Nicko McBrain: "parem de ficar choramingando"
Por Mateus Catão
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de outubro de 2006
Em uma entrevista ao vivo no programa de radio "Friday Night Rocks", na freqüência Q104.3FM de Nova York, conduzida na sexta feira (13 de outubro), o baterista do IRON MAIDEN, Nicko McBrain defendeu a decisão da banda de tocar o novo álbum, "AMOLAD", na íntegra na nova turnê do MAIDEN.
"Nunca vai ser possível agradar a todas as pessoas em todo o tempo. Ao terminarmos de gravar esse disco — por volta de março/ abril desse ano — quando Kevin [Shirley, produtor] tinha acabado de colocar tudo junto e nós ouvimos ao disco do começo ao fim, ocorreu um desses momentos mágicos quando todo mundo estava tipo 'Nós temos que tocar isso ao vivo'. Por via de regra foi Steve [Harris] quem disse alguma coisa".
"Ninguém sabe ao certo quem surgiu com essa idéia, mas isso realmente não importa, pois todos estamos de acordo. O que você deixa de fora desse disco? No passado, nós sempre tocamos cinco ou seis de um total de dez ou onze faixas de um álbum. E normalmente você acaba tocando 2/3 do disco ao vivo. No ‘Dance of Death’, nós tocamos seis faixas do álbum, mas historicamente esta é a primeira vez em que nós nos aventuramos a fazer algo assim".
"Para mim, meu sentimento pessoal, e isso é muito bem documentado, tenho certeza que esse é o melhor álbum feito com essa banda. Foi um desafio, é um desafio todas as noites tocar essas canções, porque elas são muito intrincadas, tem muito mais progressão... existem muitas razões para mim, que explicam o porquê de tocar esse álbum ao vivo é um desafio. Mas nós decidimos pegar o touro pelos chifres e dizer 'olha, não estamos muito preocupados'... porque sabemos — e acredite em mim, nós sentamos e dissemos, ‘todos sabem que vamos ser censurados por isso por um bando de fãs mais velhos e até dos mais novos que querem ouvir as musicas mais clássicas’".
"Mas essa é a maravilha de se ter catorze discos com excelentes músicas. Os fãs mais antigos e os mais novos todos vão dizer, ‘Eu quero ouvir a minha favorita, eu quero ouvir essa...’ mas pra fazer isso, é ousado, e nós decidimos, ‘Olha, isso é o que NÓS queremos fazer com o banda’. E nós tomamos a decisão, e a gente sabia que íamos levar muita censura por isso. Eu escrevi um pequeno diário de turnê outro dia e pus isso no site dizendo: ‘Olhe só pra vocês aí, parem de ficar choramingando. Simplesmente venham e apreciem. Isso é o que nós estamos fazendo porque isso é o que NÓS queremos fazer’".
"E não é pelo fato de não querer fazer o que os fãs querem. Porque nossos fãs botaram o disco na posição 9 do Top 10, e nós nunca estivemos no Top 10 dos EUA. Existem muitas pessoas felizes em ouvir o álbum na integra. Vão haver as pessoas que vão chiar e choramingar a respeito disso... Bem, que mal então. Vocês terão que engolir".
(...) "A coisa boa é que você sabe muito bem que sempre terá ‘Iron Maiden’ — é o fechamento do show, é o que nos define. Isso sempre vai ser tocado por último, onde ocorrem as ´teatralidades´ do show, que é a parte do entretenimento. Nós sempre vamos ter o tema do álbum com um efeito especial. Uma coisa que vocês sempre ouvirão é "Hallowed Be Thy Name’, pois fiz um trato com Steve anos atrás, e eu disse: ‘se tiver algum dia em que você não queira tocar essa musica, você terá que achar outro baterista.’ Essas duas músicas vocês sempre terão — sempre. Pode rolar de por algum tempo deixarmos ‘Hallowed’ de lado — possivelmente. Mas isto não vai acontecer com músicas como ‘The Trooper’, ‘Number Of The Beast’..."
"Nós temos ‘Fear Of The Dark’, ‘2 Minutes To Midnight’ e as pessoas dizem ‘ah, eu não quero ouvir ‘2 minutes...’ Já estou enjoado dela’. Você nunca vai agradar a todas as pessoas. Mas é claro, você não quer fazer as pessoas ficarem chateadas. Eles vêm de toda parte para nos ver e gastam muito dinheiro para ter uma noite legal e depois dizer que ficaram desapontadas. Eu andei lendo alguns e-mails que as pessoas escreveram dizendo, ‘Eu espero que eles mudem o setlist quando eles chegarem à Europa‘. Bem, eu tenho noticias pra vocês. Venda a droga dos seus ingressos. Poque nós não vamos mudar a setlist.’
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath

Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais


