Max sobre Sepultura - "hoje eu faria diferente"
Por Luis Pavão
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 18 de março de 2008
A Artistdirect realizou em março de 2008 uma entrevista com Max Cavalera, que rasgou o verbo sobre sua relação com o irmão Igor, o SOULFLY, SEPULTURA e obviamente o novo trabalho do CAVALERA CONSPIRACY.
ARTISTdirect: Como foi o processo de criação para o CAVALERA CONSPIRACY?
Max: "Foi bem diferente, apenas porque estou tocando com o Igor [Cavalera, irmão de Max] de novo. Isso é um grande acontecimento. Nós passamos mais de uma década separados. Por dez anos nós não nos falamos ou vimos. Quando surgiu a idéia desse álbum eu fiquei muito empolgado. Então eu escrevi uma porção de letras e riffs. Eu queria fazer algo diferente do que eu fazia no SOULFLY. Eu gosto de ambos, mas o SOULFLY é mais experimental. Isso é Igor e eu voltando às raízes do Metal, Punk, Death Metal da merda que nós crescemos ouvindo. Eu apenas peguei onze músicas de Metal clássico e as gravei [risos]. Nós tínhamos boas pessoas trabalhando conosco: Marc Rizzo, meu guitarrista do SOULFLY, está na banda. Joe do GOJIRA, uma banda francesa que gosto muito, está no baixo. As pessoas tem falado muito sobre o disco, e eu estou muito feliz com o que fizemos".
ARTISTdirect: Escrever os riffs foi diferente? Esse álbum parece mais Thrash?
Max: "Não muito da minha parte, porque meus riffs são muito básicos. Eu nao consigo criar riffs de outro jeito. Eu toco 4 cordas, e não toco lead. Mesmo quando eu tento fazer algo diferente, o resultado sempre é aquele som do Max. É bom e ruim, eu acho. O que eu penso que mudou é que eu e Igor estamos juntos novamente. As músicas tem o estilo secreto de Max e Igor, que ninguém consegue descobrir — inclusive nós! Quando tocamos juntos, é algo bom que acontece. É muito especial. A parte brutal é super rápida, mas temos bons grooves também. Sendo do Brasil, nós dois usamos muito o groove e a percussão. São por esses motivos que eu acho que esse projeto difere do SOULFLY ou até mesmo do SEPULTURA. Nós estamos fazendo isso do jeito certo agora, e estamos interessados em todo o tipo diferente de músicas. Eu sempre deixo a música influenciar minhas merdas a todo momento. Eu não tenho medo de entender a nova música, Então eu acho que essa é a diferença. Está muito Thrash, como você disse. As pessoas também estão dizendo que é a merda mais pesada que eu já fiz. E eu me sinto bem com isso".

ARTISTdirect: Tem muito felling também. Vocês apenas foram a um estúdio e capturaram o que acontecia no momento.
Max: "É isso cara. É difícil de entender, mas minhas emoções foram realmente a fundo nesse álbum, porque eu voltei com meu irmão com o qual cresci. Por causa da música que gostamos tanto, nós não nos falamos por 10 anos. Nós ficamos separados por todo esse tempo. O álbum é brutal, e no meio dessa brutalidade há emoção. Foi um tempo fudido para mim e para o Igor, mas nós passamos por isso juntos. Nós somos irmãos. Isso dá para ver no disco. Então, eu estou feliz por isso. É definitivamente especial. Eu sempre vou gostar muito desse álbum, porque foi a primeira coisa que eu fiz com meu irmão em muito tempo".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | ARTISTdirect: Você sente que sua ligação com o Igor está mais forte do que antes?
Max: "Sim, sim, porque nós superamos toda a merda que causou nossa separação na época. Se o que aconteceu em 1996 acontecesse hoje, eu honestamente teria lidado de modo diferente com a situação. Nós provavelmente não nos separaríamos. Entretanto, eu era mais novo. Foi uma época louca. Foi uma época brutal, envolvendo morte e um monte de coisas loucas. O SEPULTURA estava explodindo. Ao mesmo tempo minha família estava numa grande crise envolvendo a morte do meu afilhado, e eu realmente não consegui lidar com isso. Eu fiz as coisas do jeito errado, eu acho. Agora está tudo mais tranqüilo. Nós realmente nos gostamos como pessoas. Nós tentamos não deixar as merdas interferirem. Nós apenas vamos tocar juntos e sermos irmãos. Nós dois temos outros projetos, o que é uma coisa legal. Nós não estamos apenas no CONSPIRACY, eu estou no SOULFLY, e Igor esta no MIXHELL, o projeto de DJ dele. Tudo está realmente melhor agora".

ARTISTdirect: Esse álbum não foi realmente planejado, certo?
Max: "Não, e foi impressionante o tempo que levou. Todas as faixas de bateria do Igor foram gravadas em 10 dias. Então basicamente foi mais que uma música por dia, pois foram gravadas 13 canções. Existem onze no álbum, mas tem dois b-sides: um cover de 'Exorcist' do POSSESSED e uma outra música. Foi realmente rápido. O tempo foi realmente bem utilizado. Nós não ficamos desperdiçando muito o tempo. Alguém me disse que algumas músicas deveriam ter levado muito tempo para serem feitas, mas não levaram. Eu acho realmente legal que tenha acontecido dessa maneira. Nós queríamos fazer um álbum de metal centrado. Eu apenas quis fazer um bom álbum de Heavy Metal que você não precisasse pensar muito, mesmo que demorasse muito tempo para compor as faixas. Me deixa maluco sentir que certas músicas parecem que levaram meses para serem feitas. Algumas das mudanças de tempos são esquisitas e malucas. Essa foi a coisa que eu mais gostei da gravação, o jeito que ela saiu. O resultado surpreendeu até a mim".

ARTISTdirect: É um álbum que, como um fã, você pode ouvir várias vezes, e sempre achar algo diferente, porque vocês capturaram o som natural.
Max: "Eu espero que sim. Eu acho que esse foi o objetivo. Esse disco tem músicas que arrancam sua cabeça, e é bom por causa disso. Mas não é apenas isso, porque se fosse, você provavelmente enjoaria do álbum muito rápido. Existem canções mais elaboradas, e elas vão ficar com você por muito tempo. Eu acho que essa é uma boa fórmula. O NAILBOMB tem um pouco disso, e o 'Arise' do SEPULTURA também. Quando você escuta 'Arise' ouve uma música muito rápida, e daí surge 'Desperate Cry', que é uma canção mais lenta. Geralmente, fãs gostam primeiro de 'Arise', mas depois eles gostam de 'Desperate Cry'".

Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Lars Ulrich achou que o Metallica poderia acabar no início dos anos 2000
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Humberto Gessinger
O conselho de Shawn para Eloy Casagrande durante audição que o deixou mais tranquilo

Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

