Radiohead: os 45 anos de Thom Yorke em quatro músicas
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 08 de outubro de 2013
No dia 7 de outubro de 1968, nascia Thomas Edward "Thom" Yorke, o vocalista e principal compositor da banda indie Radiohead. Ícone de um segmento de grupos sem rótulo, o músico cativa nos palcos por suas danças esquisitas, um de seus olhos mais aberto do que o outro, além da desenvoltura com a guitarra elétrica acompanhada por uma voz que oscila entre graves e agudos.
Selecionamos quatro músicas que mostram as habilidades e a arte de Thom Yorke como frontman de uma das bandas de sucesso mais recente no rock'n'roll.
1. Creep
Single de sucesso do primeiro disco, Pablo Honey (1993), a música tem uma letra depressiva sobre uma pessoa que admira e ama outra, mas não gosta de si mesma. Os ataques de guitarra do Radiohead contrastam com a voz de Yorke, que tenta refletir a mente doentia do narrador, "que quer um corpo perfeito, uma alma perfeita".
2. Fake Plastic Trees
A letra segue a linha depressiva do Radiohead, mas acompanhada por um instrumental acústico. Thom Yorke canta sobre os "amores de plástico", em época de consumismo oco e sem significado. É o sentimento como mercadoria. Faixa é do disco The Bends (1995).
3. Karma Police
Criada para o disco Ok Computer (1998), Karma Police é a fusão perfeito entre o jeito alternativo do Radiohead dos anos 90 e os experimentalismos eletrônicos do final da década. É uma música agradável, com letra questionadora e que explora bem as nuances do talento de Thom Yorke.
4. Bodysnatchers
Puxada para um rock mais dançante, Bodysnatchers foi composta para o disco In Rainbows (2007), disponibilizado na internet para que o consumidor pagasse o quanto quisesse. Thom toca uma guitarra com distorção saturada, mas consegue dançar com sua própria melodia. Esta música é a representante do Radiohead atualmente. Uma música sobre o "século 21".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page

Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O álbum dos anos noventa que Bono gostaria que surgisse novamente
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
3 músicas do Metallica com letras que abordam temas pesados
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire


