RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Veja Black Sabbath e Ozzy Osbourne se apresentando no derradeiro show de despedida

A canção dos Beatles que Mick Jagger achava "meio boba", e não combinaria com os Stones

Como os primeiros shows do Black Sabbath no Brasil foram anunciados pela Bizz

O momento emocionante que mexeu com Steve Harris quando o Iron Maiden tocou na América Latina

O membro dos Ramones que disse que "a gente era melhor que o Led Zeppelin"

A música do Soundgarden que Chris Cornell se recusou a cantar, mesmo achando incrível

Peter Brabbs, guitarrista original do Tank, morre aos 68 anos

Noel Gallagher relembra o perrengue mais estressante de sua carreira musical

Como surgiu o apelido Chorão, segundo o falecido vocalista do Charlie Brown Jr

O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page diz ter sido o mais difícil de fazer

As músicas que Eddie Van Halen preferia não ter gravado, mas elas cumpriram seu papel

As únicas bandas de thrash metal que Jason Newsted ouvia em 1991

A banda de rock nacional pioneira em ter estúdio próprio: "Ganhamos uma boa grana"

O jogador e técnico de futebol Renato Gaúcho era admirado por Renato Russo

O álbum do Rush que sempre incomodou Geddy Lee por sua mixagem "imperfeita"


Venus: O novo disco e o passado ao lado de Edu Falaschi

Por
Postado em 16 de junho de 2005

Provavelmente você pouco deve ter ouvido falar até agora e pouco deve conhecer sobre o Venus. Aliás, acho que até já seria muita coisa você saber que se trata de uma banda brasileira. Digo isto porque a banda durou muito pouco tempo enquanto esteve em atividade, no final dos anos noventa. Tão pouco que a banda apenas tinha lançado um disco, "Ordinary Existence" de forma totalmente independente. Mas ali, um pequeno embrião já surgia, trazendo ninguém menos que Edu Falaschi, um desconhecido para a época, nos vocais. Tivemos a oportunidade de conversar com o guitarrista Felipe Engel, que não só nos contou mais sobre o passado da banda como também já está nos abrindo algumas informações sobre o relançamento deste disco citado e sobre o próximo que já está a caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Edição: Thiago Pinto Corrêa Sarkis

Whiplash! - "Ordinary Existence" foi originalmente lançado em 1998. Tempos depois o Venus encerrou as suas atividades. O que aconteceu para a banda se separar neste período?

Felipe Engel / Todo o processo de produzir um CD independente é muito cansativo e dispendioso. No final do disco, além desse estresse, eu fui passar um ano a trabalho em Fortaleza, no Ceará, e acabamos por deixar a banda de lado indefinidamente, mas sem dizer "acabou" em momento algum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - O primeiro CD foi lançado com Edu Falaschi nos vocais, quando ainda nem havia a expectativa de uma dissolução do Angra. Como o Edu foi parar no line-up do Venus?

Durante as gravações do "Ordinary Existence" o nosso vocal à época, Ricardo Della Rosa, deixou a banda e fomos levando a gravação sem vocal mesmo. Chamamos o Edu que topou assim que ouviu o material. Na época ele inclusive ainda não era um membro efetivo do Symbols se não me engano, e estava produzindo o disco deles, depois acabou assumindo os vocais.

Whiplash! - E hoje, vocês já possuem um novo vocalista? O que podemos esperar desta pessoa perante a posição de ‘frontman’ da banda?

Felipe Engel / Hoje ainda não achamos nosso novo vocal. Estamos terminando a pré-produção do nosso novo CD e recebendo material de muita gente pelo e-mail [email protected], mas até agora não achamos "o cara". O que nós (risos) e o público podemos esperar é um cantor técnico, mas com bastante pegada e senso melódico. Procuramos experiência antes de mais nada e, principalmente, não temos nenhuma expectativa de comparações com o Edu ou coisa do tipo porque o nosso som também mudou bastante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Como vocês chegaram até a Hellion Records para o relançamento deste disco? A decisão de uma remixagem/remasterização partiu por parte da banda ou da gravadora?

Felipe Engel / A Hellion na realidade foi a primeira gravadora que procuramos a sério. Houve um contato anterior com uma outra gravadora, mas não tínhamos uma proposta muito compromissada deles. A Hellion topou e apoiou nossa idéia de remixar o disco que é um processo muito mais complexo do que uma simples ‘remaster’. Ficamos cerca de vinte dias no Creative Studio do Phillip Colodetti digitalizando e remixando as fitas originais e o resultado ficou muito legal, ficamos super contentes com a "vida nova" que o disco ganhou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - "Ordinary Existence" recebeu também uma nova capa. Podemos dizer que a intenção da banda é, praticamente, dar novo início à carreira?

Felipe Engel / Sim, neste caso a idéia foi da gravadora, mas como foi um lançamento independente com duas mil cópias somente no primeiro lançamento, fez sentido um material mais rico para esse segundo e "real" lançamento. E de fato, desde a remixagem, temos trabalhado sem intervalos no novo CD.

Whiplash! - Este álbum, por sair por uma gravadora de renome na cena brasileira, atingirá diversos cantos do nosso país. Quais as expectativas de vocês para o reconhecimento do Venus tanto aqui no Brasil como no exterior?

Felipe Engel / Recebemos vários ‘reviews’ positivos aqui, nos ‘sites’ e nas principais revistas mas o que nos surpreendeu até certo ponto foram ‘reviews’ igualmente positivos em países como Alemanha e Japão onde, afinal de contas, um CD relativamente datado estava sendo ouvido pela primeira vez . Por esse motivo não tínhamos grandes expectativas a não ser é claro pelo interesse gerado pelo fato do vocal ser o Edu Falaschi do Angra que é um inegável cartão de visitas. Tem sido realmente muito legal a repercussão do lançamento e é ótimo ter uma gravadora séria como a Hellion, mesmo que com recursos de divulgação limitados já que é uma empresa nacional e que também está na batalha para crescer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Como foi a repercussão de "Ordinary Existence" na época do lançamento original?

Felipe Engel / Na época, apesar da divulgação mínima que fizemos, foi muito legal. ‘Reviews’ bacanas e tudo mais. Hoje recebemos um tipo de boas vindas das pessoas do meio que conhecem bem o underground e nos conhecem do início da carreira que é muito recompensador. Um reconhecimento que nos honra e muito. E para nossa surpresa, muita gente que é acompanha o metal há menos tempo e tem seu primeiro contato com a banda, também curte o som e nos escreve e isso é o máximo... Isso nos deixa realmente felizes. O fato de contar com uma distribuição mais estruturada como a da Hellion ajuda muito já que hoje se pode encontrar o CD em lojas como Americanas.com, Submarino, Livraria Cultura e etc. E isso não rola para artistas independentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Acredito que músicas como "I Will Remember", "Like a Criminal", "Leaving the Light" e "Dream on Tomorrow" sejam as melhores do disco. Realmente são elas que possuem um maior impacto com o público?

Felipe Engel / Isso é muito louco... Essas são as minhas preferidas também e eu acrescentaria "On My Own" e "The Immortal". Porém tem gente que não curte essas e aponta de repente uma música nada a ver como a melhor... Até críticos! Sei lá... Mas essas são realmente as mais votadas. (risos)

Whiplash! - E agora, qual é o próximo passo do Venus? Uma turnê para voltar a divulgar este ‘debut’ ou vocês já planejam o CD de reestréia?

Felipe Engel / Não, nem pensamos em turnê na verdade... Estamos trabalhando no próximo CD que está na fase final de pré-produção e tem, por enquanto, doze músicas novas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - "Cold Hearted" aparece como bônus neste álbum em uma versão acústica. Vocês possuem mais faixas gravadas neste formato para quem sabe serem lançadas também?

Felipe Engel – "Cold Hearted" apareceu porque durante a remixagem, descobrimos coisas que havíamos até esquecido, como os violões gravados para ela. Fizemos uma ‘mix’ só com eles e pronto! "Cold Hearted" acústica! Um presentinho para quem tem os agora raros CDs originais.

Whiplash! - Como vocês se sentem em meio a tantos retornos de bandas aqui no Brasil, com o Atomica, Witchhammer e Symbols, por exemplo?

Felipe Engel / Nos sentimos muito bem! Acho toda essa onda de bandas voltando muito bacana porque há muita gente talentosa que simplesmente parou por um motivo ou por outro. A tecnologia também tem um papel importante nisso porque hoje é muito mais barato gravar um CD do que a seis ou sete anos atrás. Se antes sonhávamos em gravar um disco e ralávamos muito para bancar a brincadeira, hoje é muito mais acessível e o importante é ter algo para mostrar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – O que você pensa da atual cena underground brasileira? Falta muito para ela se tornar uma das maiores do mundo?

Felipe Engel / Não consigo fazer uma comparação entre o underground daqui e o de fora... O que vejo são muitas bandas e artistas pintando com trabalhos de qualidade e trazendo muita coisa original até mesmo num gênero que não faz parte da cultura brasileira como é o metal. À medida que temos lugares legais aparecendo com estrutura para receber as bandas e fazendo shows legais, com mais profissionalismo, a seleção natural acontece e a cena só melhora; e isso vem acontecendo nos últimos tempos ainda que numa velocidade menor do que gostaríamos. Mas o importante é que está rolando!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Obrigado pela entrevista. Peço que deixem uma mensagem para os que acompanharam esta matéria aqui no Whiplash!.

Felipe Engel / Mais uma vez foi um prazer falar com vocês que foram o primeiro espaço a se abrir para nós lá no lançamento de "Ordinary Existence"... Na verdade aquela foi minha primeira entrevista! Estamos fazendo um disco novo que vai abrir os olhos de muita gente e espero voltar para falar dele com vocês daqui a alguns meses!

Site Oficial - http://www.venusmetal.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.
Mais matérias de Paulo Finatto Jr..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS