Gibson: Joel Hoekstra fala sobre Whitesnake, Les Pauls e mais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Giovanni G. Melo, Fonte: Gibson.com, Tradução
Enviar Correções  

Joel Hoekstra é um dos guitarristas mais participativos do rock, tendo trabalhado por anos entre o NIGHT RANGER, a TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA e o Rock of Ages da Broadway. Em 2014 ele se juntou ao WHITESNAKE e entrou em estúdio com David Coverdale para tocar novas versões sobre as canções do DEEP PURPLE da era Coverdale. O resultado saiu no disco "The Purlple Album" e, agora, o WHITESNAKE está na estrada divulgando o trabalho.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por Anne Erickson

Quase sempre o guitarrista é visto empunhando suas Les Pauls customizadas.

"Acho que a Les Paul é a combinação perfeita para ter um tom encorpado e pesado. É a guitarra perfeita". Disse Hoekstra à Gibson.com.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico bateu um papo sobre sua experiência ao se juntar ao WHITESNAKE ("Entendo que o material do WHITESNAKE realmente é o sonho de um guitarrista"), seu vindouro trabalho solo e porque escolheu a Gibson Les Paul.

Parabéns pelo "The Purple Album". Como foi a releitura destas canções do Deep Purple?

"Para mim foi uma honra total e um grande momento. A gente se esforçou criativamente mais do que as pessoas perceberam. Muitas das canções do Deep Purple têm um riff de guitarra contínuo e nós nos concentramos mais em um duelo de guitarras, então, para mim foi como preencher os riffs com uma segunda guitarra. David Coverdale nos deixou colocar nossas próprias distorções e solos sobre aquelas músicas consagradas."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouvindo as versões, realmente dá para sentir que você colocou sua veia criativa naqueles clássicos.

"Com certeza. Algumas das canções são muito, muito diferentes. "Holy Man" e "Sail Away" são totalmente diferentes. Muitas músicas foram bastante reinventadas e outras ficaram próximas às versões originais, mas "whitesnakeamos" elas, como o David costuma dizer."

Como foi entrar em estúdio com David Coverdale e trabalhar neste disco, sendo esta sua primeira gravação com o WHITESNAKE?

"David é ótimo. Ele é muito atencioso com todo mundo que toca com ele. Ele queria capturar o verdadeiro som desta versão da banda. Como um novo guitarrista, isso é ótimo quando você tem um mito como David Coverdale lhe dizendo 'seja você mesmo'. Ele foi incrivelmente positivo e encorajador e é um grande músico e frontman. Um cara super divertido."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quais são as diferenças entre tocar no WHITESNAKE e no NIGHT RANGER e na TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA?

"Entendo que o material do WHITESNAKE é realmente o sonho de um guitarrista. É ótimo. Você tem todos aqueles grandes riffs de guitarra e solos clássicos. Há uma história de grandes guitarristas que já passaram pela banda, por isso é sempre uma honra seguir os passos deles. Me sinto abençoado."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos falar de guitarras! Quais são suas principais guitarras na turnê e em estúdio? Vejo você com Les Pauls sobre o palco o tempo todo.

"Sim, e nesta turnê atual tenho novas Gibsons! Logo que cheguei ao WHITESNAKE me inspirei a usar minha engrenagem favorita, e toco Gibsons há muito tempo, então eu me virei para o Custom Shop e disse a eles que minha ideia era ter uma Les Paul branca e uma preta com o logo do WHITESNAKE no corpo. O som das Gibsons são totalmente incríveis. É uma maneira legal de começar numa nova banda, e ter um equipamento de marca torna tudo mais divertido."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que faz as guitarras Gibson serem a medida certa para você?

"Não há nada como a Gibson, tanto em tons quanto em tocabilidade. Tem sido incrível tocar minha nova Les Paul nesta turnê."

Fale sobre seu novo projeto, o JOEL HOEKSTRA 13.

"Bem, o álbum deve sair em outubro. É um rock clássico meio hard melódico que escrevi e há músicos consagrados da cena do rock clássico participando. Meus álbuns solo anteriores foram muitos anos atrás e eles soam mais como uma fusão de rock instrumental. Neste eu queria focar em boas canções de rock. Todas têm solos rasgados, mas é mais para mostrar aos fãs minha experiência sobre o hard rock melódico."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Goo336 Goo336 Cli336 Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336