Guitarristas: os 5 melhores para conhecer as últimas décadas
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 28 de setembro de 2013
A revista Rolling Stone tem sua lista de melhores guitarristas. A Guitar World e a Guitar Player também elencam os melhores músicos das seis cordas. Resolvi, então, fazer minha própria lista, qualificando por década.
Entre os cinco melhores guitarristas para conhecer o rock'n'roll e o heavy metal, listei músicos de estilos como art rock e rock progressivo. Espero que gostem da lista. Se não gostarem, façam suas próprias listas. Começarei de trás pra frente, dos anos 2010 até 1960.
Começo do século 21 (2001-2010): John Petrucci
Para mim, John Petrucci, do Dream Theater, é um músico rico em fraseados e com solos inspirados, mesmo com muita fritação. Ele começou a se destacar na década de 90, mas acredito que ele consegue no CD Train of Thought criar um padrão de alta qualidade em seu trabalho.
Melhores e Maiores - Mais Listas
A música Stream of Counsciousness é a composição de destaque dele nesse período. É muito diferente dos solos de jazz fusion que ele fazia antes, sendo mais cru e mais metal. O Dream Theater "metaleiro" não é meu favorito, Images and Words/Awake são álbuns muito melhores. No entanto, o que há de melhor no heavy metal é feito por John Petrucci em seu instrumento de cordas.
Década de 90 (1991-2000): Paul Gilbert
Paul Gilbert me parece ser o grande nome dos anos 90 porque conseguiu se livrar da herança do hard rock do Mr. Big e se tornar um músico solo respeitado no mundo todo. Ele não liga em fazer os covers mais bizarros na guitarra elétrica e nem de participar de projetos que não são fixos.
Para mim, ele toca por puro prazer. E você pode conferir isso na versão dele de uma música das Spice Girls, logo abaixo (outro grupo de garotas que foi destaque no mesmo período). Ele é criativo no talo.
Década de 80 (1981-1990): Jason Becker
Ele é provavelmente o guitarrista com a fritação mais rápida que você vai ver. Jason Becker hoje sofre de ALS (esclerose lateral amiotrófica) e perdeu todos os movimentos do corpo, exceto o dos olhos. Vive através de aparelhos, mas ainda compondo músicas. O último disco foi "Boy Meets Guitar, Vol. 1 of the Youngster Tapes", de 2012.
Na década de 80, no entanto, ele era um dos melhores instrumentistas do período, pau a pau com Yngwie Malmsteen. E sua melodia, aliada com a velocidade extrema, sempre foi cativante na guitarra elétrica. Sempre foi virtuoso.
Década de 70 (1971-1980): David Gilmour
Pensei em Jimmy Page nessa década. Mas David Gilmour no Pink Floyd é imbatível em feeling, técnica e composição. Por mais que existam também fãs de Roger Waters, é em Gilmour que está a essência melódica de um dos grupos ingleses de rock progressivo mais bem-sucedidos da história.
Tem alguma dúvida? Ouça Confortably Numb. É feeling puro, sentimento.
Década de 60 (1961-1970): Jimi Hendrix
Para a década de 60, escolhi um clichê: Jimi Hendrix. Pra mim, não há ninguém que toque tão explosivamente quanto ele nesse período. A versão dele de All Along The Watchtower transformou a música de Bob Dylan em um hino pesado, denso.
Um mito a ser preservado pelo tempo, principalmente por aproveitar o potencial da guitarra elétrica no período, superando até seu rival inglês, Eric Clapton.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps