Em 02/06/1972: Pink Floyd lança o álbum Obscured By Clouds
Por André Floyd
Fonte: Free Four
Postado em 04 de junho de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Pink Floyd fora requisitado pelo cineasta iraniano Barbet Schroeder, para compor a trilha sonora de seu filme "La Vallée", o qual pouco recomendo, pois é bem aquém da outra produção de Schroeder, "More", de três anos anteriores, com trilha também do Floyd.
Mas vamos ao que interessa. Musicalmente falando, "Obscured By Clouds", é um dos melhores álbuns do Pink Floyd.
Já na primeira faixa, a que dá nome ao disco, tem-se uma climatização progressiva, com o guitarrista David Gilmour discorrendo seus acordes enebriantes por toda ela, e na sequência, "When You're In", a segunda música, traz uma porrada instrumental, com guitarra, a bateria de Nick Mason pegando forte e o teclado de Rick Wright, "psicodelizando".
O som segue com a linda e enevoada "Burning Bridges", com o cantar sempre harmonioso e melódico de Richard Wright, o qual aposto eu que todo fã de Pink Floyd gostaria de ouvir cantar mais músicas na carreira da banda.
Dando sequência, na quarta música, "The Gold It's in the...", pela primeira vez no álbum, ouvimos a voz de David Gimour, essa é um rock and roll para agitar o ouvinte.
Eis que chega a que, na minha opinião, é a melhor música do álbum e uma das melhores da discografia da banda: "Wot's... Uh The Deal", composição da dobradinha David Gilmour e Roger Waters, com o primeiro ao microfone, é uma linda cançao, que deveria ser incluída na lista das melhores baladas do rock. Felizmente ela foi ressuscitada por Gilmour, na sua última turnê, em 2006.
"Mudmen", a faixa seguinte é uma viagem "teclado-guitarrística", uma das marcas do Floyd na época, sensacional.
Iniciando o lado B do vinil, "Childhood's End", música composta unicamente por David Gilmour, é certamente uma das 5 melhores que ele já assinou sozinho.
É chegado o momento de Roger Waters no disco: One, Two, Free, Four... assim começa o som gostoso de ouvir, música que lembra "Saint Tropez", também de Waters, presente no álbum anterior, "Meddle".
Wright e Waters assinaram duas grandes músicas pelo Pink Floyd: uma obviamente é "Us And Them", do álbum seguinte, o sagrado "The Dark Side Of The Moon", a outra é "Stay". sétima faixa deste álbum em questão.
Para terminar, a psicodelia e o lisergismo correm soltos na última, "Absolutely Curtains", trazendo um teclado delirante adicionado de vozes de áborígenes (ou algo assim).
"Obscured By Clouds" seria lançado 13 dias depois nos Estados Unidos, no dia 15 de junho de 1972, onde seria até então, o álbum mais bem sucedido da banda naquele país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock


3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
O álbum do Pink Floyd que sempre deixou um gosto de arrependimento em David Gilmour
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Maluco encara furacão na Flórida ao som de Slayer
Em 11/04/1983: Metallica demitia Dave Mustaine e presenteava o mundo com o Megadeth


