Roadrunner: capa do Machine Head entre as mais marcantes
Por Nathália Plá
Fonte: Roadrunner
Postado em 25 de março de 2010
Desde 1910, músicos associaram artes visuais com sua energia sonora na forma da toda-poderosa capa de disco. E desde 1987 a Roadrunner Records tem sido fonte de imagens visualmente extasiantes e perturbadoras na vasta arte mundial dos álbuns, ainda assim honrando a tradição. Seja usando uma imagem para dar o tom para o que vai seguir nos seus auto-falantes, ou como um meio de deixar uma marca na eternidade associando uma imagem com um título, não há dúvidas quanto ao poder de uma capa de disco – que é por esta razão que o selo correu os olhos por todos álbuns lançados na Roadrunner Records U.S. para encontrar as maiores capas em sua celebrada história.
Votada pela equipe mundial da Roadrunner, com um mostruário que vai do icônico contra o blasfemo, o pintado contra o fotografado, bem como da arte descoberta contra a arte encomendada, nós lhes damos as "Dez maiores Capas da História da Roadrunner", uma por vez.
Eleitas por nossa equipe de todo o mundo, mostrando o icônico contra o blafemo, o pintado contra o fotografado, bem como a arte descoberta contra a arte encomendada, nós lhes damos as Dez Maiores Capas de Disco na história da Roadrunner – uma de cada vez. Presenteie seus olhos com o #9 abaixo, vá daqui para o #10, e volte todo dia enquanto fazemos a contagem regressiva até o número um.
#9 Machine Head – The Blackening
Detendo o título de Álbum da Década da Revista Metal Hammer, essa britadeira de 2007 dos Pesos Pesados de Bay Area, MACHINE HEAD, recebeu muita aclamação por contrabalencear riffs memoráveis, destruidores, com letras raivosas e provocativas. Superando a barreira estabelecida por seu trabalho anterior, o sexto trabalho até então é uma declaração poderosa dessa banda atemporal - e é por isso que seu líder, Rob Flynn, buscou uma imagem poderosa e atemporal para representá-lo.
Disse Flynn sobre a descoberta, "Eu trombei com um flyer antigo de Punk Rock que eu tinha do final dos anos oitenta que tinha uma imagem entalhada em madeira de um cara de aparência arrepiante com uma faca enorme na mão, parado ao lado da cama de umas crianças dormindo. Era poderosa e perturbadora. O fato de ter uma uma aparência tão rude deu ainda mais impacto. Isso me pôs interessado em encontrar alguns entalhes em madeira. Eu garimpei na internet, descobri no que poderia se tornar o álbum, mostrei pros caras e tudo mundo gostou.
Continua Flynn, "O fato de que ela tinha 500 anos, e ainda era tão poderosa, era impressionante. Os elementos principais: o Rei Esqueleto, o pé dele na terra, a areia quase vazia na ampulheta, e o mais importante, o espelho com as palavras gravadas nele "O Espelho que não lisonjeia" – tudo parecia se ajustar às letras do disco. 'The Blacknening' era um olhar duro sobre nós mesmos, nossa sociedade, ou escolhas que fazíamos enquanto pessoas. E havia muito mal sendo feito no mundo, muitas verdades feias sendo trazidas à tona. Essas palavras somavam isso tudo muito poderosamente.
Quanto à reação que a banda recebeu por sua imagem sombria, Flynn explica, "Os fãs adoraram. Era diferente, especialmente naquela época. Ganhou a capa de disco do ano em algumas revistas. Agora, um milhão de bandas copiou a idéia, o que é lisonjeiro. Mas honestamente, nós só estávamos tentando sair daquela coisa cafona de photoshop que tava pegando naquela época."
E sobre aquilo que ele gostou mais, Flynn afirma, "Só como uma coisa tão simples e rude pode ser tão poderosa. É como o antigo lema de Gene Simmons ‘seja simples, idiota’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"

Robb Flynn (Machine Head) exalta disco que marcou a volta do Linkin Park
A opinião de Robb Flynn (Machine Head) sobre o Sleep Token
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
Robb Flynn quer que despedida do Machine Head seja tão grandiosa quanto final de Stranger Things
Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las
Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero


