Heavy Metal: 10 ótimas novas bandas para atualizar o ouvido
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 21 de fevereiro de 2016
O que não falta no heavy metal são opções. A cada dia, um garoto pluga a sua guitarra, colocar o volume no máximo e cria uma banda. Pra ajudar você a atualizar o ouvido, selecionamos abaixo dez novos nomes que estão fazendo um som bem legal e interessante.
Indicações de novas bandas são bem-vindas, então deixe as suas dicas pra gente nos comentários.
Cavern
Natural de Oakland, este trio norte-americano faz um som instrumental repleto de riffs, transpirando uma bem azeitada química entre os integrantes. Música repleta de energia e paixão, pra curtir batendo a cabeça de maneira permanente. Apenas um disco na bagagem por enquanto: "Outsiders", disponibilizado em 2015.
Luciferian Light Orchestra
Delicioso occult rock com vocais femininos e sonoridade calcada nos anos 1970. O pedigree é de qualidade: no comando do negócio está Christofer Johnsson, mais conhecido como o líder do Therion. Em certo aspectos, soa como uma espécie de Therion menos grandioso e mais orgânico, como se a banda sueca tivesse surgido em 1971.
Valkyrie
A outra banda de Peter Adams, guitarrista do Baroness. Aqui, o rapaz divide os holofotes com o irmão, Jack. Em relação ao Baroness, o som é bem mais direto e calcado na sonoridade clássica do metal. O projeto já está na estrada há um bom tempo, desde 2002, e lançou em 2015 o seu terceiro álbum, "Shadows". Pra quem quer um som pesado, sem frescuras e com muito foco nas guitarras, é um prato cheio.
Beardfish
Banda sueca com mais de dez anos de carreira, mas pouco conhecida por aqui. O Beardfish apresenta a qualidade esperada de algo com origem escandinava. O som é um hard prog, bastante acessível e rico em melodias. O último disco, "+4626-Comforzone", é um prato cheio pra quem é fã da união entre estes dois tão amados gêneros.
Corsair
Filho bastardo do Black Sabbath com o Thin Lizzy, o Corsair foi formado em 2008 nos Estados Unidos e já gravou dois discos: o debut auto-intitulado (2013) e "One Eyed Horse" (2015). O som é isso mesmo que você está pensando: toneladas de peso construídas a partir de riffs inspirados, sempre com generosas doses de melodia. Viciante!
Black Moth
O stoner quando dá pra ser bom, é um negócio lindo. E vem da terceira maior cidade inglesa, Leeds, um dos nomes mais legais do gênero atualmente. O Black Moth tem apenas seis anos de vida, período no qual gravou dois discos - "The Killing Jar" (2012) e "Condemned to Hope" (2014). A parede de guitarras e riffs recebe o adorno da bela voz de Harriet Bevan, criando contrastes hipnóticos. Se Ozzy fosse mulher, o Black Sabbath soaria assim? Talvez. Ou não.
Skálmöld
Vista sua armadura, pegue suas armas e venha para o campo de batalha! Este é o sentimento ao ouvir a banda islandesa Skálmöld. Transitando entre o viking e o folk metal, o grupo cativa com facilidade. São composições fortes, sempre com melodias grudentas e riffs pantanosos, perfeitos para desbravar e conquistar terras distantes.
Trioscapes
Metal com o virtuosismo do jazz. Ou seria jazz com o peso do metal? Depende. A dúvida permanece e é sadia em relação ao trio norte-americano Trioscapes. Seus dois discos - "Separate Realities" (2012) e "Digital Dream Sequence" (2014) - apresentam uma música com forte personalidade, amparada pela dupla baixo-bateria e adornada pelo sax imprevisível de Walter Fancourt. Com ecos de Mahavishnu Orchestra, Mr. Bungle e Meshuggah, o Trioscapes agradará em cheio quem procura sonoridades nada convencionais.
Cavorts
Stoner com características do metal oitentista, principalmente nas guitarras. Algo de punk também na mistura, sensação elevada pelos vocais agressivos e pela mixagem crua do disco de estreia. Sem muitas firulas, mas esbanjando pegada e tesão, estes ingleses mostraram qualidade em "Got Your Brass", lançado em 2014.
Krokodil
Ah, a força e a magia de um bom riff: jamais menospreze isso! Os ingleses do Krokodil dominam esse ensinamento como poucos, e demonstram toda a sua qualidade em seu disco de estreia, "Nachash", pérola lançada pela Spinefarm em 2014. Mastodon, Queens of the Stone Age e Meshuggah formam a tríade de referências principais da banda. Excelente!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI


O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas
A década mais entediante para a música dos últimos 50 anos, segundo a ciência


