Vixen: entrevista com a guitarrista Jan Kuehnemund
Por Karina Detrigiachi
Fonte: HardBlast
Postado em 13 de março de 2009
O site Hard Blast conduziu uma entrevista com Jan Kuehnemund, líder e guitarrista da banda de Hard Rock, VIXEN. Entre vários assuntos, Jan falou sobre o novo álbum e, como foi se destacar em uma cena que era dominada por homens.
HardBlast: Você montou a Vixen nos anos 80 e rapidamente a banda chegou a um nível que poucas bandas de rock feminina conseguiram alcançar. Apelidos como "Hard Rock Queens", "Female Bon Jovi" foram alguns dos adjetivos dados pelos fãs. Fale um pouco sobre o que isso representou a você como musicista e como mulher. O gosto da vitória foi mais especial pelo fato de vocês serem mulheres num mundo de homens" de acordo com os padrões sociais?
Jan: "Na verdade, eu gostaria de explicar que antes de assinar com a gravadora nós trabalhamos pesado por um longo tempo. No começo, a banda original de Minnesota tocou por todos os EUA por muitos anos. Depois, 3 ou 4 musicistas da formação original resolveram sair e foram substituídas um pouco mais tarde pelo line-up conhecido formado por Janet, Roxy, Share e eu. Quando esta formação assinou com a gravadora é que as coisas realmente começaram a acontecer rápido e que a história que vocês conhecem teve início. Quando começamos a fazer sucesso na segunda metade dos anos 80 e soubemos que nos chamavam de 'Female Bon Jovi' etc ficamos honradas e ao mesmo tempo pasmas!!! Sentimos que isso era um elogio maravilhoso para todas nós tanto como musicistas quanto como mulheres que tocam rock´n roll, principalmente naquela época, em um mundo dominado por homens. Não sei dizer se foi uma vitória com um 'gosto melhor', mas nós realmente curtimos a oportunidade de poder fazer o que amávamos, ser mulher era apenas um detalhe".
HardBlast: No site oficial da banda vi que vocês estão gravando um novo álbum. Que tipo de mudanças podemos esperar e o que não mudou em relação à música e atitude, mesmo com um novo line-up. Quando o álbum será lançado?
Jan: "Nós aprendemos muito gravando 'Live & Learn' e certamente tentaremos mostrar tudo o que aprendemos no próximo disco! O que NÃO mudou foi nosso amor e respeito uma pela outra, nossa visão do que a VIXEN significa, nosso amor pela música e nossa atitude sobre o o progresso da banda. Queremos continuar compondo e fazendo tours, melhorando sempre e dando nosso melhor! Ainda não temos uma data para o lançamento do álbum, mas vocês podem acompanhar as novidades e as datas de tours em nosso website www.vixenrock.com."
HardBlast: Infelizmente não vemos um número muito grande de mulheres trabalhando como musicistas no cenário rock. Por que o rock ´n roll não atrai grande parte das mulheres? O que você considera como "atitude de verdade"? Algum exemplo?
Jan: "Há muito mais mulheres no cenário rock de hoje em dia trabalhando como musicistas do que no passado. Eu acho que as mulheres vêm se sentindo atraídas por tocar rock ´n roll mais e mais a cada dia e acho que isso é maravilhoso! Eu chamo de 'atitude rock' o sentimento, a vibração, o amor pela música e um certo 'estilo rock & roll' que acaba vindo junto. Exemplos que vêm a minha mente são Joan Jett, Lita Ford, Pat Benatar, Ann & Nancy Wilson, dando algumas como exemplo. Elas são pura atitude rock!"
Para conferir a entrevista completa (em inglês) acesse este link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Vocalista Silje Wergeland anuncia saída do The Gathering
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O incrível e influente álbum que mudou a forma de Flea enxergar o rock
A música da Legião Urbana que Renato Russo fez para seu último namorado
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince

Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria



