Kiss: Paul Stanley presta tributo a Jimmy Page
Por Rafael Gonçalves
Fonte: Blabbermouth
Postado em 30 de dezembro de 2007
A edição de Dezembro de 2007 da revista Classic Rock traz depoimentos de vários músicos, prestando um tributo ao guitarrista do LED ZEPPELIN Jimmy Page, considerado por muitos como aquele que deu forma ao verdadeiro som do rock.
No artigo, o guitarrista/vocalista do KISS Paul Stanley fez a seguinte declaração sobre o influente estilo de Page:
"O curioso nos guitarristas dos YARDBIRDS era como eles transferiam o amor que eles tinham ao Blues para outras direções, particularmente quando você ouve Jeff Beck e Jimmy Page, que pareciam ser menos puristas e mais aventureiros.
Também é notável o fato de que o THE JEFF BECK GROUP e o LED ZEPPELIN surgiram virtualmente ao mesmo tempo, depois da saída de Beck e Page dos YARDBIRDS."
"É interessante ver como era muito maior e mais ampla a visão de Jimmy Page a respeito do que era possível. Jimmy captou nuances e complexidades da produção e arranjo e levou isso para sua banda. Mesmo sendo brilhante, Jeff Beck não pôde fazer o mesmo, ou devido às limitações das pessoas com as quais tocava, algo que ele mesmo afirmou ser frustrante, ou pelo simples fato de que Jimmy Page se transformou num visionário. Jeff Beck teve de usar seus fenomenais talentos como guitarrista para compensar a falta de material interessante e original."
"A grande sacada de Jimmy Page foi trazer várias influências e sabores para a mistura. Ele foi capaz de perceber que para algo ser pesado não precisava ser cru; o que faz algo ser pesado é a profundidade e a complexidade ou a luminosidade. Aí está um cara que conhecia música Celta, rockabilly, folk americano e formas internacionais de música, além da óbvia admiração por Robert Johnson e todos os que seguiram seu caminho. Eles [ZEPPELIN] eram todos fãs de Sandy Denny e FAIRPORT CONVENTION. Page compreendeu que para a música ser realmente bombástica, demandava profundidade, e profundidade não vem de destruir um amplificador."
"A idéia de ser capaz de pintar sonicamente, de pintar com luz e escuro e ver as coisas cinematicamente, quase como se sua tela fosse enorme e você não tivesse medo de usar toda a paleta, foi o que fez aquelas canções tão dramáticas. Se 'How Many More Times?' fosse apenas uma guitarra distorcida, não chegaria nem perto da dramaticidade que tem. Para um ouvinte que não entende o que está ouvindo, soa como se fosse. Mas de fato, há muito mais. E isso se torna evidente quando você ouve alguém tentando emular esse som simplesmente ligando uma guitarra distorcida num amplificador."
Comente: E você, o que acha de Jimmy Page?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Biff Byford diz que Saxon já gravou dois clipes para o próximo disco
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
A música de 1969 do Led Zeppelin que Jimmy Page gostaria de esquecer
A banda improvável que fez Robert Plant voltar a encarar o som do Led Zeppelin
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os cinco maiores solos de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


