Melhores de 2013: a lista de João Paulo Linhares Gonçalves

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por João Paulo Linhares Gonçalves, Fonte: Blog Ripando História do Rock
Enviar correções  |  Ver Acessos

Abaixo, os cinco melhores álbuns de 2013, pelo menos dos que escutei e que mais me chamaram a atenção (em ordem alfabética, tá muito difícil decidir entre esses cinco...):

Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarGuns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

Alice In Chains, "The Devil Put Dinosaurs Here"

Este lançamento da banda de Seattle conseguiu chegar ao segundo lugar da parada americana, a melhor posição para eles desde 1995. O álbum manteve mais ou menos a fórmula do anterior, pegada pesada, muitas vezes arrastada, com momentos acústicos e muita qualidade nas melodias e harmonias. Destaque para as faixas "Stone", "Voices", "Phantom Limb" e "Choke".

Black Sabbath, "13"

Eles anunciaram a reunião em novembro de 2011, porém a descoberta de linfoma em Tony Iommi atrapalhou os planos da banda, e uns pouquíssimos shows ocorreram em 2012. Em 2013, após um bem-sucedido tratamento, a banda foi pro estúdio com o produtor Rick Rubin e gravou o primeiro álbum de inéditas com Ozzy desde 1978! A expectativa estava muito alta e correspondeu bastante quando tivemos acesso: os pais do heavy metal soltaram oito petardos a altura de sua história, com a já conhecida qualidade nos riffs de Tony Iommi, Geezer Butler como sempre se superando no baixo e Ozzy fazendo um bom trabalho, sem comprometer. Para a bateria, Brad Wilk, do Rage Against The Machine. Destaque para as faixas "God Is Dead?", "Loner" e "Live Forever". Com disco lançado, a banda caiu na estrada e até veio ao Brasil com Ozzy pela primeira vez, nos presenteando com um show maravilhoso (ver mais abaixo).

Deep Purple, "Now What?!"

Depois de oito anos sem lançar um álbum de inéditas, os veteranos resolveram voltar a gravar em estúdio. Recrutaram o produtor Bob Ezrin (Alice Cooper, Kiss, Pink Floyd) para saírem de sua zona de conforto, e gravaram o melhor álbum do Deep Purple em uns 15 anos - pelo menos foi o que achei, depois de escutar diversas vezes o disco. Extremamente bem produzido, ponto positivo para a escolha de Ezrin como produtor, e muito bem tocado, Steve Morse e, principalmente, Don Airey totalmente entrosados com os membros mais antigos. Ian Gillan também está cantando muito bem, vale ressaltar. Destaque para as canções "Hell To Pay", "Uncommon Man", "All The Time In The World" e "Vincent Prize", sem desmerecer as demais, o álbum todo tem um nível de qualidade elevado. Agora, falta os velhinhos voltarem ao Brasil para mostrar este novo trabalho - serão, como sempre, muito bem-vindos!!

Joe Bonamassa, "An Acoustic Evening At The Vienna Opera House"

O workaholic Joe Bonamassa fez alguns lançamentos em 2013: um álbum de funk/jazz/soul (com o projeto Rock Candy Funk Party), um álbum com Beth Hart (ver mais abaixo), este álbum acústico gravado em Viena, Áustria, e recentemente lançou um pacote com quatro DVDs, de shows gravados em Londres. Sobre este acústico, só preciso falar que é um dos mais maravilhosos que já vi nesse formato! Técnica apurada, arranjos de extremo bom gosto e qualidade e um repertório de primeira, varrendo quase toda a carreira de Joe. O naipe dos músicos também é impressionante. Top 5 para ele!

Motörhead, "Aftershock"

Lemmy tem atravessado problemas de saúde, adiou diversos shows marcados na Europa, mas ele e sua trupe soltaram um novo álbum de grande qualidade. Com um trabalho impecável de guitarra de Phil Campbell, o disco conseguiu chegar à 22ª posição na parada americana, a mais alta da carreira da banda. Destaque para as canções "Lost Woman Blues", "End Of Time" e "Queen Of The Damned". Este álbum foi lançado em uma edição especial da revista Classic Rock (lá fora, claro), com diversas entrevistas incluídas. Precisamos curtir os atuais momentos do Motörhead, o chefão já não está mais na flor da idade e pode se aposentar em breve!!

Os Melhores Shows

Agora, vou falar dos cinco melhores shows que presenciei em 2013. Presenciei mesmo, estive lá, ao vivo, nada de TV! (novamente em ordem alfabética. Só conseguiria dizer qual foi o melhor show - Sabbath! Os demais ficam bem próximos)

Anthrax, HSBC Brasil, São Paulo

Foi uma aventura me despencar para São Paulo no mesmo dia, ver o show e sair correndo no fim de volta para o Rio de Janeiro, mas valeu muito, dois grandes shows que presenciei (Testament abriu), em especial o show do Anthrax, que tocou um set bem escolhido e com os principais clássicos da banda, até incluindo o clássico "T.N.T." do AC/DC. E eu consegui finalmente ver a banda com Joey Belladonna nos vocais, já que o show de 2012 no Metal Open Air não aconteceu. Valeu muito!!

Black Sabbath, Praça da Apoteose, Rio de Janeiro

Para quem é fã do Black Sabbath, foi uma espera longa, mas finalmente conseguimos testemunhar a banda com Ozzy nos vocais tocar aqui no Brasil. A ausência de Bill Ward foi plenamente compensada pela performance fantástica de Tommy Clufetos, que arrasou nas baquetas. Entretanto, todos estavam ali para ver o ás do baixo Geezer Butler, o mestre dos riffs Tony Iommi e o mestre louco de cerimônias Ozzy Osbourne, totalmente ensandecido e que empolgou uma plateia que lotou a Praça da Apoteose e foi levada ao êxtase total naquela noite de outubro. O melhor show do ano, com certeza!!

Bruce Springsteen, Rock In Rio

Esta foi a noite mais histórica do Rock In Rio 2013. Histórica sim, pois Bruce Springsteen realizou uma apresentação sem igual, uma dedicação fantástica, comprometimento 110% com o público e, para completar, com uma banda incrivelmente talentosa que acompanha Bruce há longo tempo e mostrou grande entrosamento com ele. Além de tudo isso, the boss ainda resolveu nos presentear ainda mais: cantou uma canção de Raul Seixas ("Sociedade Alternativa") logo na abertura do show e, no meio do show, anunciou que ia tocar o álbum "Born In The USA" completinho!! Sem dúvida nenhuma, o melhor show de todo o festival!!

Slayer, Rock In Rio

Se o melhor show do festival aconteceu na noite anterior, dia 21, a noite do dia 22 foi a com o maior número de atrações de qualidade. Desde o grande show do Helloween e do encontro bem sucedido entre Sepultura e Zé Ramalho no Palco Sunset até a apresentação demolidora do Slayer e mais uma grande apresentação do Iron Maiden no Palco Mundo, este foi o dia do festival mais bem escalado. Claro que tivemos alguns equívocos, como a escalação do Kiara Rocks para o palco principal e a chatice mais do mesmo do Avenged Sevenfold. Meu maior destaque para esta noite vai para o show arrasador do Slayer: Gary Holt substituiu com propriedade o falecido Jeff Hanemman e Paul Bostaph reviveu seus melhores dias na banda. Valeu muito!

Yes, Vivo Rio, Rio de Janeiro

Algumas pessoas deixaram de ir a este fantástico show pois Jon Anderson não estaria presente. Adoro Jon, mas não me perdoaria se perdesse esta aula de rock progressivo dada pelos veteranos do Yes, que tocaram nada menos que três discos clássicos de sua extensa discografia: "Close To The Edge", "Going For The One" e "The Yes Album". Todas as faixas, na ordem original, execuções perfeitas, performances maravilhosas de Steve Howe e Chris Squire. E o vocalista substituto, Jon Davison, tem um timbre próximo de Anderson e uma performance muito boa, que você nem percebe que o grande vocalista não está ali!

Se quiser conferir uma lista mais completa de melhores lançamentos e shows, confira o meu blog Ripando a História do Rock - http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br. Um grande abraço e Feliz Ano Novo a todos!!


Os melhores do Rock e Metal em 2013

NoiseCreep: Os 10 melhores vídeos de 2013NoiseCreep
Os 10 melhores vídeos de 2013

Mojo Magazine: os 50 melhores álbuns de 2013Mojo Magazine
Os 50 melhores álbuns de 2013

Melhores álbuns de 2013: as escolhas da Decibel MagazineMelhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Revolver: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaRevolver
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Ultimate Classic Rock: os 10 melhores álbuns de 2013Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores álbuns de 2013

Loudwire: as dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site

Loudwire: as dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do site

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Metal de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Metal de 2013

Classic Rock: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaClassic Rock
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Noisecreep: os melhores lançamentos em vinil de 2013

Ultimate Classic Rock: as dez melhores músicas de 2013Ultimate Classic Rock
As dez melhores músicas de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de Petrucci e RudessMelhores de 2013
As escolhas de Petrucci e Rudess

Stereogum: os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o siteStereogum
Os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o site

QoTSA: os dez melhores álbuns de 2013 na visão da bandaQoTSA
Os dez melhores álbuns de 2013 na visão da banda

Melhores de 2013: as escolhas de James LaBrie, do Dream TheaterMelhores de 2013
As escolhas de James LaBrie, do Dream Theater

Álbuns de Metal: LaWeekly elege os 10 melhores de 2013Álbuns de Metal
LaWeekly elege os 10 melhores de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de alguns músicos brasileirosMelhores de 2013
As escolhas de alguns músicos brasileiros

Capas: NoCleanSinging elege as mais bonitas do Metal em 2013

Revolver: os 10 melhores vídeos de 2013 segundo a revista

Loudwire: músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013Loudwire
Músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013

Melhores de 2013: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo

Ideologia Rock: os melhores discos de 2013

Melhores de 2013: as escolhas dos membros do MegadethMelhores de 2013
As escolhas dos membros do Megadeth

Melhores de 2013: as mil e uma escolhas de Durr CamposMelhores de 2013
As mil e uma escolhas de Durr Campos

Melhores de 2013: discos e retrospectiva de Daniel TavaresMelhores de 2013
Discos e retrospectiva de Daniel Tavares

Melhores de 2013: as escolhas do redator Junior FrascáMelhores de 2013
As escolhas do redator Junior Frascá

Melhores de 2013: As escolhas do colaborador Ronaldo CelotoMelhores de 2013
As escolhas do colaborador Ronaldo Celoto

Melhores de 2013: as escolhas do redator Samuel CoutinhoMelhores de 2013
As escolhas do redator Samuel Coutinho

Melhores de 2013: as escolhas de Leandro FernandesMelhores de 2013
As escolhas de Leandro Fernandes

Melhores de 2013: as escolhas do redator Thiago CardimMelhores de 2013
As escolhas do redator Thiago Cardim

Mike Portnoy: os melhores álbuns, filmes e séries de 2013Mike Portnoy
Os melhores álbuns, filmes e séries de 2013

Melhores de 2013: As escolhas de Fernando PorteladaMelhores de 2013
As escolhas de Fernando Portelada

Destaques do Ano: a lista do colaborador Nacho BelgrandeDestaques do Ano
A lista do colaborador Nacho Belgrande

Old School: Melhores lançamentos de 2013Old School
Melhores lançamentos de 2013

Whiplash.Net: recorde de acessos e notas mais lidas em 2013Whiplash.Net
Recorde de acessos e notas mais lidas em 2013

Melhores de 2013: a lista de Carlos Henrique Schmidt

Melhores de 2013: as escolhas de Marcus Siepen, do Blind GuardianMelhores de 2013
As escolhas de Marcus Siepen, do Blind Guardian

Melhores de 2013: as escolhas de Igor MirandaMelhores de 2013
As escolhas de Igor Miranda

Examiner: os top 10 do Thrash Metal em 2013Examiner
Os top 10 do Thrash Metal em 2013

Arte Metal: lista dos melhores de 2013 segundo Vitor FranceschiniArte Metal
Lista dos melhores de 2013 segundo Vitor Franceschini

About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013About Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 2013

Revolver Magazine: Revista elege os melhores de 2013

Brutalidade: os melhores de 2013 do blog Som ExtremoBrutalidade
Os melhores de 2013 do blog Som Extremo

Melhores de 2013: as escolhas do redator Diego CamaraMelhores de 2013
As escolhas do redator Diego Camara

Melhores de 2013: as escolhas de Petrozza, Enslaved, TankardMelhores de 2013
As escolhas de Petrozza, Enslaved, Tankard

Melhores de 2013: Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.WasteMelhores de 2013
Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.Waste

Melhores de 2013: escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JBMelhores de 2013
Escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JB

Melhores de 2013: as escolhas do redator Otávio Augusto JulianoMelhores de 2013
As escolhas do redator Otávio Augusto Juliano

Melhores de 2013: Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e SoilworkMelhores de 2013
Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e Soilwork

Megadeth: banda escolhe os melhores de 2013Megadeth
Banda escolhe os melhores de 2013

Metal On Metal: Black Sabbath dominou enquete de fim de anoMetal On Metal
Black Sabbath dominou enquete de fim de ano

African Metal: lista inusitada para melhores discos de 2013

Melhores de 2013: Conheça os ganhadores do Loudwire Music AwardsMelhores de 2013
Conheça os ganhadores do Loudwire Music Awards

Heavy Nation: Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013Heavy Nation
Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013

Todas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"


Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise CityGuns e Sabbath
Semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre eleDave Mustaine
10 coisas que você não sabia sobre ele

AC/DC: prostitutas revelam as esquisitices de Phil RuddAC/DC
Prostitutas revelam as esquisitices de Phil Rudd

Paul Está Morto?: Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da históriaPaul Está Morto?
Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da história

Dee Snider: Bruce disse que Clive foi o melhor batera do IronDee Snider
Bruce disse que Clive foi o melhor batera do Iron

Skid Row: nota oficial sobre Harnell e boatos de turnê com o GN'RSkid Row
Nota oficial sobre Harnell e boatos de turnê com o GN'R


Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336