A música épica do Dream Theater inspirada em tragédia familiar que marcou Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de abril de 2024
A banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater é conhecida, entre outros fatores, pelas suas canções complexas e longas. Uma dessas músicas é a icônica "A Change Of Seasons", que dá nome ao EP lançado em setembro de 1995 e tem nada menos que 23 minutos de duração.
Uma obra-prima de quase meia hora
"A Change Of Seasons" é uma música marcante, cheia de mudanças de andamentos, que figura entre as obras definitivas e fundamentais do Dream Theater. Ao longo de seus quase 25 minutos, a música mostra todo o talento de James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Derek Sherinian (teclado).
Mike Portnoy não apenas gravou a bateria de "A Change Of Seasons", como também é o responsável pela letra da canção. E o talentoso baterista se inspirou em uma tragédia para escrever as letras da épica música que é o tema desta nota.

A lição e o trágico acidente
"Minha mãe morreu em um trágico acidente de avião. Foi completamente repentino e inesperado. Como escrevi no post sobre meu professor Pat Lynch, tive uma experiência com 'carpe diem' [expressão que significa algo como ‘curta o momento’] que realmente me deu um presente que nunca poderei esquecer. Dei aquele último adeus à minha mãe e escrevi sobre isso em 'A Change Of Seasons'", relatou Portnoy, em uma entrevista transcrita e publicada pelo site Brave Words.
O último adeus
A mãe de Portnoy faleceu no dia 16 de novembro de 1984. Portnoy, que tinha apenas 17 anos quando sua mãe faleceu, ficou marcado pela expressão "Carpe Diem" e a tatuou em seu braço.
No dia 31 de dezembro de 2018, Portnoy postou um vídeo do seu canal do Youtube e deu mais detalhes sobre a última vez que viu sua mãe. O músico também explicou por qual razão tatuou a expressão "Carpe Diem" (nome de uma das partes de "A Change Of Seasons").
"16 de novembro de 1984 e eu estava no último ano do ensino médio. Um professor da turma [Pat Lynch, falecido em 2015] estava dando uma aula sobre ‘carpe diem’, sobre aproveitar o dia. Ele estava dizendo basicamente como a vida poderia mudar a qualquer momento.
O professor deu essa lição e disse: ‘Quando chegar em casa, esta noite, dê um abraço e um beijo na sua mãe e no seu pai, diga a eles que você o ama, porque nunca se sabe’.
Fui para casa naquela noite e estava me preparando para sair com meus amigos. Minha mãe estava se preparando para pegar um avião para Atlantic City e eu estava correndo para a porta, e então me lembrei da lição do ‘carpe diem’. Eu me virei, voltei para casa, dei um grande abraço e um beijo na minha mãe e disse a ela que a amava. Ela tipo foi para atrás e disse ‘Uau’ (...). E essa foi a última vez que a vi, porque ela morreu em um acidente de avião naquela noite, a caminho de Atlantic City’", relembrou o baterista e fundador do Dream Theater.
"Foi uma coisa muito pesada"
Em 2019, durante aparição no podcast Drinks With Johnny, apresentado por Johnny Christ (baixista do Avenged Sevenfold), Portnoy relembrou como a morte de sua mãe foi um golpe pesado.
"Foi completamente devastador e chocante. Eu tinha 17 anos e meu irmão e minha irmã eram alguns anos mais novos do que eu, então, foi devastador (...).
Por causa da lição de ‘Carpe Diem’ que recebi naquele dia, dei esse último adeus à minha mãe. Ela entrou no avião, que caiu bem na costa de Atlantic City e eu nunca mais a vi. Mas eu tive aquele momento.
Tatuei 'Carpe Diem' em meu braço e escrevi a música 'A Change of Seasons' com o Dream Theater, que contava toda essa história. Foi uma coisa muito pesada para um garoto de 17 anos se adaptar, sabe, perder sua mãe de forma tão inesperada.
Entre isso e todos os divórcios e outras coisas, minha mãe se casando novamente, meu pai se casando novamente, eu cresci muito rapidamente. Tive que aprender sobre a vida bem cedo", afirmou o baterista, segundo transcrição publicada pelo site Ultimate Guitar.
"A Change Of Seasons" é dividida em sete partes: "The Crimson Sunrise", "Innocence", "Carpe Diem", "The Darkest of Winters", "Another World", "The Inevitable Summer" e "The Crimson Sunset". A música originalmente seria uma das faixas de "Images And Words" (1992), mas foi lançada três anos depois.
Agora que você conhece a (triste) história por trás de "A Change Of Seasons", é hora de curtir essa obra-prima. Aperte o play e boa viagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"


"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
Dream Theater vai desacelerar antes de trabalhar em novo álbum, afirma Mike Portnoy
Mike Portnoy lamenta a morte de Rob Reiner, diretor de "This is Spinal Tap"
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
Queen: uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"


