Matérias Mais Lidas

Slayer: Faca feita com cordas de guitarra gera imagens que ninguém esperavaSlayer
Faca feita com cordas de guitarra gera imagens que ninguém esperava

Kiss: Gene Simmons diz que passou dos 70 anos por nunca ter bebido ou usado drogasKiss
Gene Simmons diz que passou dos 70 anos por nunca ter bebido ou usado drogas

AC/DC: a resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta da bandaAC/DC
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta da banda

Alexi Laiho: A banda de metal do céu agora tem um guitarrista solo, afirma MustaineAlexi Laiho
"A banda de metal do céu agora tem um guitarrista solo", afirma Mustaine

Shaman: quando Andre Matos desmaiou durante show em Belo Horizonte, em 2018Shaman
Quando Andre Matos desmaiou durante show em Belo Horizonte, em 2018

Metallica: todas as faixas do polêmico Load, da pior para a melhorMetallica
Todas as faixas do polêmico "Load", da pior para a melhor

Slipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantadoSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

Chester Bennington: viúva anuncia separação de bombeiro após um anoChester Bennington
Viúva anuncia separação de bombeiro após um ano

Thrash metal: 20 grandes músicas do estilo mais rápido e agressivo da música pesadaThrash metal
20 grandes músicas do estilo mais rápido e agressivo da música pesada

Slash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?Slash
Por que ele usa óculos escuros o tempo todo?

Guns N' Roses: Gilby diz que grunge fez a banda sair dos estádios e ir para os clubesGuns N' Roses
Gilby diz que grunge fez a banda sair dos estádios e ir para os clubes

Rock in Rio: Produção afirma que datas estão mantidasRock in Rio
Produção afirma que datas estão mantidas

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Nervosa: Prika Amaral toca os seus riffs preferidos na guitarra (vídeo)Nervosa
Prika Amaral toca os seus riffs preferidos na guitarra (vídeo)

Rob Halford: entediado mas fashion e zueiro, encarnando um cowboy de saltoRob Halford
Entediado mas fashion e zueiro, encarnando um cowboy de salto


Matérias Recomendadas

Slayer: as preferências do guitarrista Kerry KingSlayer
As preferências do guitarrista Kerry King

Edu Falaschi: os dez vocalistas brasileiros preferidos deleEdu Falaschi
Os dez vocalistas brasileiros preferidos dele

Fotos de Infância: Yngwie MalmsteenFotos de Infância
Yngwie Malmsteen

AC/DC: prostitutas revelam as esquisitices de Phil RuddAC/DC
Prostitutas revelam as esquisitices de Phil Rudd

Iron Maiden: Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo HorizonteIron Maiden
Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo Horizonte

Tunecore
Malvada

Kiko Loureiro: como ser um grande guitarrista, vendedor, etc

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Daniel Tavares
Enviar Correções  

Além das atividades com o ANGRA e com o KIKO LOUREIRO TRIO, o guitarrista Kiko Loureiro ainda escreve colunas para revistas especializadas em guitarra, ministra workshops em que demonstra suas técnicas nas seis cordas (veja a resenha de um deles no link abaixo) e palestras focando o mundo empresarial, como a que ele ministrou nesta noite de terça-feira, 13 de maio, a convite do CDL Jovem de Fortaleza, no interior da Faculdade CDL (do Clube de Diretores Logistas de Fortaleza).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Kiko Loureiro: Mostrando o talento no Guitar Meeting em Fortaleza

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após a palestra tivemos uma rápida entrevista com Kiko (que se mostrou bastante atencioso e até elogiou a camisa do Whiplash.net).

Quais os próximos planos para o ANGRA?

Kiko Loureiro: Após a turnê comemorativa de 20 anos de lançamento do "Angels Cry", se apresentando em cidades onde eles não passaram no ano passado (estão repetindo apenas Fortaleza e BH) e divulgando o DVD gravado em São Paulo no ano passado, eles se apresentarão no Hellfest, na Europa, e entrarão em estúdio para iniciar os trabalhos no novo álbum (o primeiro com os dois novos membros, o paulistano Bruno Valverde e o italiano Fabio Leone).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A substituição do Ricardo Confessori pelo Bruno Valverde na posição de baterista parece ter sido bem mais tranquila que a do vocalista ano passado. O que você poderia dizer sobre isto?

Kiko Loureiro: O Rafael está passando por mudanças da vida, com filho, talvez abra uma escola de música, algo para o qual não precise viajar tanto. O Bruno já toca comigo e com o Felipe Andreoli há um ano, no KIKO LOUREIRO TRIO, já conhecemos o trabalho dele e temos um bom relacionamento. Então foi bem menos complicado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E sobre os shows de Fortaleza (em 24/05, no Complexo Armazém), Natal (em 25/05, no Armazém Hall) e outras cidades do Nordeste com a banda pernambucana TERRA PRIMA, o que você pode adiantar?

O show continuará focando no DVD "Angels Cry 20th Anniversary Tour", mas teremos alterações no repertório em relação ao show do ano passado. Estes shows serão ainda melhores. Naquele show eu estava com febre. E ainda tivemos o problema com o atraso da companhia aérea. Esperamos rever todos lá.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disso, durante a palestra, Kiko, entre outras estórias curiosas, contou sobre como foi o lançamento da demo "Reaching Horizons" (1992) e do disco "Angels Cry". "Quando você tem uma visão e uma estratégia, só falta agir. A gente queria tocar heavy metal, no país do forró e ainda queria ser sofisticado. A gente também achava que é fundamental dentro de um time respeitar as diferenças e usá-las a favor do todo". Foi assim que a demo chegou em fita cassete ao Japão, atraindo o interesse de um produtor de lá que financiou a gravação do CD. Os então componentes da banda, resolveram investir todo o dinheiro recebido (80 mil dólares) gravando em um estúdio na Alemanha. "Poderíamos ter feito menos, mas usamos todo esse dinheiro, além do dinheiro que a gente tinha, porque a gente acreditava que você nunca tem uma segunda oportunidade pra primeira impressão". O produtor alemão, no entanto, teria vetado a participação do baterista Marco Antunes, que foi substituído, na gravação, por Alex Holzwarth (RHAPSODY OF FIRE). No fim, tudo deu certo. Com a visão, o propósito que nós tínhamos, apesar de todos os problemas (ter gasto todo o dinheiro, o produtor alemão, o baterista), conseguimos ser disco de ouro no Japão, vender cem mil cópias num mercado super exigente como o japonês, competindo com as melhores bandas do mundo.

Ele também contou como conseguiu a carteirinha de músico da OMB (requisito para integrar a banda de apoio do grupo vocal DOMINÓ, que fez sucesso nos anos 80). Teve que vestir um terno para tirar a fotografia, mas ao chegar no local onde haveria a audição, a senhora que o atendeu exigiu-lhe que tocasse apenas o primeiro acorde de uma música na guitarra. Seu colega baterista do DOMINÓ foi atendido pela mesma senhora e, na falta de uma bateria na sala, ouviu: "pois batuque alguma coisa aí na mesa que está bom".

Sobre como se tornar um grande guitarrista ele disse: "Talento não existe. Eu sabia que não tinha talento. Tive muita dificuldade para fazer um fá maior. A mão doía e eu tinha vontade de desistir. Tinha 11 anos. Mas para tudo é preciso dedicação. Então, com o passar dos anos eu fui me organizando para estudar igual fazia no colégio. Assim como numa quarta temos aula de matemática, numa quinta de geografia eu fazia tabelas, com acordes, ritmos, etc. E treinava, treinava. Os grandes esportistas sempre ficaram depois do treino. Você não perde peso sem fazer dieta e exercício.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele adicionou: "Existe uma coisa chamada 'Hora da verdade', em que é preciso ter confiança no que você sabe fazer e fazer aquilo para o qual você treinou muito. Quando abrimos para o AC/DC (acho que todo mundo conhece essa banda), éramos uns moleques, mas estávamos confiantes, treinamos muito. Pra piorar, o show estava atrasado, entramos na hora em que a banda principal já deveria estar no palco. Tinha cara com o dedo médio em riste na plateia, mas a gente não olhava pro cara. Chegou a hora de tocar e a gente foi lá e fez o que sabia. Quanto mais você estuda, quanto mais confiante está, mais fácil fica ligar os pontos daquilo que você está estudando e ficar mais criativo, encontrar soluções que ninguém mais achou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na música tem uma coisa muito importante. Erre. Não erre por displicência, por que não treinou, senão você está fora da jogada. Erre porque tentou algo novo, porque está experimentando. Como disse MILES DAVIS: qualquer um que não tenha cometido um erro, nunca tentou algo novo".

Ele continuou: "é preciso buscar soar diferente, ao invés de ser o melhor. Quando eu comecei, meu professor era melhor do que eu, afinal ele era mais velho, tocava há muito mais tempo. Hoje, tem menino chinês que de cinco anos que é bem melhor do que você. Então, você tem que ter algo que te diferencie. Jimmy Page usava um arco de violino pra tocar guitarra (e quem toca sabe que isso não adianta nada, não sai nada), mas o diferenciava. Bob Marley criou um estilo que ninguém conhecia. O meu diferencial era a influência de música brasileira no rock e vice-versa".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Kiko ainda falou sobre diversos outros assuntos, como consistência de mensagem e sobre como tratar os fãs como clientes, atendê-los ao invés de atraí-los, o tema principal da palestra e que obviamente não transcreveremos aqui (não importa a sua profissão, quando o homem estiver dando uma palestra sobre esse tema, vale a pena conferir). Ao final da palestra, a própria produção endereçou uma pergunta a Kiko:

Como será o Kiko daqui a 20 anos?

Você tem que estar sempre estudando, sempre ensinando. Mantendo a ética (faça o que você fala). Eu me enxergo na cena do Titanic (barco afundando... os caras tocando...).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Dead Daisies
Stamp
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Angra: Kiko Loureiro publica vídeo tocando bossa nova com Andre Matos na FrançaAngra
Kiko Loureiro publica vídeo tocando bossa nova com Andre Matos na França

Kiko Loureiro: viver de música demora a dar grana? A resposta dele para esse dilemaKiko Loureiro
Viver de música demora a dar grana? A resposta dele para esse dilema

Kiko Loureiro: quando ele teve a oportunidade de posar com seu maior ídoloKiko Loureiro
Quando ele teve a oportunidade de posar com seu maior ídolo

Kiko Loureiro: é dele o melhor álbum de guitarra em 2020, segundo a Guitar WorldKiko Loureiro
é dele o melhor álbum de guitarra em 2020, segundo a Guitar World

Kiko Loureiro: veja-o tocar Symphony of Destruction na audição para o MegadethKiko Loureiro
Veja-o tocar "Symphony of Destruction" na audição para o Megadeth

Kiko Loureiro: live stream dedicada ao Eddie Van HalenKiko Loureiro
Live stream dedicada ao Eddie Van Halen

Kiko Loureiro: em vídeo, ele comenta técnicas de Eddie Van Halen na guitarraKiko Loureiro
Em vídeo, ele comenta técnicas de Eddie Van Halen na guitarra

Van Halen: Kiko Loureiro resgata vídeo tocando Hot for Teacher no JôVan Halen
Kiko Loureiro resgata vídeo tocando "Hot for Teacher" no Jô

Kiko Loureiro: Confira o guitarrista tocando Du Monde, faixa de último álbum soloKiko Loureiro
Confira o guitarrista tocando "Du Monde", faixa de último álbum solo

Megadeth: por que Kiko Loureiro evita falar sobre o novo álbum da bandaMegadeth
Por que Kiko Loureiro evita falar sobre o novo álbum da banda


Megadeth: Dave Mustaine coloca Kiko acima de todos os outros guitarristasMegadeth
Dave Mustaine coloca Kiko acima de todos os outros guitarristas

Kiko Loureiro: não precisa conhecer teoria para ser um bom músicoKiko Loureiro
Não precisa conhecer teoria para ser um bom músico


Scorpions: As 20 melhores canções com temática românticaScorpions
As 20 melhores canções com temática romântica

Kiss sobre Secos e Molhados: há quem acredite em OVNIsKiss sobre Secos e Molhados
"há quem acredite em OVNIs"


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.