Black Sabbath: Doom Let Loose
Por Ricardo Seelig
Postado em 02 de setembro de 2007
O canadense Martin Popoff é hoje o mais importante jornalista e escritor "metálico" do planeta. Autor de dezenas de livros e artigos, colaborador das mais diversas publicações, sua imensa bibliografia disseca a cultura headbanger e serve como guia tanto para os iniciantes quanto para os mais veteranos no Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Depois de escrever obras dedicadas ao Southern Rock ("Southern Rock Review"), Blue Oyster Cult ("Secrets Revealed"), UFO ("Shoot Out The Lights"), Rainbow ("English Castle Magic"), Dio ("Light Beyond The Black") e Iron Maiden ("Run For Cover: The Art Of Derek Riggs"), Popoff coloca agora no mercado o livro "Black Sabbath: Doom Let Loose", que disseca a carreira do grupo mais importante da história da música pesada.
Com 355 páginas, o livro inicia na era pré-Sabbath, nas primeiras aventuras de Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne, que culminaram com o nascimento do Earth. Os primeiros ensaios, os primeiros shows, as primeiras histórias, está tudo lá, relatado por Popoff.
Mas o filé de "Doom Let Loose" surge mesmo quando o Black Sabbath se lança ao mercado e se consolida como banda. Dividido em capítulos que englobam cada um dos álbuns lançados pelo grupo, e também todas as fases e mudanças de formação pelas quais a banda passou, a obra vai fundo nos bastidores, processo de composição e itens lançados em cada época, o que a transforma, simultaneamente, em um excelente livro de histórias e um guia fundamental para os colecionadores do Black Sabbath, já que lista versões dos álbuns, singles, promos e demais formatos lançados.
O texto de Martin Popoff é fácil de ser lido, prende a atenção, e vem acompanhado de muitas, muitas mesmo, fotos e ilustrações relacionadas ao grupo. É claro que quem é fã irá amar e pirar nos detalhes, mas o mais legal disso tudo é que "Doom Let Loose" funciona não só para essas pessoas, mas também para todo e qualquer apreciador do estilo.
"Black Sabbath: Doom Let Loose" é uma obra fundamental, aliás, como todas os livros que Popoff vem lançando ao longo dos anos. Uma pena que não tenha sido lançado no Brasil e não conte com uma versão em português.
Falando nisso, essa é uma ótima dica para as gravadoras e editoras dedidadas ao Heavy Metal: por favor, lancem os livros de Martin Popoff no Brasil. Não somos um dos maiores mercados para a música pesada no mundo? Então, testem essa força e coloquem essas obras à disposição dos headbangers brasileiros. Garanto que leitores não faltarão …
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra

Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne


