O baterista que não gosta da música mais famosa de sua banda; "Gostaria de nunca ter tocado"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de fevereiro de 2025
A banda Meshuggah não é, nem de longe, um dos nomes mais populares da história do Heavy Metal. No entanto, o grupo que mistura de forma muito competente elementos de Thrash, Groove e Djent possui em seu catálogo uma música que fez relativo sucesso, intitulada "Bleed".
Obra mais popular do Meshuggah, "Bleed" é a terceira faixa de "obZen", sétimo registro de estúdio do grupo, lançado em 2008. Pesada e intrincada, a música citada neste parágrafo tem como destaque a bateria extremamente precisa, tocada por Tomas Haake.
Um dos autores de "Bleed", Tomas falou de forma breve sobre o triste significado da música durante entrevista concedida ao Songfacts em 2016. O baterista explicou:
"Tive amigos que tiveram derrames ou aneurismas no cérebro, e pessoas que morreram ou ficaram gravemente feridas - paralisia e coisas do gênero. Essa música é sobre um aneurisma, visto de uma perspectiva estranha, eu acho."
"Bleed" foi a música que colocou o Meshuggah no mapa do Metal, mas Tomas Haake não a considera sua favorita. Em entrevista ao Metal Injection, o batera foi convidado a citar qual o trecho de música ideal para apresentar o som da banda. Ele citou a canção que é o tema desta nota, mas fez algumas ressalvas.
"De certa forma, teria que ser 'Bleed'. Basicamente, qualquer 30 segundos de 'Bleed' (...). Em um nível pessoal, quero dizer, obviamente, que eu gostaria de nunca ter tocado ‘Bleed’ uma vez em minha vida. Mas aqui estamos nós. Temos que fazer isso. Mas, pessoalmente, tenho outros aspectos da banda que gosto muito, que são mais lentos, talvez atmosféricos e coisas do gênero. Como 'Nebulous', do álbum ‘Nothing’, que é mais lenta, mais pesada (...) e cria uma vibração completamente diferente em uma sala do que uma música como 'Bleed' faria."
O "desejo" de Tomas não foi atendido, e "Bleed" se tornou presença obrigatória nos shows do Meshuggah. Confira abaixo uma dessas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps