Korzus: "em 29 anos de carreira, estamos no melhor momento"
Por André Molina
Fonte: Revista Curitiba Underground
Postado em 26 de dezembro de 2011
A banda paulista Korzus esteve em Curitiba no dia 06 de novembro para se apresentar ao lado dos expoentes do thrash metal norte-americano, Overkill. O grupo fez um show matador para divulgar o último CD "Discipline of Hate", que agradou não só o público como também o baterista do grupo americano, Ron Lipnicki, que afirmou ficar surpreso com a qualidade do trabalho dos brasileiros. Antes de se apresentar, o vocalista e fundador do Korzus, Marcello Pompeu, recebeu a revista Curitiba Underground onde estava hospedado. Bem humorado, ele concedeu entrevista para falar do bom momento do Korzus. Pompeu fez questão de recordar a histórica apresentação da banda no Rock in Rio 2011 e revelar que o Korzus já começou a gravar um novo CD.
Recentemente vocês lançaram o CD "Discipline of Hate" e estão em turnê de divulgação. Como você avalia este novo trabalho em comparação aos demais?
Marcello Pompeu: É a seqüência de "Ties of Blood" (álbum de 2004). Não existem tantas diferenças radicais. É uma evolução do trabalho que fazemos. Já estamos compondo um novo disco, que será a evolução de "Discipline of Hate". Sempre utilizando como referência o Thrash Metal Old School, que é a marca do Korzus. O último álbum nos colocou em um patamar diferenciado, em comparação as outras campanhas. As pessoas classificam como o melhor disco da banda. Eu particularmente gosto de todos. Cada um tem uma história importante.
Qual outro álbum do Korzus você indicaria para um novo fã?
Pompeu: A quem acostumou com o "Discipline of Hate", indico o "Ties of Blood" e, depois, o "Mass illusion" e o "KZS".
O Korzus participou do último Rock in Rio, realizado há alguns meses, e teve uma boa resposta do público e da crítica. Você já conseguiu perceber um impulso diferente para a carreira da banda?
Pompeu: Já. É o maior festival de música do planeta. Fizemos parte desta história. O Rock in Rio é um acontecimento importante dentro da música brasileira e mundial. Tem o "Dia do Metal" e fazer parte desta história como banda é um momento único. A boa resposta refletiu tudo o que o "Discipline of Hate" vem trazendo para a gente. Até então é o ápice da banda. Percebemos muitas pessoas no show, bem abertas ao nosso trabalho. A troca de energia entre banda e público é muito forte. O show coroou a turnê de lançamento do novo disco.
O Korzus já está acostumado com grandes festivais. Gravou o CD "Live at Monsters of Rock" (1998), abrindo o evento para grandes bandas internacionais. A experiência foi importante como o Rock in Rio?
Pompeu: Até então era o momento da banda. Estávamos terminando a turnê do "KZS". A banda passava por uma nova formação. O show serviu para mostrar que a banda estava forte, no caminho certo e com credibilidade. Mas nada se compara ao Rock in Rio. A magnitude, o tamanho e a euforia do público.
Quais os planos para o Korzus no ano que vem?
Pompeu: É o disco novo. Estamos preparando uma turnê para março ou junho e julho. Vamos voltar para o exterior com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que começamos.
O Korzus já está há mais de duas décadas na cena. Como você avalia o atual metal brasileiro?
Pompeu: O cenário como um todo nunca foi tão grande. Temos mais público. A quantidade só cresceu após a década de 90. O Brasil é rota internacional de shows, possibilitando que as bandas brasileiras, também, entrem na rota internacional. O país está sendo bem falado, com bom retorno das bandas que vem aqui tocar. Os shows estão cheios. Têm apresentação para mil, cinco mil, dez mil pessoas. De acordo com o tamanho dos locais e das bandas. As bandas brasileiras devem entender que é necessário melhorar. Não será mais medido entre as bandas nacionais. Os grupos brasileiros são comparados às bandas internacionais. É preciso ter estrutura e qualidade diferenciadas. Não adianta reclamar do fã, dizendo que só vai a show de gringo e não de brasileiro. O Brasil tem que fazer frente a eles. Esta é a realidade. Fizemos boa apresentação com o Torture Squad em São Paulo e o público foi receptivo. É lenda dizer que os brasileiros só assistem bandas internacionais.
Mas existe uma grande rota de shows no Brasil para o heavy metal?
Pompeu: Ainda não é o ideal, mas melhorou muito. Dá para contar os shows do Korzus da última turnê que a estrutura foi semelhante às antigas. Foram muito poucos. A maioria tem grande qualidade. Mas fizemos pela cena. Seja de São Paulo ou qualquer outra cidade do Brasil. O que queremos é que o heavy metal esteja cada vez mais forte, com mais fãs, espaço, veículos na mídia do metal. Nem falo da mídia aberta. Já temos a nossa. É importante o papel do Korzus neste movimento, com bons discos e shows de qualidade. As pessoas estão entendendo que todos estes anos de carreira não foi em vão. O trabalho é importante para as bandas iniciantes. Eu tenho um filho de 14 anos que já está com sua banda. O Korzus ainda deve permanecer lutando bravamente.
Nesta longa trajetória, o Korzus já passou por algum momento difícil para continuar?
Pompeu: Problema todo mundo tem na vida. Foi feito para ser resolvido. Procuramos resolvê-los. Sempre aparecem mudanças na formação, de gravadora, empresariado e estrutura. O Korzus é maior do que nós. Somos muito pequenos perto do que a banda significa. Nosso compromisso maior é com um monstro chamado heavy metal. Todos os problemas da carreira foram superáveis. Depois de 29 anos, digo que estamos vivendo o melhor momento de nossa carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


Slayer marca show com Kreator e Korzus em São Paulo com "Reign in Blood" na íntegra
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



