W.A.S.P.: "downloads ilegais acabarão com a música"
Por Luis Pavão
Fonte: Metal Express Radio
Postado em 22 de março de 2008
Torgeir P. Krokfjord, da rádio Metal Express norueguesa, recentemente conduziu uma longa entrevista com Blackie Lawless, do W.A.S.P., que falou sobre diversos assuntos, incluindo a questão dos direitos autorais e o futuro da música.
O que o motiva:
"Existem duas coisas que me motivam hoje em dia, a vontade de criar a melhor música possível, e a vontade de entregar o meu melhor nos palcos. Pessoas tentam me convencer a fazer essas coisas ridículas como falar coisas que eu não quero dizer, estar em lugares que eu não quero estar, fazer entrevistas que eu não quero fazer. Minha resposta para tudo isso é que eu realmente não ligo pra essa merda; Eu não ligo se fazer isso ou aquilo vai me fazer ganhar dinheiro, você sabe."
Sobre o papel da imprensa no mercado musical hoje em dia:
"A imprensa se transformou num tablóide, tão desesperadamente obcecada com merdas. Como conseqüência disso, hoje eu realizo 2-300 entrevistas por ano, diferentemente das 5-600 que eu costumava a realizar. Eu não preciso de maneira alguma me transformar numa piranha da imprensa. Se minha música não fala por mim hoje, depois de 25 anos no mercado, então não há muito que eu possa fazer. Se as pessoas não conseguem se empolgar ouvindo 'The Crimson Idol' ou 'The Headless Children' sem ter que ver minha cara numa revista, então toda a esperança está perdida".
Sobre tocar ao vivo:
"Tocar ao vivo é trabalho duro, assim como gravar um álbum é trabalho duro. Independentemente se a platéia reage diferentemente de música para música isso não importa para mim, meu objetivo é fazer cada segundo no palco tão extraordinário quanto o segundo anterior e o segundo seguinte. Se as pessoas gostam mais de uma música do que de outras, então isso significa que não fizemos bem o suficiente no geral. Mas, eu não vejo ou ouço muito a platéia de qualquer modo. Quando fazemos shows, tudo fica como em câmera lenta, e eu realmente não consigo absorver impressões visuais ou sonoras. Eu sei que as pessoas estão lá, mas eu não consigo ouvir ou vê-las. Por isso eu não me identifico com os artistas que clamam sobre o tesão e pressão de estar no palco. Eu vejo isso como meu emprego, e é isso que é. Mas, eu não tenho do que reclamar. Essas são as cartas que me deram, como eles dizem, e para ser honesto, realmente não são cartas ruins".
Sobre direitos autorais e o futuro da música:
"O que as pessoas não percebem é que existe uma, e apenas uma, razão pela qual nunca mais teremos bandas do porte do AC/DC ou PINK FLOYD. Essas foram bandas as quais foram permitidas tentar e falhar, crescer, seguir seu próprio jeito e se desenvolver sem gravadoras ou outras fatores de pressão. Você acha que o AC/DC seria capaz de fazer um álbum como 'Highway To Hell' se eles não pudessem fazer as coisas de seu próprio jeito? Eu acho que não. A música precisa de suporte, bandas precisam de suporte, e roubar um trabalho de um artista nunca foi conhecido como 'apoiar'. Downloads ilegais não ajudam os artistas; download ilegal é uma das maiores razões pela qual passou o auge da música popular. A maioria das bandas não consegue tocar, elas não conseguem escrever músicas decentes, e serão esquecidas antes dessa entrevista acabar; e a razão para isso é exatamente o que eu falei agora. Não foi oferecido a elas a oportunidade de tentar e falhar, levar o tempo para aprender seu caminho, e os downloads ilegais são a maior razão disso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg diz que vem à América do Sul ainda em 2026
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse
Quando Nick Mason e Stewart Copeland escolheram juntos o melhor baterista de todos os tempos
Bruno Sutter: a dica crucial de empreendedorismo que o salvou da falência

10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Blackie Lawless explica rompimento com Chris Holmes após primeiros discos do W.A.S.P.
Blackie Lawless pede que fãs do W.A.S.P. apoiem Chris Holmes
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



