O clássico do Metallica que pegou muita gente de surpresa, menos os músicos da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de fevereiro de 2024
O Metallica é um dos baluartes do Thrash Metal, estilo caracterizado por composições rápidas, pesadas e agressivas. Porém, há uma das músicas do citado quarteto que foge um pouco das características do Thrash. A obra em questão é a bela "Fade To Black", faixa de "Ride The Lightning", segundo disco de estúdio do Metallica, lançado em julho de 1984.
Sobre o que fala "Fade To Black"?
Primeira balada do Metallica, "Fade To Black" é uma canção bela e melancólica. A letra da música que fala sobre um tema muito pesado: o suicídio.
"É uma música sobre suicídio, e fomos muito criticados por isso, [como se] as crianças estivessem se matando por causa da música. Mas também recebemos centenas e centenas de cartas de crianças nos dizendo que se identificavam com a música e que ela as fazia se sentir melhor", declarou o vocalista/guitarrista James Hetfield, em matéria publicada no site da revista Guitar World.
James também falou sobre os episódios que o motivaram a escrever uma das composições mais tristes do Metallica.
"Essa música foi um grande passo para nós. Foi praticamente nossa primeira balada, por isso foi desafiadora e sabíamos que assustaria as pessoas. Bandas como Exodus e Slayer não fazem baladas, mas se colocaram nessa posição, o que é algo que nunca quisemos fazer; limitar-se para agradar o público é besteira.
Ao gravar essa música, aprendi como o violão acústico pode ser frustrante. Era possível ouvir cada rangido, então tive que ser cuidadoso. Escrevi a música na casa de um amigo em Nova Jersey. Na época, eu estava muito deprimido porque nosso equipamento tinha acabado de ser roubado e tínhamos sido expulsos da casa do nosso empresário por quebrar coisas e beber até secar o armário de bebidas dele."
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, também estava triste, o que contribuiu com o clima melancólico de "Fade To Black".
"Estávamos na Dinamarca há cinco ou seis meses e eu estava ficando com muita saudade de casa. Também estávamos tendo problemas com nossa gerência. Como era uma música sombria, e estávamos todos deprimidos, pensei em coisas muito deprimentes enquanto fazia o solo, e isso realmente ajudou", declarou Hammett.
A música que surpreendeu todo mundo, menos os integrantes do Metallica
Segundo o baterista Lars Ulrich, "Fade To Black" surpreendeu a todos, por ser uma música diferente do tipo de som que o Metallica executava naquela época.
"Todos pareciam ter sido pegos de surpresa pelo fato de termos feito isso. Surpreendemos a todos, menos a nós mesmos. É possível ouvir que a New Wave Of British Heavy Metal inspirou o primeiro disco. Mas, se voltarmos um pouco mais atrás, chegaremos a ‘Child In Time’, do Deep Purple, e ‘Beyond The Realms Of Death’, do Judas Priest, até mesmo ‘Stairway To Heaven’ - essas músicas grandes, taciturnas e épicas. Esse tipo de música sempre esteve em segundo plano para nós - sabíamos em nossos corações que era parte do som do Metallica, mas simplesmente não tínhamos a habilidade ou a delicadeza para tocá-la no ‘Kill 'Em All’. Quando Cliff e Kirk entraram na banda, sentimos que tínhamos a capacidade de seguir esse caminho", declarou Lars, durante entrevista concedida à Metal Hammer. Na mesma entrevista, Lars respondeu por qual razão algumas pessoas se assustaram com a música que é o tema desta nota.
"Provavelmente porque havia um grupo de pessoas que tinha uma visão diferente do que era o Metallica - que éramos muito mais uma entidade unidimensional. Muitas vezes sinto que há dois Metallicas. Há o Metallica que eu vivo e respiro todos os dias e há o Metallica sobre o qual eu leio. Geralmente são duas coisas contraditórias. As coisas sobre as quais as pessoas são pegas de surpresa são completamente normais em minha mente, mas talvez não façamos um trabalho bom o suficiente para explicá-las."
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Fade To Black", é hora de apertar o play e curtir esse grande som do Metallica!
Música: "Fade To Black"
Banda: Metallica
Álbum: "Ride The Lightning"
Data de lançamento: 27 de julho de 1984
Gravada por: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
Letra
Life, it seems, will fade away
Drifting further every day
Getting lost within myself
Nothing matters, no one else
I have lost the will to live
Simply nothing more to give
There is nothing more for me
Need the end to set me free
Things are not what they used to be
Missing one inside of me
Deathly lost, this can't be real
Cannot stand this hell I feel
Emptiness is filling me
To the point of agony
Growing darkness taking dawn
I was me, but now he's gone
No one but me can save myself
But it's too late
Now I can't think, think why I should
Even try
Yesterday seems as though it never existed
Death greets me warm
Now I will just say goodbye
Goodbye
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps