Iron Maiden: conheça a cerveja que é predecessora da The Trooper
Por Bruno Prado
Fonte: Ninkasi
Postado em 16 de janeiro de 2015
Se você acha que a 1ª cerveja do IRON MAIDEN é a The Trooper não deixe de ler esta matéria.
Todo fã de IRON MAIDEN que se preze já conhece (ou deveria conhecer) a famosa The Trooper, a cerveja que foi criada em maio de 2013 pela empresa Robinson’s para homenagear o IRON MAIDEN e que tem status de cerveja oficial da banda. Mas o que poucos sabem é que antes da Trooper chegar aos bares e pubs ingleses outra cerveja inspirada no IRON MAIDEN já estava em produção do outro lado do Atlântico, a Maiden The Shade.
Maiden The Shade é uma cerveja tipo IPA (India Pale Ale) de cor avermelhada e escura que tem 6.8% de álcool contra 4.7% da Trooper, que é uma "British Ale".
Segundo especialistas ela possui uma combinação poderosa de lúpulos e flocos de cevada em sua fórmula, o que a deixa saborosa e mais suave apesar da alta fermentação de uma IPA. (Nota do autor: considero isso uma frescura e eu mesmo me importo apenas com o sabor, mas acho relevante citar em respeito a opiniões alheias)
História
Criada pela empresa norte-americana Ninkasi em 2009 e apresentada oficialmente num festival local chamado Oregon Country Fair, a Maiden The Shade foi concebida originalmente para ser uma cerveja sazonal "summer style", ou seja, produzida apenas durante o verão americano.
A cerveja logo ganhou fama em sua região por causa do polêmico rótulo no qual uma jovem nua descansava na sombra (por isso o nome "shade") de uma árvore. Aparentemente esse rótulo não agradou o público conservador americano e as partes "desnudas" foram cobertas nas versões posteriores.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Além da donzela nua o rótulo original tinha outras duas referências ao Maiden: a fonte das letras e a própria versão de Eddie no tronco da árvore. Esse rótulo - explica o site oficial da empresa - foi criado por Annabelle Garcia, filha do músico Jerry Garcia. Tal como os donos da Ninkasi, Annabelle é uma das muitas fãs do IRON MAIDEN nos EUA e apoiou essa homenagem à banda.
A cervejaria
Ninkasi é a deusa sumeriana da fermentação e, por consequência, da cerveja. Esse foi o nome escolhido por Nikos Ridge e Jamie Floyd - dois empreendedores de Springfield, Oregon, EUA - para baptizar sua cervejaria.
Além da Maiden The Shade a Ninkasi produz outras duas cervejas relacionadas a bandas de rock: a Sleigh'r e a Helles Belles.
A Sleigh'r é uma cerveja sazonal escura tipo ALE feita pro inverno. Também foi criada em 2009 para homenagear o SLAYER e tem 7,2% de álcool (uma bela "porrada" tal como o som da banda). Seu nome é um trocadilho com as pronúncias de Sleigh (trenó) e Slayer (Matador/Assassino)
A Helles Belles é uma cerveja do tipo Helles alemã "made for those about to rock". Foi criada em 2011 para homenagear o AC/DC e possui "apenas" 5,1% de graduação alcoólica. O nome é inspirado na música Hells Bells.
Ambas Helles Belles e Sleigh'r permanecem com o rótulo original sem alterações desde sua criação e com as mesmas fontes de letra usadas pelas bandas. Mas o rótulo da Maiden The Shade teve de ser alterado duas vezes. Na primeira - como mencionado acima - devido ao "erotismo" da donzela nua, e na segunda para retirar a fonte da letra em referência ao IRON MAIDEN e evitar processos em solo americano.
Curiosidades
Em 2010 a cervejaria escocesa Harviestoun criou uma cerveja com 6,66% de teor alcoólico e a batizou de The Number of The Beast. Assim como a Trooper ela era uma ALE "loira", mas não tinha qualquer relação com o IRON MAIDEN até então.
No mesmo ano, para comemorar a passagem da banda pelo festival Sonisphere foi criada a edição especial limitada de 13.200 garrafas chamada de "Metal Edition" apenas vendida durante os dias de show, e neste período a cervejaria passou a homenagear abertamente o IRON MAIDEN. Atualmente a Number Of The Beast não é mais produzida.
A respeito da Robinson’s, ela é uma empresa centenária especializada em cervejas tipo ALE. A mais famosa delas, chamada "Old Tom", ganhou o World Beer Awards como a melhor cerveja do mundo nesta classificação em 2009.
Outra curiosidade sobre a Robinson’s é que ela também faz (entre outras coisas) o Brazilian, um chopp sazonal em homenagem ao Brasil. Segundo a Robinson’s, o chopp Brazilian recebe a classificação de "Refreshing Blonde ALE" (ou "Loira refrescante tipo ALE" em tradução livre) e é produzido apenas em maio e junho.
Referências
Abaixo estão os links destas três cervejarias para quem quiser aprender mais sobre o tema (em inglês):
http://www.ninkasibrewing.com
http://www.harviestoun.com
http://www.robinsonsbrewery.com
Na próxima matéria continuarei abordando o tema etílico ao falar do Eddie’s Evil Brew, o vinho do IRON MAIDEN.
Iron Maiden - A cerveja Trooper da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Elvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock
Confira os quatro segredos da cerveja do Iron Maiden
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, aceitou prêmio com garrafa de cerveja na mão
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Por que Bruce Dickinson fez boa parte do primeiro show com Iron Maiden de olhos fechados
Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
