mistura Jaguar e Mustang

Pink Floyd: Alice Cooper relembra dias com muita maconha e nem um centavo no bolsoPink Floyd: Alice Cooper relembra dias com muita maconha e nem um centavo no bolso


Tunecore 2

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 2

Por Mateus Ribeiro
Em 16/09/21

Existem ótimos discos que foram lançados por bandas de heavy metal nos anos 1990. Alguns destes trabalhos, essenciais na vida de qualquer headbanger que tenham o mínimo de vergonha na cara, podem ser encontrados na matéria a seguir, redigida por este rapaz que vos escreve.

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que não há apenas dez álbuns "noventistas" de heavy metal que são marcantes e inesquecíveis. Desta forma, foi necessária a criação da segunda parte da lista, que você pode conferir abaixo.

Sem tempo para mais conversa fiada, aperte o play e confira mais uma dezena de discos lançados nos anos 1990 que todos deveriam ouvir pelo menos uma vez na vida.

"Empire" – Queensryche: em 1988, o Queensryche havia lançado o seminal "Operation: Mindcrime", um dos maiores discos conceituais da história do metal. O próximo lançamento teria a difícil missão de manter o alto nível de seu antecessor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Empire" manteve a qualidade apresentada em "Operation: Mindcrime" e emplacou o maior hit da banda até os dias de hoje, a balada "Silent Lucidity". A faixa-título, "Best I Can", "Jet City Woman" e "Another Rainy Night (Without You)" são outras músicas que provam porque o Queensryche é um dos nomes mais emblemáticos do metal progressivo.

Data de lançamento: 4 de setembro de 1990
Formação: Geoff Tate (vocal), Michael Wilton (guitarra), Chris DeGarmo (guitarra/teclado), Eddie Jackson (baixo) e Scott Rockenfield (bateria)

"Symbol Of Salvation" – Armored Saint: a banda norte-americana Armored Saint faz heavy metal de primeira qualidade, sem exageros ou modismos, como pode ser conferido em seu quarto disco de estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Symbol Of Salvation" é o álbum que apresenta os dois maiores sucessos do Armored Saint, as excelentes "Reign Of Fire" e "Last Train Home". Esta última música, aliás, é uma espécie de tributo ao guitarrista Dave Prichard, que faleceu em 1990. O álbum conta com outras grandes composições, como "Dropping Like Flies", "Another Day" e "Warzone".

Todos os músicos desempenharam muito bem seus papéis, inclusive o vocalista John Bush, que aparecerá novamente nesta lista.

Data de lançamento: 14 de maio de 1991
Formação: John Bush (vocal), Jeff Duncan (guitarra), Phil Sandoval (guitarra), Joey Vera (baixo) e Gonzo Sandoval (bateria)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"No More Tears" – Ozzy Osbourne: ao longo de sua gloriosa carreira solo, o Madman lançou grandes discos e o sexto trabalho de estúdio figura entre os melhores de sua discografia. Contando com a presença de ótimos músicos, incluindo Lemmy Kilmister (que participou da criação de quatro faixas), Ozzy lançou um trabalho incrível, repleto de grandes momentos.

Um disco que possui músicas poderosas como a faixa-título, "Mr. Tinkertrain", "I Don't Want To Change The World" (que por sinal, venceu o Grammy em 1994, na categoria "Best Metal Performance"), "Mama, I'm Coming Home", "Desire" e "Hellraiser" só pode receber um título: clássico absoluto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 17 de setembro de 1991
Formação: Ozzy Osbourne (vocal), Zakk Wylde (guitarra), Bob Daisley (baixo), Randy Castillo (bateria) e John Sinclair (teclado)

"Human" – Death: o quarto disco de estúdio da banda liderada pelo genial Chuck Schuldiner é extremamente técnico. O peso dos primeiros trabalhos ainda se faz presente, porém, de forma mais lapidada e menos "grosseira".

Com o lançamento de "Human", o Death começou a tornar popular o que ficou conhecido como death metal técnico. A complexa mistura de música extrema com metal progressivo rendeu ótimos resultados, que podem ser conferidos em "Flattening Of Emotions", "Suicide Machine" e na formidável "Lack Of Comprehension", uma das melhores composições do saudoso Chuck.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 22 de outubro de 1991
Formação: Chuck Schuldiner (guitarra/vocal), Paul Masvidal (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Sean Reinert (bateria)

Dehumanizer – Black Sabbath: dez anos após saírem da "firma" de Tonny Iommi, o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice voltaram para a maior banda de heavy metal da história.

O retorno da dupla foi breve, mas durou tempo suficiente para o Black Sabbath lançar um de seus discos mais pesados e sombrios. Músicas como "Buried Alive", "TV Crimes", "Master Of Insanity", "I" e "Computer God" mostraram que mesmo após quase 25 anos de carreira, o Sabbath estava mais vivo e furioso do que nunca.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 22 de junho de 1992
Formação: Ronnie James Dio (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria)

"Evolution" – Viper: em seu terceiro disco de estúdio, o Viper efetivou o baixista/compositor Pit Passarell como vocalista, substituindo Andre Matos. O baterista Renato Graccia também entrou para o quarteto. Além da formação, a banda também mudou o seu som, que ficou mais direto, com influências de rock and roll e punk rock.

A aposta do Viper em um novo direcionamento sonoro se mostrou acertada e rendeu ótimas músicas, com destaque para "Coming From Inside", a faixa-título, "Dead Light" e o hino "Rebel Maniac". Outra composição que merece destaque é a balada "The Spreading Soul", que anos depois, ganhou uma versão regravada com os vocais de Andre Matos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Evolution" é um dos maiores clássicos do metal nacional e mostra todo o poder de fogo do Viper, banda que merece todo nosso respeito e admiração.

Data de lançamento: 1992 (a data exata é um mistério)
Formação: Pit Passarell (baixo/vocal), Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Renato Graccia (bateria)

"Sound Of White Noise" – Anthrax: o primeiro disco do Anthrax com o vocalista John Bush é um dos melhores trabalhos da banda nova-iorquina. A troca no posto de vocalista fez muito bem para o grupo, que começou a apostar em uma sonoridade mais moderna, com toques de groove metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A "nova fase" do Anthrax começou da melhor maneira possível com "Sound Of White Noise", disco que entre outras maravilhas, apresentou ao mundo a clássica "Only", que é uma das músicas mais empolgantes e grudentas já gravadas por uma banda de metal.

O sexto disco de estúdio do quinteto conta com outras joias valiosas, com destaque para "Potters Field", "Room For One More", "Packaged Rebbelion", "Hy Pro Glo", "Black Lodge" e a ótima versão para "Cowboy Song", do Thin Lizzy.

Data de lançamento: 25 de maio de 1993
Formação: John Bush (vocal), Scott Ian (guitarra), Dan Spitz (guitarra), Frank Bello (baixo) e Charlie Benante (bateria)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Angels Cry" – Angra: o disco de estreia do Angra é uma obra-prima do heavy metal e deve ser ouvido por todos os fãs de música pesada, principalmente os que simpatizam com o metal progressivo e o power metal. "Angels Cry" é uma aula de como se fazer música misturando classe, técnica, peso, velocidade.

Mesmo que você não conheça o trabalho magnífico do Angra, provavelmente já ouviu "Carry On", música que já vale o disco e é um dos maiores clássicos do metal brasileiro. Ao longo de suas dez faixas, "Angels Cry" apresenta outras composições de respeito: a faixa que dá nome ao disco, "Time", "Streets Of Tomorrow", "Evil Warning" e a linda releitura de "Wuthering Heights", gravada originalmente por Kate Bush.

Clássico dos clássicos, que merece todos os elogios que recebe até hoje.

Data de lançamento: 3 de novembro de 1993
Formação: Andre Matos (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Kiko Loureiro (guitarra), Luis Mariutti (baixo) e Alex Holzwarth (bateria)

"Draconian Times" – Paradise Lost: o melhor trabalho do Paradise Lost é o disco que melhor resume a carreira da banda inglesa. "Draconian Times" deixa um pouco de lado o peso dos primeiros trabalhos, que foi substituído por ótimas melodias.

"Draconian Times" faz o ouvinte viajar do início ao fim, através de faixas que se alternam entre a empolgação ("Hallowed Land", "The Last Time" e "Once Solemn"), a angústia e o desespero ("Enchantment" e "Forever Failure").

Se você não conhece o trabalho do Paradise Lost, "Draconian Times" é um ótimo começo. Vá sem medo de ser feliz.

Data de lançamento: 12 de junho de 1995
Formação: Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Lee Morris (bateria)

"Demanufacture" – Fear Factory": o segundo registro de estúdio lançado pelo Fear Factory fez com que a banda se tornasse um dos maiores nomes da sua geração.

"Demanufacture" é o manual de instruções do estilo que ficou conhecido como metal industrial. As bases de guitarra absurdamente pesadas e agressivas criadas por Dino Cazares combinaram muito bem com os vocais versáteis de Burton C. Bell.

Técnico, moderno, pesado, rápido e assustador são alguns dos termos que definem "Demanufacture". Duvida? Então ouça "Zero Signal", "Replica", "Self Bias Resistor", a faixa-título, "Body Hammer" e tire suas próprias conclusões.

Data de lançamento: 16 de junho de 1995
Formação: Burton C. Bell (vocal/teclado), Dino Cazares (guitarra/baixo) e Raymond Herrera (bateria)

Para ouvir todas as músicas via Spotify, acesse o player a seguir. Boa diversão.


Álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1

Todas as matérias sobre "Álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Ozzy Osbourne: confira versão comemorativa de Down To Earth, lançada nesta sextaOzzy Osbourne: confira versão comemorativa de "Down To Earth", lançada nesta sexta

Ozzy Osbourne: ouça a versão comemorativa do Down To Earth com três faixas rarasOzzy Osbourne: ouça a versão comemorativa do "Down To Earth" com três faixas raras

Ozzy Osbourne: ouça versão acústica da balada Dreamer, lançada nesta sexta-feira (15)Ozzy Osbourne: ouça versão acústica da balada "Dreamer", lançada nesta sexta-feira (15)

Zakk Wylde: quando ele escondeu fezes em sofá e geladeira para vingar-se de OzzyZakk Wylde: quando ele escondeu fezes em sofá e geladeira para vingar-se de Ozzy

Ozzy Osbourne: por que imagem de bêbado doidão é cortina de fumaça, segundo produtorOzzy Osbourne: por que imagem de bêbado doidão é cortina de fumaça, segundo produtor

Eloy Casagrande: assista a cover bloqueada pelo YouTube de um clássico do Ozzy OsbourneEloy Casagrande: assista a cover bloqueada pelo YouTube de um clássico do Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne: ele sacou duas armas e apavorou o produtor durante a pandemiaOzzy Osbourne: ele sacou duas armas e apavorou o produtor durante a pandemia

Ozzy Osbourne: e se No More Tears fosse gravada pelo Type O Negative?Ozzy Osbourne: e se "No More Tears" fosse gravada pelo Type O Negative?

Ozzy Osbourne: Brincando, ele diz que adorar o capeta o ajudou a se livrar da Covid-19Ozzy Osbourne: Brincando, ele diz que adorar o capeta o ajudou a se livrar da Covid-19

Túnel do tempo: relembre 30 grandes músicas lançadas no incrível ano de 1991Túnel do tempo: relembre 30 grandes músicas lançadas no incrível ano de 1991

Ozzy Osbourne: sem rodeios, Zakk Wylde revela por que não compõe mais com o cantorOzzy Osbourne: sem rodeios, Zakk Wylde revela por que não compõe mais com o cantor

Beto Alone: Qual a ligação entre o Motley Crue, Ozzy, Sabbath, Purple e Maiden? (vídeo)

Ozzy Osbourne: Eric Clapton e Tony Iommi estarão entre os convidados do novo álbumOzzy Osbourne: Eric Clapton e Tony Iommi estarão entre os convidados do novo álbum

Rock and Beer: 30 músicas para ouvir tomando uma cerveja e curtindo um lazerRock and Beer: 30 músicas para ouvir tomando uma cerveja e curtindo um lazer

Ozzy Osbourne: a estrela do rock que foi a inspiração para a polêmica Suicide SolutionOzzy Osbourne: a estrela do rock que foi a inspiração para a polêmica "Suicide Solution"


Ozzy Osbourne: de saco cheio de Lady GagaOzzy Osbourne: de "saco cheio" de Lady Gaga

Ozzy Osbourne: com dedos cortados em campanha para o PETAOzzy Osbourne: com dedos cortados em campanha para o PETA

Ozzy Osbourne: mostrando como se transformou em monstro para vídeoOzzy Osbourne: mostrando como se transformou em monstro para vídeo


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.

Mais matérias de Mateus Ribeiro.