Em 08/08/1992: o dia que James Hetfield quase morreu durante show do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2023
A história da banda de Thrash Metal Metallica ficou marcada de forma muito triste em 27 de setembro de 1986, quando o baixista Cliff Burton morreu em um acidente terrível. Na época, o Metallica estava excursionando pela Escandinávia para divulgar seu terceiro álbum de estúdio, o estupendo "Master Of Puppets". O ônibus do grupo derrapou do gelo, capotou e caiu em cima de Cliff, tirando a vida do lendário baixista.
Metallica - Mais Novidades
Existe outra data tenebrosa na história do Metallica, que por pouco não terminou de forma trágica: 8 de agosto de 1992, o dia em que o guitarrista/vocalista James Hetfield quase morre no palco, durante show realizado em Montreal, no Canadá. Além do Metallica, o Guns N' Roses se apresentou no Estádio Olímpico de Montreal. E os dois shows acabaram antes do previsto, por motivos diferentes, como você pode conferir na nota a seguir, baseada em matéria publicada pela Metal Hammer.
James estava no lugar errado e na hora errada
O Metallica, que estava divulgando seu álbum autointitulado, havia tocado alguns de seus clássicos, como "Creeping Death", "Welcome Home (Sanitarium)", "For Whom The Bell Tolls" e "The Unforgiven". O quarteto estava tocando a introdução da balada "Fade To Black" quando James foi atingido por chamas enormes.
O frontman do Metallica revelou o inferno que passou anos mais tarde, ao programa "Behind The Music".
"Estava um pouco confuso sobre onde deveria estar. Então, o cara da pirotécnica não me viu, e ‘whoosh!’, uma grande chama colorida subiu bem embaixo de mim. Eu me queimei. Meu braço, minha mão, completamente até o osso. O lado do meu rosto. O cabelo se foi. Parte das minhas costas. Eu assisti a pele apenas subindo, tudo estava dando errado", relembrou James, que segundo o baterista Lars Ulrich, ficou parecido com uma tocha olímpica. Já o baixista Jason Newsted afirmou que se James morreria se estivesse respirando no momento do acidente.
Como se todo o quadro não fosse suficiente, alguém da equipe da segurança sem querer esbarrou na mão queimada de James Hetfield, que ficou furioso, gritou e deu um soco nos Países Baixos do pobre rapaz.
James sofreu queimaduras profundas de segundo grau nas costas da mão esquerda e queimaduras de segundo e terceiro graus nos braços.
"Fiquei em choque. Os nervos pareciam estar expostos. Minha mão parecia pior", relembrou o frontman, que recebeu morfina para aliviar a dor.
Felizmente, James conseguiu se recuperar e voltou aos palcos cerca de duas semanas após o incidente. "Quando voltei pela primeira vez e aquelas chamas subiram, meu coração disparou", disse o líder do Metallica à People.
O vocalista, que não conseguia tocar guitarra, fez shows apenas cantando e John Marshall (técnico de guitarra de Kirk Hammett e integrante do Metal Church) assumiu as seis cordas. Clique abaixo e veja uma das performances do Metallica ao vivo em que James apenas cantou.
Encerramento do show e caos
Coube ao baterista Lars Ulrich comunicar ao público que o show teria que ser encerrado, afinal de contas, James precisou ser hospitalizado. A multidão não ficou exatamente feliz com o encerramento, porém, o pior estava por vir.
O Guns N' Roses poderia antecipar seu show, mas o grupo liderado por Axl Rose se recusou a subir ao palco antes do horário previsto. E o show durou apenas nove músicas, até o momento que Axl Rose disse que aquela seria a última apresentação do Guns N' Roses por algum tempo.
A multidão, que definitivamente não estava feliz com os acontecimentos da noite, começou a quebrar tudo dentro e fora do estádio. A revolta tomou conta das ruas da cidade e causou um prejuízo estimado em 400 mil dólares, além da prisão de pelo menos meia dúzia de baderneiros.
Trinta e um anos depois, James, Metallica e o Guns N' Roses continuam firmes e fortes em suas trajetórias. Sorte a nossa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Anthrax divulga trecho de sua música nova "It's for the Kids"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Eric Clapton regravou duas do guitarrista, mas na terceira ele titubeou; "muito intimidadora"
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Dream Theater - uma obra de arte em movimento em São Paulo
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
As cinco músicas do Black Sabbath que Geezer Butler mais se orgulha

Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Coração de James Hetfield dispara quando ele ouve introdução dos shows do Metallica
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Vocalista do Alcest odiava Metallica, mas "Ride the Lightning" mudou sua visão
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
Guns N' Roses: "Use Your Illusion", um mata-leão na indústria em 1991
Kurt Cobain levou surra em cima do palco em 1991 (vídeo)


