Matérias Mais Lidas

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemO dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa

imagemFãs não perdoam e reclamam da bateria de Lars Ulrich em novo single do Metallica

imagemMotörhead lança a música inédita "Bullet In Your Brain"; ouça aqui

imagemO clássico do Rock Brasileiro com erro gramatical que foi parar em curso pré-vestibular

imagemMetallica: e se "Lux Aeterna" estivesse no "... And Justice For All"?

imagemCinco músicos que nunca voltarão para as bandas que os consagraram

imagemTim Ripper Owens diz que nunca voltaria ao Iced Earth

imagemTitãs e o integrante que era visto como um líder mas saiu por estar em outra

imagemCharlie Benante não sabia de tour do Metallica com o Pantera

imagemO álbum clássico do Rush que Rafael Bittencourt não gostava nada

imagemA importância da ex-esposa de James Hetfield em sua luta contra o alcoolismo

imagemBandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso

imagemO motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley

imagemKirk Hammett sobre o Metallica: "Masculinidade tóxica alimentou essa banda"


Samael Hypocrisy
Stamp

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 2

Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de setembro de 2021

Existem ótimos discos que foram lançados por bandas de heavy metal nos anos 1990. Alguns destes trabalhos, essenciais na vida de qualquer headbanger que tenham o mínimo de vergonha na cara, podem ser encontrados na matéria a seguir, redigida por este rapaz que vos escreve.

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que não há apenas dez álbuns "noventistas" de heavy metal que são marcantes e inesquecíveis. Desta forma, foi necessária a criação da segunda parte da lista, que você pode conferir abaixo.

Sem tempo para mais conversa fiada, aperte o play e confira mais uma dezena de discos lançados nos anos 1990 que todos deveriam ouvir pelo menos uma vez na vida.

"Empire" – Queensryche: em 1988, o Queensryche havia lançado o seminal "Operation: Mindcrime", um dos maiores discos conceituais da história do metal. O próximo lançamento teria a difícil missão de manter o alto nível de seu antecessor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Empire" manteve a qualidade apresentada em "Operation: Mindcrime" e emplacou o maior hit da banda até os dias de hoje, a balada "Silent Lucidity". A faixa-título, "Best I Can", "Jet City Woman" e "Another Rainy Night (Without You)" são outras músicas que provam porque o Queensryche é um dos nomes mais emblemáticos do metal progressivo.

Data de lançamento: 4 de setembro de 1990
Formação: Geoff Tate (vocal), Michael Wilton (guitarra), Chris DeGarmo (guitarra/teclado), Eddie Jackson (baixo) e Scott Rockenfield (bateria)

"Symbol Of Salvation" – Armored Saint: a banda norte-americana Armored Saint faz heavy metal de primeira qualidade, sem exageros ou modismos, como pode ser conferido em seu quarto disco de estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Symbol Of Salvation" é o álbum que apresenta os dois maiores sucessos do Armored Saint, as excelentes "Reign Of Fire" e "Last Train Home". Esta última música, aliás, é uma espécie de tributo ao guitarrista Dave Prichard, que faleceu em 1990. O álbum conta com outras grandes composições, como "Dropping Like Flies", "Another Day" e "Warzone".

Todos os músicos desempenharam muito bem seus papéis, inclusive o vocalista John Bush, que aparecerá novamente nesta lista.

Data de lançamento: 14 de maio de 1991
Formação: John Bush (vocal), Jeff Duncan (guitarra), Phil Sandoval (guitarra), Joey Vera (baixo) e Gonzo Sandoval (bateria)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"No More Tears" – Ozzy Osbourne: ao longo de sua gloriosa carreira solo, o Madman lançou grandes discos e o sexto trabalho de estúdio figura entre os melhores de sua discografia. Contando com a presença de ótimos músicos, incluindo Lemmy Kilmister (que participou da criação de quatro faixas), Ozzy lançou um trabalho incrível, repleto de grandes momentos.

Um disco que possui músicas poderosas como a faixa-título, "Mr. Tinkertrain", "I Don't Want To Change The World" (que por sinal, venceu o Grammy em 1994, na categoria "Best Metal Performance"), "Mama, I'm Coming Home", "Desire" e "Hellraiser" só pode receber um título: clássico absoluto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 17 de setembro de 1991
Formação: Ozzy Osbourne (vocal), Zakk Wylde (guitarra), Bob Daisley (baixo), Randy Castillo (bateria) e John Sinclair (teclado)

"Human" – Death: o quarto disco de estúdio da banda liderada pelo genial Chuck Schuldiner é extremamente técnico. O peso dos primeiros trabalhos ainda se faz presente, porém, de forma mais lapidada e menos "grosseira".

Com o lançamento de "Human", o Death começou a tornar popular o que ficou conhecido como death metal técnico. A complexa mistura de música extrema com metal progressivo rendeu ótimos resultados, que podem ser conferidos em "Flattening Of Emotions", "Suicide Machine" e na formidável "Lack Of Comprehension", uma das melhores composições do saudoso Chuck.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 22 de outubro de 1991
Formação: Chuck Schuldiner (guitarra/vocal), Paul Masvidal (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Sean Reinert (bateria)

Dehumanizer – Black Sabbath: dez anos após saírem da "firma" de Tonny Iommi, o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice voltaram para a maior banda de heavy metal da história.

O retorno da dupla foi breve, mas durou tempo suficiente para o Black Sabbath lançar um de seus discos mais pesados e sombrios. Músicas como "Buried Alive", "TV Crimes", "Master Of Insanity", "I" e "Computer God" mostraram que mesmo após quase 25 anos de carreira, o Sabbath estava mais vivo e furioso do que nunca.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Data de lançamento: 22 de junho de 1992
Formação: Ronnie James Dio (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria)

"Evolution" – Viper: em seu terceiro disco de estúdio, o Viper efetivou o baixista/compositor Pit Passarell como vocalista, substituindo Andre Matos. O baterista Renato Graccia também entrou para o quarteto. Além da formação, a banda também mudou o seu som, que ficou mais direto, com influências de rock and roll e punk rock.

A aposta do Viper em um novo direcionamento sonoro se mostrou acertada e rendeu ótimas músicas, com destaque para "Coming From Inside", a faixa-título, "Dead Light" e o hino "Rebel Maniac". Outra composição que merece destaque é a balada "The Spreading Soul", que anos depois, ganhou uma versão regravada com os vocais de Andre Matos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Evolution" é um dos maiores clássicos do metal nacional e mostra todo o poder de fogo do Viper, banda que merece todo nosso respeito e admiração.

Data de lançamento: 1992 (a data exata é um mistério)
Formação: Pit Passarell (baixo/vocal), Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Renato Graccia (bateria)

"Sound Of White Noise" – Anthrax: o primeiro disco do Anthrax com o vocalista John Bush é um dos melhores trabalhos da banda nova-iorquina. A troca no posto de vocalista fez muito bem para o grupo, que começou a apostar em uma sonoridade mais moderna, com toques de groove metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A "nova fase" do Anthrax começou da melhor maneira possível com "Sound Of White Noise", disco que entre outras maravilhas, apresentou ao mundo a clássica "Only", que é uma das músicas mais empolgantes e grudentas já gravadas por uma banda de metal.

O sexto disco de estúdio do quinteto conta com outras joias valiosas, com destaque para "Potters Field", "Room For One More", "Packaged Rebbelion", "Hy Pro Glo", "Black Lodge" e a ótima versão para "Cowboy Song", do Thin Lizzy.

Data de lançamento: 25 de maio de 1993
Formação: John Bush (vocal), Scott Ian (guitarra), Dan Spitz (guitarra), Frank Bello (baixo) e Charlie Benante (bateria)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Angels Cry" – Angra: o disco de estreia do Angra é uma obra-prima do heavy metal e deve ser ouvido por todos os fãs de música pesada, principalmente os que simpatizam com o metal progressivo e o power metal. "Angels Cry" é uma aula de como se fazer música misturando classe, técnica, peso, velocidade.

