Aneurose: mantendo acessa a chama do thrash metal mineiro
Por Junior Frascá
Postado em 28 de julho de 2014
Banda mineira formada em 2002, e que retornou suas atividades em 2011, o ANEUROSE vem sendo considerado por grande parte da crítica especializada como uma das maiores revelações do thrash metal nacional nos últimos anos. Com um som energético e cheio de peso, que traz influências tanto da velha escola do thrash, como de sua fase mais moderna, os caras estão chamando a atenção do público com o lançamento do seu primeiro álbum oficial, "From Hell". Conversamos com o vocalista Wallace Almeida, que nos conta um pouco sobre essa fase da banda, dentre outros detalhes. Confiram:
1 - Conte-nos um pouco sobre a história da banda até o momento.
Wall: A Aneurose foi criada em 2002 em um festival de rock, eu estava tentando montar uma banda e acabei encontrando uma galera que já tinha o grupo formado, faltando apenas o vocalista. A partir daí começamos a compor e tocar por Minas Gerais. Após 2 anos de pausa voltamos em 2011 com o propósito de rever tudo que fora produzido e compor novas músicas para gravar um disco. Em fevereiro de 2013 gravamos o "From Hell" com a produção de Celo Oliveira e Gus Monsanto e hoje estamos correndo o país com a Tour From Hell.
2 - O que você pode nos dizer sobre a cena metálica de Minas Gerais hoje em dia? Há ainda resquícios daquela cena fervorosa que marcou o metal nacional, entre o final dos anos 80, e início dos anos 90?
Wall: Sua pergunta é interessante. Hoje em Minas Gerais temos na ativa TUATHA DE DANNAN, CHAKAL, DROWNED, EMINENCE, LOTHLORYEN, OVERDOSE, MOTOSSERRA, TRAY OF GIFT, EX-MACHINA, KERNUNNA, ÓDIO AO EXTREMO, SOUL INSIDE, ANEUROSE, entre outras grandes bandas, e o estado continua revelando outros grupos incríveis! Aqui temos um circuito de eventos muito tradicional, que conta com Roça’n’Roll, Triumph, Kebra Ossos, Rock in Hill, Rock nas Alturas e os novos que estão surgindo, como o Aneuródio Festival e o Tonelada Rock Fest. Sinto muito orgulho de fazer parte desta cena, aqui o bicho pega!
3 - O primeiro registro do ANEUROSE, "From Hell", lançado ano passado, vêm obtendo várias críticas favoráveis da imprensa especializada. Você acredita que atingiram suas expectativas com o álbum? Como têm sido a repercussão das novas faixas junto aos fãs, nos shows da banda?
Wall: Frascá, estamos muito felizes com a repercussão do "From Hell", só ouvimos elogios! O disco chegou a figurar entre os maiores lançamentos do ano de 2013 na Roadie Crew e em alguns sites. Com certeza atingimos as nossas expectativas, principalmente por sentir que conseguimos colocar um pouco da energia de nossos shows neste trabalho. A recompensa maior vem quando estamos em cima dos palcos, o reconhecimento do público é nosso maior combustível.
4 - Do meu ponto de vista, a banda pratica um thrash metal bem intenso, que mescla influências tanto da velha escola, de bandas como SLAYER e GRIP INC., como de bandas mais modernas e atuais, como o MACHINE HEAD e PANTERA, em especial pelo groove presente em vários momentos do trabalho. Como você classificaria o som da banda? Quais são suas principais influências?
Wall: Esse é o grande X da questão, nós não rotulamos nossa música. A gente compõe sem a preocupação de manter um estilo, isso nos dá muita liberdade de criação e é aí que aparece o diferencial citado por você. As influências são individuais, cada integrante tem uma linhagem diferente entende? Nossa preocupação é fazer um som que a gente curta tocar em cima do palco, e ouvir em casa.
5 - O que também me chamou a atenção no disco é a mescla entre faixas mais rápidas, como "What R U Waiting 4", e outras mais cadenciadas e brutais, como "Black Widow", o que faz com que a audição jamais seja cansativa. Isso foi algo proposital?
Wall: Na verdade não. É nosso processo de composição que permite que isso aconteça. Todos tem liberdade de compor. O cara chega ao estúdio com uma ideia e aí todos trabalham juntos nela até deixar a música pronta. Com cada canção nascendo de um cara, com inspirações e influências diferentes fica fácil dar dinâmica ao disco.
6 - E como foi trabalhar com Gus Monsato na produção? O que ele acrescentou ao som do ANEUROSE?
Wall: Cara, impossível falar do Gus Monsando sem falar também do Marcelo Oliveira. Passamos a semana de carnaval de 2013 fechados no estúdio do Marcelo, trabalhando 12 horas por dia durante 6 dias. Era um calor de 45 graus e eles não perderam o bom humor!! (Risos) Foi como se esses caras abrissem nossas cabeças, pegasse o som que queríamos para o disco e mandassem prensar, foi incrível! O Gus é muito talentoso, um artista nato. Ele agregou bastante coisa nova e diferente a algumas músicas, o que também ajudou a dar mais dinâmica ao "From Hell".
7 - Porque vocês escolheram a faixa "Hunting Knife" para ser o primeiro vídeo clipe do álbum?
Wall: "Hunting Knife" é uma música especial para a ANEUROSE. O riff dela foi criado há uns 10 anos, e quando a refizemos ficamos muito empolgados. É uma música que gostamos muito. De qualquer forma outras faixas concorreram com ela pelo clipe, "Square in Flames", "Drink Like a Man" e "Black Widow" também foram cogitadas na época.
8 - E quais os planos da banda para o futuro? Há alguma previsão de tour pelo exterior?
Wall: Cara, estamos no meio da turnê nacional de divulgação do "From Hell", e tratando da tour europeia para 2015. Graças à boa repercussão do disco, iremos relança-lo em setembro deste ano pelo selo Eternal Hatred com direito a uma faixa bônus, que compomos há 1 mês. Nossas cabeças estão borbulhando com novas composições, então o segundo disco também não deve demorar para sair.
9 - Obrigado pela entrevista. O espaço é seu para suas palavras finais a nossos leitores.
Wall: Frascá, sou eu quem agradeço imensamente! Foi um grande prazer, me diverti muito respondendo suas perguntas. Quero deixar um recado para a galera que acompanha a Aneurose, MUITO OBRIGADO! Por todas as mensagens de incentivo e apoio que vocês nos enviam, e ao mosh em cada show que fazemos. Vocês são a motivação para esse trabalho! Compartilhem nosso som! Let´s Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Quando Charlie Watts apontou o único frontman que superava Mick Jagger, dos Rolling Stones
O hit do Engenheiros do Hawaii que é manifesto contra poder do eixo Rio-São Paulo
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



