Ronnie James Dio: "Por que eu cantaria Paranoid?"
Por Diego Paulo
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 13 de agosto de 2009
Ben Jones, do programa britânico "Absolute Radio", entrevistou o vocalista Ronnie James DIO (HEAVEN & HELL, BLACK SABBATH, RAINBOW, DIO) quando o HEAVEN & HELL tocou no "Sonisphere Festival", dia 1 de agosto, no Knebworth Park, Reino Unido.
Confira trechos da conversa abaixo.
Absolute Radio: Muitas pessoas queriam saber o porquê da banda não se chamar BLACK SABBATH, mas HEAVEN & HELL. Eu imagino o motivo. É pra separar as coisas, não é? Pensando assim, adotar o nome do álbum de maior sucesso de sua fase como vocalista do BLACK SABBATH faz sentido, mostra a proposta da banda.
Ronnie James Dio: Inicialmente, achei que a banda fosse se chamar BLACK SABBATH, porque o primeiro lançamento foi nomeado "Black Sabbath: The Dio Years". Mas então a sugestão de adotar HEAVEN AND HELL foi feita por alguém, talvez Tony Iommi. Não por problemas jurídicos, não para preservar OZZY OSBOURNE, como a maioria pensou. Escolhemos um nome diferente para mostrar desde o início que nossa proposta era realmente diferente. Assim, não precisaríamos ouvir ninguém pedir por "Iron Man", "Paranoid", "Black Sabbath" e essas canções durante os shows. Não que não continuaram pedindo mesmo assim, mas não precisamos nos preocupar em tocá-las. Não tivemos medo de decepcionar o público, porque a proposta estava explícita desde o nome da banda.
Heaven And Hell - Mais Novidades
Absolute Radio: Falando nesses sucessos do SABBATH, vocês se sentem à vontade para tocá-los em um festival, já que em um evento desse tipo as bandas costumam preencher os seus set-lists com músicas que as tornaram famosas?
Ronnie James Dio: Veja bem, essas músicas não me tornaram famoso e eu sou parte dessa banda. Eu não vejo o OZZY cantando "Heaven & Hell", então por que eu deveria cantar "Paranoid" e outras canções de sua época? Bem, acredito que isso é muito sensato. Fizemos parte de diferentes gerações do BLACK SABBATH. Foram bandas praticamente diferentes. Assumimos outro nome justamente para nos diferenciar de outras épocas do BLACK SABBATH, então seria hipocrisia começar a tocar músicas dessas outras gerações agora.
Absolute Radio: Vocês fazem questão de falar a todo momento que esta turnê do HEAVEN & HELL é um evento extraordinário, no sentido de ser talvez a última da banda. Mas se o disco agradou aos fãs, se o show continua levantando as platéias, se vocês permanecen felizes juntos, por que parar?
Ronnie James Dio: Nunca conversamos sobre parar. Quero dizer, sequer conversamos sobre começar. Nos juntamos para uma coletânea, a "Black Sabbath: The Dio Years" e gravamos três novas músicas. Quando acabamos, dissemos "ok, é isso, tchau". Então surgiu a oportunidade de fazermos shows para apresentar essas novas canções. Aceitamos, um deles, inclusive, virou o DVD da banda. Quando acabamos, novamente dissemos "ok, é isso, tchau". E então surgiu a oportunidade de uma turnê mundial. Aceitamos. Chance para um novo álbum, o "The Devil You Know". Aceitamos. O que quero dizer com isso é que nada foi planejado. Logo, o fim também não será. Não fazemos planos para este projeto. Sabe como é, temos um histórico de rompimentos.
Absolute Radio: Qual a principal motivação para permanecer tocando depois de tanto tempo? Os fãs?
Ronnie James Dio: Claro que os fãs são uma grande motivação. Mas simplesmente tocar, que é o que amamos, ainda mais com grandes músicos como os que formam o HEAVEN & HELL, isso realmente nos motiva a cada dia.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Chad Gilbert, guitarrista do New Found Glory, morre aos 45 anos
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
As regras do Viking Metal
A banda esquecida que merece créditos por ser uma das pioneiras do heavy metal
Klaus Meine, do Scorpions, revela quem ele acha o melhor baterista do mundo

A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



