Melhores de 2013: a lista de João Paulo Linhares Gonçalves
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Fonte: Blog Ripando História do Rock
Postado em 31 de dezembro de 2013
Abaixo, os cinco melhores álbuns de 2013, pelo menos dos que escutei e que mais me chamaram a atenção (em ordem alfabética, tá muito difícil decidir entre esses cinco...):
Alice In Chains, "The Devil Put Dinosaurs Here"
Este lançamento da banda de Seattle conseguiu chegar ao segundo lugar da parada americana, a melhor posição para eles desde 1995. O álbum manteve mais ou menos a fórmula do anterior, pegada pesada, muitas vezes arrastada, com momentos acústicos e muita qualidade nas melodias e harmonias. Destaque para as faixas "Stone", "Voices", "Phantom Limb" e "Choke".
Black Sabbath, "13"
Eles anunciaram a reunião em novembro de 2011, porém a descoberta de linfoma em Tony Iommi atrapalhou os planos da banda, e uns pouquíssimos shows ocorreram em 2012. Em 2013, após um bem-sucedido tratamento, a banda foi pro estúdio com o produtor Rick Rubin e gravou o primeiro álbum de inéditas com Ozzy desde 1978! A expectativa estava muito alta e correspondeu bastante quando tivemos acesso: os pais do heavy metal soltaram oito petardos a altura de sua história, com a já conhecida qualidade nos riffs de Tony Iommi, Geezer Butler como sempre se superando no baixo e Ozzy fazendo um bom trabalho, sem comprometer. Para a bateria, Brad Wilk, do Rage Against The Machine. Destaque para as faixas "God Is Dead?", "Loner" e "Live Forever". Com disco lançado, a banda caiu na estrada e até veio ao Brasil com Ozzy pela primeira vez, nos presenteando com um show maravilhoso (ver mais abaixo).
Deep Purple, "Now What?!"
Depois de oito anos sem lançar um álbum de inéditas, os veteranos resolveram voltar a gravar em estúdio. Recrutaram o produtor Bob Ezrin (Alice Cooper, Kiss, Pink Floyd) para saírem de sua zona de conforto, e gravaram o melhor álbum do Deep Purple em uns 15 anos - pelo menos foi o que achei, depois de escutar diversas vezes o disco. Extremamente bem produzido, ponto positivo para a escolha de Ezrin como produtor, e muito bem tocado, Steve Morse e, principalmente, Don Airey totalmente entrosados com os membros mais antigos. Ian Gillan também está cantando muito bem, vale ressaltar. Destaque para as canções "Hell To Pay", "Uncommon Man", "All The Time In The World" e "Vincent Prize", sem desmerecer as demais, o álbum todo tem um nível de qualidade elevado. Agora, falta os velhinhos voltarem ao Brasil para mostrar este novo trabalho - serão, como sempre, muito bem-vindos!!
Joe Bonamassa, "An Acoustic Evening At The Vienna Opera House"
O workaholic Joe Bonamassa fez alguns lançamentos em 2013: um álbum de funk/jazz/soul (com o projeto Rock Candy Funk Party), um álbum com Beth Hart (ver mais abaixo), este álbum acústico gravado em Viena, Áustria, e recentemente lançou um pacote com quatro DVDs, de shows gravados em Londres. Sobre este acústico, só preciso falar que é um dos mais maravilhosos que já vi nesse formato! Técnica apurada, arranjos de extremo bom gosto e qualidade e um repertório de primeira, varrendo quase toda a carreira de Joe. O naipe dos músicos também é impressionante. Top 5 para ele!
Motörhead, "Aftershock"
Lemmy tem atravessado problemas de saúde, adiou diversos shows marcados na Europa, mas ele e sua trupe soltaram um novo álbum de grande qualidade. Com um trabalho impecável de guitarra de Phil Campbell, o disco conseguiu chegar à 22ª posição na parada americana, a mais alta da carreira da banda. Destaque para as canções "Lost Woman Blues", "End Of Time" e "Queen Of The Damned". Este álbum foi lançado em uma edição especial da revista Classic Rock (lá fora, claro), com diversas entrevistas incluídas. Precisamos curtir os atuais momentos do Motörhead, o chefão já não está mais na flor da idade e pode se aposentar em breve!!
Os Melhores Shows
Agora, vou falar dos cinco melhores shows que presenciei em 2013. Presenciei mesmo, estive lá, ao vivo, nada de TV! (novamente em ordem alfabética. Só conseguiria dizer qual foi o melhor show - Sabbath! Os demais ficam bem próximos)
Anthrax, HSBC Brasil, São Paulo
Foi uma aventura me despencar para São Paulo no mesmo dia, ver o show e sair correndo no fim de volta para o Rio de Janeiro, mas valeu muito, dois grandes shows que presenciei (Testament abriu), em especial o show do Anthrax, que tocou um set bem escolhido e com os principais clássicos da banda, até incluindo o clássico "T.N.T." do AC/DC. E eu consegui finalmente ver a banda com Joey Belladonna nos vocais, já que o show de 2012 no Metal Open Air não aconteceu. Valeu muito!!
Black Sabbath, Praça da Apoteose, Rio de Janeiro
Para quem é fã do Black Sabbath, foi uma espera longa, mas finalmente conseguimos testemunhar a banda com Ozzy nos vocais tocar aqui no Brasil. A ausência de Bill Ward foi plenamente compensada pela performance fantástica de Tommy Clufetos, que arrasou nas baquetas. Entretanto, todos estavam ali para ver o ás do baixo Geezer Butler, o mestre dos riffs Tony Iommi e o mestre louco de cerimônias Ozzy Osbourne, totalmente ensandecido e que empolgou uma plateia que lotou a Praça da Apoteose e foi levada ao êxtase total naquela noite de outubro. O melhor show do ano, com certeza!!
Bruce Springsteen, Rock In Rio
Esta foi a noite mais histórica do Rock In Rio 2013. Histórica sim, pois Bruce Springsteen realizou uma apresentação sem igual, uma dedicação fantástica, comprometimento 110% com o público e, para completar, com uma banda incrivelmente talentosa que acompanha Bruce há longo tempo e mostrou grande entrosamento com ele. Além de tudo isso, the boss ainda resolveu nos presentear ainda mais: cantou uma canção de Raul Seixas ("Sociedade Alternativa") logo na abertura do show e, no meio do show, anunciou que ia tocar o álbum "Born In The USA" completinho!! Sem dúvida nenhuma, o melhor show de todo o festival!!
Slayer, Rock In Rio
Se o melhor show do festival aconteceu na noite anterior, dia 21, a noite do dia 22 foi a com o maior número de atrações de qualidade. Desde o grande show do Helloween e do encontro bem sucedido entre Sepultura e Zé Ramalho no Palco Sunset até a apresentação demolidora do Slayer e mais uma grande apresentação do Iron Maiden no Palco Mundo, este foi o dia do festival mais bem escalado. Claro que tivemos alguns equívocos, como a escalação do Kiara Rocks para o palco principal e a chatice mais do mesmo do Avenged Sevenfold. Meu maior destaque para esta noite vai para o show arrasador do Slayer: Gary Holt substituiu com propriedade o falecido Jeff Hanemman e Paul Bostaph reviveu seus melhores dias na banda. Valeu muito!
Yes, Vivo Rio, Rio de Janeiro
Algumas pessoas deixaram de ir a este fantástico show pois Jon Anderson não estaria presente. Adoro Jon, mas não me perdoaria se perdesse esta aula de rock progressivo dada pelos veteranos do Yes, que tocaram nada menos que três discos clássicos de sua extensa discografia: "Close To The Edge", "Going For The One" e "The Yes Album". Todas as faixas, na ordem original, execuções perfeitas, performances maravilhosas de Steve Howe e Chris Squire. E o vocalista substituto, Jon Davison, tem um timbre próximo de Anderson e uma performance muito boa, que você nem percebe que o grande vocalista não está ali!
Se quiser conferir uma lista mais completa de melhores lançamentos e shows, confira o meu blog Ripando a História do Rock - http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br. Um grande abraço e Feliz Ano Novo a todos!!
Os melhores do Rock e Metal em 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps