Kiss: a história da clássica "Black Diamond"
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 20 de fevereiro de 2016
"Black Diamond" é a faixa de encerramento do álbum de estreia do Kiss, lançado em 18 de fevereiro de 1974. De autoria do vocalista e guitarrista Paul Stanley, possui os vocais do baterista Peter Criss. A princípio Paul iria cantá-la, porém, por sugestão dos produtores, Peter assumiu o vocal principal e, com sua voz rouca e agressiva, colocou a música em outro nível.
A estrutura de "Black Diamond" é caracterizada pela introdução acústica, onde Paul Stanley canta os versos iniciais somente acompanhado por um violão. Após o grito de "Hit it!", toda a banda entra junto, com destaque para as viradas de bateria de Criss.
Um dos pontos principais de "Black Diamond" são os arranjos vocais, com os coros cantados por Paul, Gene Simmons e Ace Frehley encorpando as melodias e explodindo no refrão. Arrepiante!
Outro ponto interessante é o uso de guitarras gêmeas, recurso que o Kiss explorou bastante em seus primeiros anos ("Shout It Out Loud" e "Detroit Rock City" são os exemplos maiores da aplicação da técnica em canções da banda). As guitarras de Ace e Paul choram em dupla, em um dos momentos chaves da faixa.
Com uma sonoridade bastante intensa, "Black Diamond" não encerra apenas o primeiro álbum do Kiss. Durante muitos anos, na época em que Peter Criss fazia parte da banda (na primeira passagem do músico, entre 1973 e 1980), ela era usada também para fechar os shows do grupo, com a bateria levitando e o tradicional show de pirotecnia. Após a saída de Criss, seus dois substitutos - Eric Carr e Eric Singer - assumiram os vocais nas versões ao vivo.
As versões mais conhecidas de "Black Diamond" são a original, presente no disco de estreia, e a gravação ao vivo que está no duplo "Alive!" (1975). A banda também a regravou com uma orquestra para o álbum "Kiss Symphony: Alive IV" (2003).
Entre os covers para "Black Diamond", merece destaque a releitura feita pela banda norte-americana The Replacements e presente em seu terceiro disco, Let It Be (1984). Vale mencionar também a versão do Pearl Jam, com os vocais principais a cargo de Matt Cameron, executada em um show no Madison Square Garden em 25 de junho de 2008, que contou com a participação especial de Ace Frehley. Alguns artistas que regravaram "Black Diamond" foram o Bathory, Smashing Pumpkins, Taking Dawn e Black Diamond Brigade, entre outros.
Certamente uma das melhores canções da história do Kiss, "Black Diamond" tem lugar cativo não só na memória dos fãs, mas, sobretudo, como uma das grandes músicas da carreira da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
Como a juventude foi do punk ao conservadorismo? Youtuber explica
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"


O clássico do Kiss que foi inspirado na trágica morte de um fã
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
A música pedida pela gravadora que virou o hino definitivo do Kiss
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
A gambiarra que Scott Ian fez para comprar o seu primeiro disco do Kiss
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


