Em 02/06/1972: Pink Floyd lança o álbum Obscured By Clouds
Por André Floyd
Fonte: Free Four
Postado em 04 de junho de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Pink Floyd fora requisitado pelo cineasta iraniano Barbet Schroeder, para compor a trilha sonora de seu filme "La Vallée", o qual pouco recomendo, pois é bem aquém da outra produção de Schroeder, "More", de três anos anteriores, com trilha também do Floyd.
Mas vamos ao que interessa. Musicalmente falando, "Obscured By Clouds", é um dos melhores álbuns do Pink Floyd.
Já na primeira faixa, a que dá nome ao disco, tem-se uma climatização progressiva, com o guitarrista David Gilmour discorrendo seus acordes enebriantes por toda ela, e na sequência, "When You're In", a segunda música, traz uma porrada instrumental, com guitarra, a bateria de Nick Mason pegando forte e o teclado de Rick Wright, "psicodelizando".
O som segue com a linda e enevoada "Burning Bridges", com o cantar sempre harmonioso e melódico de Richard Wright, o qual aposto eu que todo fã de Pink Floyd gostaria de ouvir cantar mais músicas na carreira da banda.
Dando sequência, na quarta música, "The Gold It's in the...", pela primeira vez no álbum, ouvimos a voz de David Gimour, essa é um rock and roll para agitar o ouvinte.
Eis que chega a que, na minha opinião, é a melhor música do álbum e uma das melhores da discografia da banda: "Wot's... Uh The Deal", composição da dobradinha David Gilmour e Roger Waters, com o primeiro ao microfone, é uma linda cançao, que deveria ser incluída na lista das melhores baladas do rock. Felizmente ela foi ressuscitada por Gilmour, na sua última turnê, em 2006.
"Mudmen", a faixa seguinte é uma viagem "teclado-guitarrística", uma das marcas do Floyd na época, sensacional.
Iniciando o lado B do vinil, "Childhood's End", música composta unicamente por David Gilmour, é certamente uma das 5 melhores que ele já assinou sozinho.
É chegado o momento de Roger Waters no disco: One, Two, Free, Four... assim começa o som gostoso de ouvir, música que lembra "Saint Tropez", também de Waters, presente no álbum anterior, "Meddle".
Wright e Waters assinaram duas grandes músicas pelo Pink Floyd: uma obviamente é "Us And Them", do álbum seguinte, o sagrado "The Dark Side Of The Moon", a outra é "Stay". sétima faixa deste álbum em questão.
Para terminar, a psicodelia e o lisergismo correm soltos na última, "Absolutely Curtains", trazendo um teclado delirante adicionado de vozes de áborígenes (ou algo assim).
"Obscured By Clouds" seria lançado 13 dias depois nos Estados Unidos, no dia 15 de junho de 1972, onde seria até então, o álbum mais bem sucedido da banda naquele país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Quando o Deep Purple substituiu Ritchie Blackmore por um cantor de baladas
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
O casamento que colocou Sebastian Bach no Skid Row e Zakk Wylde na banda de Ozzy
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco

As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Guns N' Roses: "Use Your Illusion", um mata-leão na indústria em 1991
Kurt Cobain levou surra em cima do palco em 1991 (vídeo)


