Led Zeppelin: O equipamento de Jimmy Page no primeiro álbum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Góes, Fonte: Oficina Das Cordas Bohemian
Enviar correções  |  Comentários  | 

Dos bombásticos powerchords da abertura de "Good Times Bad Times" até o último ecoar de pratos de "How Many More Times", "Led Zeppelin" - o álbum, se firmou na história do Rock'n'roll, embora tenha sido gravado em 9 dias e com equipamento modesto. O álbum inteiro foi gravado apenas com uma Fender Telecaster (presente de Jeff Beck), um amp valvulado Supro, um violão Gibson J-200 (que Page pegou emprestado de um companheiro de gravações) e uma steel guitar Fender.

139 acessosRobert Plant: no "Vozes Extraordinárias" do Marcio Guerra Canto5000 acessosAgressividade: 21 caras que fizeram a história do rock pesado

As guitarras que foram a escolha de Page

GIBSON LES PAUL STANDARD

Imagine Jimmy Page e você provavelmente o visualizará tocando com a Les Paul Nº1. Comprada de Joe Walsh, do Eagles, em 1969, a Nº1 apareceu pela primeira vez em um registro de estúdio no disco Led Zeppelin II e logo se tornou a primeira escolha de Jimmy para shows - até o Renunion Show 2007 na arena O2.

Leve para casa: Gibson Les Paul Tradicional £1,799

FENDER 'DRAGON' TELECASTER

Essa Tele forneceu grande parte dos timbres na estreia do LED e também foi utilizada para gravar o solo de guitarra cortante de "Starirway to Heaven". Page herdou a Tele 1959 blonde de JEFF BECK quando ele se juntou ao YARDBIRDS em 1966, mas deixou sua marca na guitarra tirando a pintura original e pintando um dragão no corpo.

Leve para casa: Fender Road Worn '50sTelecaster £ 1,126

DANELECTRO 59DC

A Dano preta era a guitarra de afinações abertas de Jimmy, tocada em D-A-D-G-A-D para "White Summer" e "Kashmir" e em A aberto para o slide de "In My Time of Dying". Também é a guitarra que Page usa para 'petrificar' Jack White e The Edge com uma versão de "Kashmir" no documentário "It Might Get Loud" de 2008.

Leve para casa: Danelectro DC59M NOS £499

GIBSON EDS-1275 DOUBLE NECK

Ainda que as partes de 12 cordas de "Stairway to Heaven" tenham sido gravadas com uma Fender Electric XII, Page precisava achar um jeito de tocar tanto as partes de seis quanto de doze cordas ao vivo e a solução foi a EDS-1275. "The Songs Ramains The Same", "The Raing Song" e "Ceelebration Day" receberam o mesmo tratamento ao vivo com a double-neck.

Leve para casa: Epiphone G-1275 Custom £769

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Robert PlantRobert Plant
Parem de viver no passado, existe muita coisa boa nova

139 acessosRobert Plant: no "Vozes Extraordinárias" do Marcio Guerra Canto2373 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Roubávamos gasolina e leite para sobreviver!"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Robert Plant, do Led Zeppelin, muito antes da fama

Led ZeppelinLed Zeppelin
Bonham eleito o melhor batera de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"


Hard & HeavyHard & Heavy
21 pessoas que fizeram a história do rock pesado

MetalMetal
Por que os metalheads vivem presos no passado?

Idade fatídicaIdade fatídica
Dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade

5000 acessosMetal: As bandas mais expressivas surgidas nos últimos 15 anos5000 acessosManowar: você acha as fotos da década de 80 ridículas?5000 acessosKing Diamond: o "Rei Satânico"5000 acessosNirvana: Músicos consagrados falam do legado da banda5000 acessosEchoes: banda brasileira faz outro clipe bizarro5000 acessosMetallica: Lars Ulrich luta contra zumbidos no ouvido

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de janeiro de 2016


Sobre Ricardo Góes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online