Collin-Us: entrevista sobre turnê "Em Voz Alta" e novidades

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Eduardo Weddy, Fonte: Raio X Música
Enviar correções  |  Ver Acessos

A Collin-Us teve sua primeira formação em 2006 e ao longo dos anos, se fixou com os integrantes Edmer (Baixo), Deleo (Voz e Guitarra), Leandrinho ( Bateria) e Kiko (Guitarra).

Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de ChampignonDeath On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie Mercury

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro trabalho do grupo foi o EP lançado em 2008 intitulado "A Espera de Algo Melhor", com 8 faixas. Em fevereiro de 2011, foi lançado o álbum "Em Voz Alta", disco de maior repercução do grupo, onde realizaram turnê passando por várias cidades Brasileiras, pelo do interior de São Paulo comemorando cinco anos de carreria, shows pela capital de São Paulo, pelo interior do Paraná, interior de Santa Catarina, muitos shows pela cidade natal de Curitiba e região metropolitana; Alguns estão por vir em outras regiões do país no encerramento da turnê "Em Voz Alta", enquanto isso, o artista Collin-Us trabalha novo material;

O quarteto COLLIN-US fala um pouco nesta entrevista sobre os shows que já ocorreram da Turnê do disco "Em Voz Alta" que está chegando em fase final em quase dois anos de eventos e sobre surpresas na final da divulgação do disco; Além do disco atual, comentam como está a pré-produção do novo álbum que está a caminho e entre outras curiosidades:

RX Música - Para começar e informar aos leigos, qual é e qual foi a origem e significado do nome Collin-Us? Fale do porque do nome.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deleo (vocal-guitarrista): O ex-guitarrista Léo e eu nos juntamos para montar a banda, ele veio com a ideia de Collin, disse que tinha visto em algum lugar que não sei (risos), que significava juventude, estávamos falando ao telefone, e depois de alguns minutos pensando juntos no que colocar a mais, olhei um produto que estava em cima da minha cabeceira, e as duas letras no meio do nome era US, que no inglês significa algo perto de nosso, e falei para ele que gostou na hora, e é assim desde então, significa algo como "nossa juventude", é só um significado mesmo.

RX Música - Quais são as maiores influências da banda?

Deleo (vocal-guitarrista): Trazemos uma vasta lista de influências, desde as bandas mais antigas do rock mundial como Metallica, Iron Maiden, AC/DC e entre outros clássicos do rock e algumas bandas de punk rock e hardcore como The Offspring, Bad Religion, Pennywise,Millencolin, Nofx, Face to face, Dead Fish, Garage fuzz, Nitrominds entre outras bandas. Particularmente carrego dentro de mim o velho e bom Raimundos e Charlie Brown Jr. e a banda em geral carrega muito a influência atual de Rise Against, This is a Standoff, Belveder, Bullet Bane, A Wilhelm Scream e na verdade ha mais uma lista boas bandas.

RX Música - Em 2011, vocês lançaram o álbum "Em Voz Alta"? Como foi o processo de gravação e produção?

Deleo (vocal-guitarrista): O processo de gravação foi muito rápido, muito mesmo, para fazer a edição foi um pouco mais demorado e trabalhado, pois é a hora em que se junta o cimento com o tijolo, e saiu tudo certo. Com tudo isso estávamos em um projeto com outras bandas para divulgármos todos juntos os trabalhos, mas estava demorando muito. Depois de um tempo de espera, largâmos o projeto em que estávamos com as outras bandas, e decidimos correr por conta própria e foi depois de alguns meses que conhecemos o Eduardo da Raio X Música, que nos ajudou em um excelente trabalho de divulgação pelo país.

RX Música - Fale um pouco da inspiração das letras. O que pode virar música?

Deleo (vocal-guitarrista): A letra de uma música depende de varios fatores, mas sempre se deve ter um foco inicial do que se quer fazer. Todos da banda fazem música da mesma maneira, fazemos uma melodia e depois algum arranjo simples, como se fosse uma estrutura, aí colocamos ou melhor pensamos em uma letra, se a música for explosiva, fálaremos sobre revolta, seja social ou mundial, se a música for mais calma focamos o pensamento em algo mais tranquilo e suave, mas a letra sempre deve ser algo muito profundo, e que se deve tirar do fundo da alma, eu particularmente ja demorei alguns anos para terminar algumas letras, para se achar o feeling perfeito. E acho que tudo pode virar música, tudo sem exceção, dois acordes podem fazer uma música se tiver uma letra boa.

RX Música - A banda já possui dois clipes gravados, para quem conhece as músicas da banda, qual foi o processo para a escolha das músicas para os clipes?

Deleo (vocal-guitarrista): No primeiro clipe achamos melhor pegar uma música bem expressiva e decidimos gravar "Corvos e Entes", e no segundo clipe nós realizamos um sonho de gravar um clipe em uma pista de skate, com a música "Jovens" que já diz tudo, foi feita para os jovens, e foi muito legal pois particularmente andei de skate dos 11 anos até 19, larguei por causa da banda, mas é claro nunca disputei campeonato e nem nada, somente por diversão, o Kiko (guitarrista) também andava, então foi muito boa essa experiência.

RX Música- A Turnê do disco "Em Voz Alta"(2011) foi a turnê de maior repercusão da banda, conte quais foram os melhores e piores momentos? Comente sobre as dificuldades de circular pelo país?

Deleo (vocal-guitarrista): Acho que não tivemos piores momentos graças a Deus, pois fazemos o nosso trabalho com muito amor e carinho e sempre que viajamos fomos muito bem recebidos pelo pessoal local e fizemos muitas amizades que vamos levar pro resto da vida, então não considero nada negativo.

RX Música - A Collin-Us é uma banda relativamente nova (5 anos) e já conquistou status de referência no "Hardcore" Curitibano e Paranaense, qual é o segredo para este feito?

Deleo (vocal-guitarrista): Dedicação, muita força de vontade e foco, acho que nada mais do que isso.

RX Música - O Leandrinho, baterista desde os nove (09) anos, hoje com quinze (15) anos é sempre citado por profissionais da música como um dos bateristas mais talentosos de sua geração do rock Curitibano e referência do estilo hardcore, como foi conquistado este respeito?

Leandrinho (Baterista): Bom, acho que por eu ter começado junto com a banda muito cedo com 9 anos, e sempre tocar no meio da galera mais velha me ajudou bastante, conheci bastante gente que sempre fui fã e hoje posso considerar como amigos, e isso foi conquistado com meu empenho, eu sempre busquei muito o que eu quiz. eu sempre procuro melhorar cada dia mais; Por eu ainda ser novo deve ter dado um destaque a mais na minha carreira, já ouvi da boca de bateristas que eu sou muito fã como Pindé, Rene Bernucia e Leland que eles com a minha idade nem sonhavam em tocar bateria e eu com a idade que tenho ja passo deles, exagero claro, pois respeito muito esses caras. Mas o respeito eu conquisto mesmo fazendo o que eu sei fazer, que é tocar bateria e respeitar todo e qualquer músico.

RX Música - A Turnê do disco "Em Voz Alta"(2011) está na reta final, vocês ainda reservam surpresas para os fans e amigos com este disco?

Deleo (vocal-guitarrista): Sim, com certeza, não poderíamos acabar a turnê sem dar nada para o pessoal, em breve vamos deixar o melhor trabalho videográfico feito por nós, temos certeza que iremos agradar a todos os gostos. Aguardem.

RX Música - Quais os planos para o segundo semestre de 2012?

Deleo (vocal-guitarrista): Gravação. Nas próximas semanas daremos inicio a pré-produção do nosso próximo disco e nos empenharemos para que fique pronto o quanto antes, então teremos que suar muito, mas vamos continuar fazendo shows ainda, não conseguimos ficar parado.

RX Música - Como estão os preparativos para o terceiro disco da banda?

Deleo (vocal-guitarrista): Muita expectativa, pois será muito mais trabalhado que o "Em voz Alta". Estamos compondo todas as músicas em cima de um tema, cada música terá que a realidade de um assunto mais sempre visualizando tudo aquilo que está diante de nossos olhos. Estamos ansiosos para começar gravar este disco.

RX Música - Qual a previsão de lançamento do próximo disco?

Deleo (vocal-guitarrista): Ainda não temos data definida mas acreditamos que até o final do ano já esteja gravado e pronto para o lançamento.

RX Música - O que é ser uma banda no mercado nacional hoje?

Deleo (vocal-guitarrista): Difícil, pois ser músico é como tentar ser jogador de futebol, a concorrência é muito grande e mesmo assim o rock não tem tanta abertura ao público como os outros estilos (sertanejo, funk, pagode, MPB entre outros), pois não ser um estilo popular no Brasil é um público alvo que temos que explorar. Mas sempre vai ter alguns doidos procurando o rock and roll (risos) e é essa galera que a gente busca achar, acho que qualquer mercado é difícil seja qual for, e a maneira que acreditamos que seja a melhor para vencer é com muito trabalho duro, tentar buscar sempre um diferencial, ser cada dia mais profissional e principalmente ao vivo transmitir tudo o que queremos que as pessoas sintam.

RX Música - O que a banda pode citar como maior aprendizado da banda nestes cinco anos de carreira?

Edmer (baixo): Ainda estamos aprendendo cada dia que passa. No inicio da banda, a gente queria tocar pra uma galerinha legal gravar umas músicas, mais não sabia o quando precisava trabalhar para chegar em um resultado do nivel das bandas que a gente ouvia. Depois de todos esses anos a gente sempre vem aprendendo com os erros, vendo como se comportar no palco, como não se comportar no palco, como falar com o público e varias outras coisas que vamos lapidando com as experiências, queremos realizar muitas metas que ainda não conseguimos fazer devido a dificuldade de ser uma banda de Rock no Brasil devido a concorrencia e as panelinhas que existe em tudo e acredito que a gente vai fazer. E tudo que fazemos é sempre um aprendizado a mais.

RX Música - A Collin-Us foi descoberto pela Raio X Música com o álbum "Em Voz Alta" pronto para seu lançamento no final de 2010. Avalie qual é a virtude de uma banda em ter uma produção efetiva em sua carreira?

Edmer (Baixo): Bom antes da Raio X Música, quem marcava shows e divulgava a banda era eu (Edmer) e eu vi um anúncio no Orkut (2010), da produtora procurando artistas e resolvi mandar o material pra ver no que ia dar. E um dia o produtor executivo da RX Música me mandou uns recados falando que tinha gostado do som, até então era o nosso primeiro EP, nem era o disco ainda e a gente foi trocando idéia telefonemas, e um dia ele veio ver nosso ensaio e rolou a proposta de agênciar e profissionalizar a banda com os trabalhos que executam, o que foi bem legal pra todos nós.

RX Música - Comente como foi a evolução da banda pré e pós Raio X Música?

Edmer (Baixo): Acho que evoluímos bastante depois de conhecer o Edu, porque antes nossa procupação era arranjar shows e tocar. A parte da imagem da banda, como fazer uma foto legal, como falar com o público, as falhas e feed backs nos shows e muitas dicas pela web, nós nunca percebiamos. Ele ajudou e ajuda bastante dando vários toques na banda sobre essas coisas, e também nos contatos conseguimos tocar em varios lugares que não dariam atenção se eu fosse pedir para tocar, como ele está sempre se envolvendo em vários projetos ficou bem melhor para ter mais visibilidade para banda.

RX Música - Quais são os maiores incentivos da banda para continuar a divulgar seu trabalho?

Edmer - baixo e banda: Acho que a banda toda pensa da mesma forma. Nós gostamos e acreditamos de verdade no nosso som, nos somos muito roqueiros, e sabemos que rock principalmente Hardcore, não da retorno ($$$) em nosso país, sabemos que não vamos ficar ricos com isso, mais o que mais incentiva todos nós é saber que podemos atingir várias pessoas com as letras que escrevemos e com o som que fazemos.

Para conhecer a revelação do Hardcore Paranaense, acesse as mídias abaixo:
http://www.collinus.mus.br
http://www.raioxmusica.com/Artistas/Collin-us
http://www.facebook.com/collinushc
http://www.youtube.com/collinustv

Confira o último videoclipe lançado em várias TV`s regionais;




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Collin Us"


Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de ChampignonTico Santa Cruz
Um comovente texto sobre suicídio de Champignon

Death On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie MercuryDeath On Two Legs
A declaração de ódio de Freddie Mercury


Sobre Eduardo Weddy

Eduardo Weddy, natural de Minas Gerais, fundador e proprietário da Raio X Música, produtora digital com sede em Curitiba/PR. Formado em ADM, Negócios e Marketing, empresário, produtor executivo e músico com mais de 15 anos de experiência no cenário musical do rock, com mais de 300 shows pela América do Sul, tendo dividido palco e realizado shows com artistas de renome internacional e nacional. Atua nos ramos da produção artística, produção executiva, assessoria, agenciamento, planejamento de carreira, organização e divulgação de eventos e festivais.

Mais matérias de Eduardo Weddy no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline