Dream Theater: "não ganhamos dinheiro com vendas de discos"
Por Rafael Gonçalves
Fonte: MusicRadar.com
Postado em 01 de julho de 2010
O baterista Mike Portnoy, do gigante do metal progressivo DREAM THEATER, recentemente respondeu a uma série de perguntas de fãs para o site MusicRadar.com. Alguns trechos da sessão de perguntas e respostas seguem abaixo.
MusicRadar.com: Roberto Campos pergunta: você ou o resto do DREAM THEATER já têm idéias para o próximo disco? Algum direcionamento musical, ou mesmo um conceito?
Mike Portnoy: "Nada, nada, nada. Nunca trabalhamos em idéias separadamente ou em turnê. Sempre fazemos isso uma vez que nós nos reunimos no estúdio. Assim, até chegar a hora de trabalhar em um novo álbum, nos concentramos na turnê. Depois é hora de realmente começar a trabalhar num disco, que é quando vamos começar a deixar as idéias fluírem. "
Dream Theater - Mais Novidades
MusicRadar.com: Sami Jaber quer saber o que você e os outros caras pensam sobre compartilhamento de arquivos. Ele diz que é da Arábia Saudita, e embora não seja impossível, por as mãos sobre sua música é muito difícil.
Mike Portnoy: "Eu não posso falar em nome dos outros caras. Somos cinco personalidades diferentes com cinco opiniões diferentes. Falando por mim, no entanto, eu não me importo, o que deixa as gravadoras ao redor do mundo em pânico. Eu quero que a música seja ouvida, e se ouvir a música através do compartilhamento de arquivos é o que faz as pessoas interessadas na nossa banda e se eles vêm aos nossos shows, então que assim seja".
"Finalmente, não se trata de dinheiro, pelo menos para nós não. O DREAM THEATER não ganha dinheiro com a venda de discos. O selo ganha, mas nós não. Compartilhamento de arquivos afeta artistas que vendem milhões e milhões de CDs em todo o mundo. Vendemos na casa dos centenas de milhares de cópias, de modo que a realidade é muito diferente. Pessoas que compartilham arquivos e baixam as coisas de qualquer lugar, eles não estão tirando dinheiro dos nossos bolsos; eles estão apenas tirando dinheiro da gravadora".
"A única ocasião em que eu crio caso com o compartilhamento de arquivos, e talvez eu esteja me contradizendo aqui, é quando se trata de material novo. Sou muito zeloso em relação a um novo álbum, e eu fico realmente chateado se algo vaza antes da hora".
"Quando você lança um novo disco, é um grande negócio, ou pelo menos deveria ser. Você quer que o mundo inteiro compartilhe ao mesmo tempo e viva a experiência. Além disso, quero ter certeza de que a qualidade do som não fica comprometida, o que de fato acontece. Portanto, não é questão de dinheiro, é uma coisa criativa. Quero que as pessoas experimentem o álbum em conjunto, com as letras, a arte, a fidelidade total, o negócio todo. Depois que um álbum é lançado, há tantas coisas que você pode controlar, e eu entendo disso".
MusicRadar.com: Akhil Pa pergunta: tem algum baterista cujo estilo você sinta mas não consiga emular?
Mike Portnoy: "Hmmm. Essa foi boa. Eu não sei. Qualquer baterista que foi uma grande influência sobre mim, eu sempre fui capaz de replicar o que ele faz e trabalhar até uma imitação de seu estilo - até certo ponto. John Bonham, Keith Moon, Ringo, Neil Peart - toquei suas músicas em todas as minhas bandas-tributo. Eu os sinto, eu conheço seu estilo, e quando eu tocava suas músicas naquelas bandas eu o fazia de maneira respeitosa e de certo modo autêntica".
"Há outros bateristas: Terry Bozzio é um dos meus favoritos, e eu sinto uma forte presença de seu estilo dentro de mim. Por mais que as pessoas gostem de bater nele e odiá-lo, Lars Ulrich é ótimo - há muito dele no que eu faço. Stewart Copeland, também - eu adoro imitar o que ele faz".
"Alguém que não posso reproduzir? Eu não sei. Talvez alguns dos caras super, super técnicos como Thomas Lang e Virgil Donati e Mike Mangini - eles fazem coisas que eu fisicamente não posso fazer. Mas os bateristas que me influenciaram, eles estão todos em mim, e eles acabam saindo, gostando ou não."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Lobão sobre Renato Russo: "Poderíamos ter sido amigos. Quase fizemos repertório juntos"
Max Cavalera reforça que saída do Sepultura não foi por causa de Gloria e conta motivo
A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham


A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