Mesmo que você não conheça o trabalho magnífico do Angra, provavelmente já ouviu "Carry On", música que já vale o disco e é um dos maiores clássicos do metal brasileiro. Ao longo de suas dez faixas, "Angels Cry" apresenta outras composições de respeito: a faixa que dá nome ao disco, "Time", "Streets Of Tomorrow", "Evil Warning" e a linda releitura de "Wuthering Heights", gravada originalmente por Kate Bush.

Clássico dos clássicos, que merece todos os elogios que recebe até hoje.

Data de lançamento: 3 de novembro de 1993
Formação: Andre Matos (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Kiko Loureiro (guitarra), Luis Mariutti (baixo) e Alex Holzwarth (bateria)

"Draconian Times" – Paradise Lost: o melhor trabalho do Paradise Lost é o disco que melhor resume a carreira da banda inglesa. "Draconian Times" deixa um pouco de lado o peso dos primeiros trabalhos, que foi substituído por ótimas melodias.

"Draconian Times" faz o ouvinte viajar do início ao fim, através de faixas que se alternam entre a empolgação ("Hallowed Land", "The Last Time" e "Once Solemn"), a angústia e o desespero ("Enchantment" e "Forever Failure").

Se você não conhece o trabalho do Paradise Lost, "Draconian Times" é um ótimo começo. Vá sem medo de ser feliz.

Data de lançamento: 12 de junho de 1995
Formação: Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Lee Morris (bateria)

"Demanufacture" – Fear Factory": o segundo registro de estúdio lançado pelo Fear Factory fez com que a banda se tornasse um dos maiores nomes da sua geração.

"Demanufacture" é o manual de instruções do estilo que ficou conhecido como metal industrial. As bases de guitarra absurdamente pesadas e agressivas criadas por Dino Cazares combinaram muito bem com os vocais versáteis de Burton C. Bell.

Técnico, moderno, pesado, rápido e assustador são alguns dos termos que definem "Demanufacture". Duvida? Então ouça "Zero Signal", "Replica", "Self Bias Resistor", a faixa-título, "Body Hammer" e tire suas próprias conclusões.

Data de lançamento: 16 de junho de 1995
Formação: Burton C. Bell (vocal/teclado), Dino Cazares (guitarra/baixo) e Raymond Herrera (bateria)

Para ouvir todas as músicas via Spotify, acesse o player a seguir. Boa diversão.


Álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1

Todas as matérias sobre "Álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Summer Breeze


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O dia que Ozzy Osbourne perguntou se Rafael Bittencourt estava chapado

Ozzy Osbourne em cenas inéditas no vídeo de "War Pigs" do "Survivor Series WarGames"

Ozzy Osbourne explica porque o Black Sabbath não pode mais voltar

Bandas de heavy metal que lançaram discos em cinco décadas diferentes

Os 25 melhores álbuns de 2022, em lista da Revolver Magazine

Falecido ator que fez Power Rangers ouvia Ozzy e foi assistir SOAD nos anos 90

Todos os álbuns da carreira solo de Ozzy, do pior para o melhor, em lista da Classic Rock

Para Rob "Blasko" Nicholson, Ozzy Osbourne é "o Frank Sinatra do metal"

Ozzy Osbourne e Anitta no Grammy: a curiosa semelhança entre as indicações

Geezer Butler: "Minha impressão inicial de Ozzy foi que ele não batia bem da caixola"

Gus G relembra que em teste para a banda de Ozzy Osbourne, foi acalmado pelo próprio

Tony Iommi sobre ele e Ozzy: "Quase não nos falamos porque somos inúteis no celular"

Zakk Wylde sobre Ozzy Osbourne: "Se não fosse vocalista, seria um comediante"

Cinco nomes do rock e do metal que morreram antes dos 30 anos - Parte I

Ozzy Osbourne está impressionado com indicações ao Grammy

Ozzy Osbourne: Sharon mandou ele se tratar por ser viciado em sexo

Playlist: Faixas de abertura arrasadoras - Parte I

Ozzy: "Eu e Bill Ward éramos soldados das drogas nos anos 70"

Iron Maiden: Bruce Dickinson e sua preferência pelo Brasil

O Whiplash.Net é um site lucrativo?


Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.

Mais matérias de Mateus Ribeiro.