Gibson: Joel Hoekstra fala sobre Whitesnake, Les Pauls e mais
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Gibson.com
Postado em 07 de julho de 2015
Joel Hoekstra é um dos guitarristas mais participativos do rock, tendo trabalhado por anos entre o NIGHT RANGER, a TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA e o Rock of Ages da Broadway. Em 2014 ele se juntou ao WHITESNAKE e entrou em estúdio com David Coverdale para tocar novas versões sobre as canções do DEEP PURPLE da era Coverdale. O resultado saiu no disco "The Purlple Album" e, agora, o WHITESNAKE está na estrada divulgando o trabalho.
Por Anne Erickson
Quase sempre o guitarrista é visto empunhando suas Les Pauls customizadas.
"Acho que a Les Paul é a combinação perfeita para ter um tom encorpado e pesado. É a guitarra perfeita". Disse Hoekstra à Gibson.com.
O músico bateu um papo sobre sua experiência ao se juntar ao WHITESNAKE ("Entendo que o material do WHITESNAKE realmente é o sonho de um guitarrista"), seu vindouro trabalho solo e porque escolheu a Gibson Les Paul.
Parabéns pelo "The Purple Album". Como foi a releitura destas canções do Deep Purple?
"Para mim foi uma honra total e um grande momento. A gente se esforçou criativamente mais do que as pessoas perceberam. Muitas das canções do Deep Purple têm um riff de guitarra contínuo e nós nos concentramos mais em um duelo de guitarras, então, para mim foi como preencher os riffs com uma segunda guitarra. David Coverdale nos deixou colocar nossas próprias distorções e solos sobre aquelas músicas consagradas."
Ouvindo as versões, realmente dá para sentir que você colocou sua veia criativa naqueles clássicos.
"Com certeza. Algumas das canções são muito, muito diferentes. "Holy Man" e "Sail Away" são totalmente diferentes. Muitas músicas foram bastante reinventadas e outras ficaram próximas às versões originais, mas "whitesnakeamos" elas, como o David costuma dizer."
Como foi entrar em estúdio com David Coverdale e trabalhar neste disco, sendo esta sua primeira gravação com o WHITESNAKE?
"David é ótimo. Ele é muito atencioso com todo mundo que toca com ele. Ele queria capturar o verdadeiro som desta versão da banda. Como um novo guitarrista, isso é ótimo quando você tem um mito como David Coverdale lhe dizendo 'seja você mesmo'. Ele foi incrivelmente positivo e encorajador e é um grande músico e frontman. Um cara super divertido."
Quais são as diferenças entre tocar no WHITESNAKE e no NIGHT RANGER e na TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA?
"Entendo que o material do WHITESNAKE é realmente o sonho de um guitarrista. É ótimo. Você tem todos aqueles grandes riffs de guitarra e solos clássicos. Há uma história de grandes guitarristas que já passaram pela banda, por isso é sempre uma honra seguir os passos deles. Me sinto abençoado."
Vamos falar de guitarras! Quais são suas principais guitarras na turnê e em estúdio? Vejo você com Les Pauls sobre o palco o tempo todo.
"Sim, e nesta turnê atual tenho novas Gibsons! Logo que cheguei ao WHITESNAKE me inspirei a usar minha engrenagem favorita, e toco Gibsons há muito tempo, então eu me virei para o Custom Shop e disse a eles que minha ideia era ter uma Les Paul branca e uma preta com o logo do WHITESNAKE no corpo. O som das Gibsons são totalmente incríveis. É uma maneira legal de começar numa nova banda, e ter um equipamento de marca torna tudo mais divertido."
O que faz as guitarras Gibson serem a medida certa para você?
"Não há nada como a Gibson, tanto em tons quanto em tocabilidade. Tem sido incrível tocar minha nova Les Paul nesta turnê."
Fale sobre seu novo projeto, o JOEL HOEKSTRA 13.
"Bem, o álbum deve sair em outubro. É um rock clássico meio hard melódico que escrevi e há músicos consagrados da cena do rock clássico participando. Meus álbuns solo anteriores foram muitos anos atrás e eles soam mais como uma fusão de rock instrumental. Neste eu queria focar em boas canções de rock. Todas têm solos rasgados, mas é mais para mostrar aos fãs minha experiência sobre o hard rock melódico."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Ouça "Nothing Else Matters", do Metallica, em escala maior
Zetti, ex-goleiro do São Paulo, esnobou autógrafo que Roger Waters deu para Rogério Ceni
Regis Tadeu em "O Maior Cantor Brasileiro de Todos os Tempos?"


A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Cantora da abertura de Pokémon em português revela que é fã de Journey e Whitesnake
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



