Black Sabbath: Doom Let Loose
Por Ricardo Seelig
Postado em 02 de setembro de 2007
O canadense Martin Popoff é hoje o mais importante jornalista e escritor "metálico" do planeta. Autor de dezenas de livros e artigos, colaborador das mais diversas publicações, sua imensa bibliografia disseca a cultura headbanger e serve como guia tanto para os iniciantes quanto para os mais veteranos no Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Depois de escrever obras dedicadas ao Southern Rock ("Southern Rock Review"), Blue Oyster Cult ("Secrets Revealed"), UFO ("Shoot Out The Lights"), Rainbow ("English Castle Magic"), Dio ("Light Beyond The Black") e Iron Maiden ("Run For Cover: The Art Of Derek Riggs"), Popoff coloca agora no mercado o livro "Black Sabbath: Doom Let Loose", que disseca a carreira do grupo mais importante da história da música pesada.
Com 355 páginas, o livro inicia na era pré-Sabbath, nas primeiras aventuras de Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne, que culminaram com o nascimento do Earth. Os primeiros ensaios, os primeiros shows, as primeiras histórias, está tudo lá, relatado por Popoff.
Mas o filé de "Doom Let Loose" surge mesmo quando o Black Sabbath se lança ao mercado e se consolida como banda. Dividido em capítulos que englobam cada um dos álbuns lançados pelo grupo, e também todas as fases e mudanças de formação pelas quais a banda passou, a obra vai fundo nos bastidores, processo de composição e itens lançados em cada época, o que a transforma, simultaneamente, em um excelente livro de histórias e um guia fundamental para os colecionadores do Black Sabbath, já que lista versões dos álbuns, singles, promos e demais formatos lançados.
O texto de Martin Popoff é fácil de ser lido, prende a atenção, e vem acompanhado de muitas, muitas mesmo, fotos e ilustrações relacionadas ao grupo. É claro que quem é fã irá amar e pirar nos detalhes, mas o mais legal disso tudo é que "Doom Let Loose" funciona não só para essas pessoas, mas também para todo e qualquer apreciador do estilo.
"Black Sabbath: Doom Let Loose" é uma obra fundamental, aliás, como todas os livros que Popoff vem lançando ao longo dos anos. Uma pena que não tenha sido lançado no Brasil e não conte com uma versão em português.
Falando nisso, essa é uma ótima dica para as gravadoras e editoras dedidadas ao Heavy Metal: por favor, lancem os livros de Martin Popoff no Brasil. Não somos um dos maiores mercados para a música pesada no mundo? Então, testem essa força e coloquem essas obras à disposição dos headbangers brasileiros. Garanto que leitores não faltarão …
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS

Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne


