Kiss: Paul Stanley presta tributo a Jimmy Page
Por Rafael Gonçalves
Fonte: Blabbermouth
Postado em 30 de dezembro de 2007
A edição de Dezembro de 2007 da revista Classic Rock traz depoimentos de vários músicos, prestando um tributo ao guitarrista do LED ZEPPELIN Jimmy Page, considerado por muitos como aquele que deu forma ao verdadeiro som do rock.
No artigo, o guitarrista/vocalista do KISS Paul Stanley fez a seguinte declaração sobre o influente estilo de Page:
"O curioso nos guitarristas dos YARDBIRDS era como eles transferiam o amor que eles tinham ao Blues para outras direções, particularmente quando você ouve Jeff Beck e Jimmy Page, que pareciam ser menos puristas e mais aventureiros.
Também é notável o fato de que o THE JEFF BECK GROUP e o LED ZEPPELIN surgiram virtualmente ao mesmo tempo, depois da saída de Beck e Page dos YARDBIRDS."
"É interessante ver como era muito maior e mais ampla a visão de Jimmy Page a respeito do que era possível. Jimmy captou nuances e complexidades da produção e arranjo e levou isso para sua banda. Mesmo sendo brilhante, Jeff Beck não pôde fazer o mesmo, ou devido às limitações das pessoas com as quais tocava, algo que ele mesmo afirmou ser frustrante, ou pelo simples fato de que Jimmy Page se transformou num visionário. Jeff Beck teve de usar seus fenomenais talentos como guitarrista para compensar a falta de material interessante e original."
"A grande sacada de Jimmy Page foi trazer várias influências e sabores para a mistura. Ele foi capaz de perceber que para algo ser pesado não precisava ser cru; o que faz algo ser pesado é a profundidade e a complexidade ou a luminosidade. Aí está um cara que conhecia música Celta, rockabilly, folk americano e formas internacionais de música, além da óbvia admiração por Robert Johnson e todos os que seguiram seu caminho. Eles [ZEPPELIN] eram todos fãs de Sandy Denny e FAIRPORT CONVENTION. Page compreendeu que para a música ser realmente bombástica, demandava profundidade, e profundidade não vem de destruir um amplificador."
"A idéia de ser capaz de pintar sonicamente, de pintar com luz e escuro e ver as coisas cinematicamente, quase como se sua tela fosse enorme e você não tivesse medo de usar toda a paleta, foi o que fez aquelas canções tão dramáticas. Se 'How Many More Times?' fosse apenas uma guitarra distorcida, não chegaria nem perto da dramaticidade que tem. Para um ouvinte que não entende o que está ouvindo, soa como se fosse. Mas de fato, há muito mais. E isso se torna evidente quando você ouve alguém tentando emular esse som simplesmente ligando uma guitarra distorcida num amplificador."
Comente: E você, o que acha de Jimmy Page?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
O álbum que apresentou o Judas Priest ao guitarrista Richie Faulkner
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"

O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
A canção dos anos 60 que John Bonham via como uma espécie de modelo para o Led Zeppelin
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
A música do Led Zeppelin que fez Jimmy Page sentir que tinha morrido e ido ao céu
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista


