W.A.S.P.: "downloads ilegais acabarão com a música"
Por Luis Pavão
Fonte: Metal Express Radio
Postado em 22 de março de 2008
Torgeir P. Krokfjord, da rádio Metal Express norueguesa, recentemente conduziu uma longa entrevista com Blackie Lawless, do W.A.S.P., que falou sobre diversos assuntos, incluindo a questão dos direitos autorais e o futuro da música.
O que o motiva:
"Existem duas coisas que me motivam hoje em dia, a vontade de criar a melhor música possível, e a vontade de entregar o meu melhor nos palcos. Pessoas tentam me convencer a fazer essas coisas ridículas como falar coisas que eu não quero dizer, estar em lugares que eu não quero estar, fazer entrevistas que eu não quero fazer. Minha resposta para tudo isso é que eu realmente não ligo pra essa merda; Eu não ligo se fazer isso ou aquilo vai me fazer ganhar dinheiro, você sabe."
Sobre o papel da imprensa no mercado musical hoje em dia:
"A imprensa se transformou num tablóide, tão desesperadamente obcecada com merdas. Como conseqüência disso, hoje eu realizo 2-300 entrevistas por ano, diferentemente das 5-600 que eu costumava a realizar. Eu não preciso de maneira alguma me transformar numa piranha da imprensa. Se minha música não fala por mim hoje, depois de 25 anos no mercado, então não há muito que eu possa fazer. Se as pessoas não conseguem se empolgar ouvindo 'The Crimson Idol' ou 'The Headless Children' sem ter que ver minha cara numa revista, então toda a esperança está perdida".
Sobre tocar ao vivo:
"Tocar ao vivo é trabalho duro, assim como gravar um álbum é trabalho duro. Independentemente se a platéia reage diferentemente de música para música isso não importa para mim, meu objetivo é fazer cada segundo no palco tão extraordinário quanto o segundo anterior e o segundo seguinte. Se as pessoas gostam mais de uma música do que de outras, então isso significa que não fizemos bem o suficiente no geral. Mas, eu não vejo ou ouço muito a platéia de qualquer modo. Quando fazemos shows, tudo fica como em câmera lenta, e eu realmente não consigo absorver impressões visuais ou sonoras. Eu sei que as pessoas estão lá, mas eu não consigo ouvir ou vê-las. Por isso eu não me identifico com os artistas que clamam sobre o tesão e pressão de estar no palco. Eu vejo isso como meu emprego, e é isso que é. Mas, eu não tenho do que reclamar. Essas são as cartas que me deram, como eles dizem, e para ser honesto, realmente não são cartas ruins".
Sobre direitos autorais e o futuro da música:
"O que as pessoas não percebem é que existe uma, e apenas uma, razão pela qual nunca mais teremos bandas do porte do AC/DC ou PINK FLOYD. Essas foram bandas as quais foram permitidas tentar e falhar, crescer, seguir seu próprio jeito e se desenvolver sem gravadoras ou outras fatores de pressão. Você acha que o AC/DC seria capaz de fazer um álbum como 'Highway To Hell' se eles não pudessem fazer as coisas de seu próprio jeito? Eu acho que não. A música precisa de suporte, bandas precisam de suporte, e roubar um trabalho de um artista nunca foi conhecido como 'apoiar'. Downloads ilegais não ajudam os artistas; download ilegal é uma das maiores razões pela qual passou o auge da música popular. A maioria das bandas não consegue tocar, elas não conseguem escrever músicas decentes, e serão esquecidas antes dessa entrevista acabar; e a razão para isso é exatamente o que eu falei agora. Não foi oferecido a elas a oportunidade de tentar e falhar, levar o tempo para aprender seu caminho, e os downloads ilegais são a maior razão disso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo
A banda marcante dos anos 2000 que para Gastão é supervalorizada
Andreas Kisser explica o que diferencia o Jota Quest e justifica eles serem tão bons

O álbum do W.A.S.P. que você deve manter distância, segundo a Classic Rock
"Você já trabalhou com um narcisista?": Chris Holmes lembra relação de trabalho no W.A.S.P.
The Halo Effect divulga cover de "I Wanna Be Somebody", clássico do W.A.S.P.
"Eddie Van Halen era muito melhor que Randy Rhoads", diz ex-W.A.S.P.
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



